Descrição de chapéu cinema
Cinema

MIS recebe mostra de cinema gratuita sobre Holocausto em São Paulo

'Uma vida - A história de Nicholas Winton' faz parte da programação

São Paulo

Está em cartaz no Museu da Imagem e do Som a exposição "A tragédia do Holocausto: a vida de Julio Gartner". Paralelamente, o MIS dá início nesta terça-feira (9) à Mostra Holocausto no Cinema, que fica em cartaz até o dia 28 de abril.

A curadoria de André Sturm, diretor-geral do museu e cineasta, inclui 19 títulos entre documentários e ficções. Todos os ingressos para as sessões são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria física do museu.

Cena do filme "Uma Vida: A História de Nicholas Winton"
Cena do filme "Uma Vida: A História de Nicholas Winton" - Divulgação

A abertura da mostra acontece com a exibição de "Uma vida - A história de Nicholas Winton", lançado em março nos cinemas brasileiros. A produção, protagonizada por Anthony Hopkins, conta a história do britânico que salvou mais de 600 crianças, em sua maioria judias, levando-as de Praga para Londres às vésperas da Segunda Guerra Mundial.

Filmes como "Adeus, meninos", do diretor francês Louis Malle, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, e o documentário "Noite e neblina", do também francês Alain Resnais, fazem parte da mostra.

A seleção também inclui seis filmes inéditos no Brasil, como os documentário "Histórias de Muranow", de Chen Shelach, "Sabotagem", de Noa Aharoni.

No dia 18 de abril, após a exibição de "Sobrevivi ao Holocausto", dirigido por Marcio Pitliuk e Caio Cobra, o público pode participar de um bate-papo com os diretores e produtores do filme.

Outra edição de debate que integra a programação da mostra acontece no dia 20 de abril, depois da sessão do filme brasileiro inédito "Mulheres em Auschwitz – Escritas de resistência". A sessão conta com a presença das diretoras Regina Miranda e Patrícia Niedermeier, e do produtor Cavi Borges, que participarão de uma conversa com a plateia.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais