Orgulho LGBTQIA+: veja filmes, séries e documentários disponíveis no streaming

Produções abordam a diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero

São Paulo

Durante o mês de junho é celebrado o orgulho LGBTQIA+. Quem quiser assistir a produções culturais que abordam essas temáticas, encontra nas plataformas de streaming uma variedade de filmes, séries, documentários e reality shows que abordam a diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero.

Cena do filme "Pedágio", de Carolina Markowicz - Divulgação

Companheiros de Viagem
Baseado no romance de Thomas Mallon, o filme conta a história de um romance clandestino de dois homens muito diferentes que se conheceram na era McCarthy, em Washington, na década de 1950. Hawkins Fuller evita envolvimentos emocionais, até que conhece Tim Laughlin, um jovem cheio de idealismo e fé religiosa.
Fellow Travelers. EUA, 2023. Criação: Ron Nyswaner. Com: Matt Bomer, Jonathan Bailey e Jelani Alladin. 14 anos. Na Paramount+


Crush: O amor colorido
Uma jovem artista é forçada a se juntar à equipe de atletismo de sua escola, e usa isso como uma chance de ficar próxima da garota por quem está apaixonada.
Crush. EUA, 2022. Dir. Sammi Cohen. Com: Rowan Blanchard, Auli'i CravalhoI e sabella Ferreira. 14 anos. No Star+


Da Ponte Pra Lá
A série acompanha uma jovem humilde que investiga a morte de um amigo trans e descobre fissuras e pontes inesperadas entre a elite e a periferia de São Paulo. A produção tem uma temporada disponível na Max, mas sua continuação foi cancelada.
Brasil, 2024. Dir.: Rodrigo Monte, Giovanni Bianco, Luh Maza e Tatiana de Lamare. Com: Gabz, Victor Liam e João Guilherme.16 anos. Na Max


Great Freedom
Na Alemanha do pós-guerra, Hans é repetidamente encarcerado por ser homossexual. A única relação estável na sua vida torna-se o seu companheiro de cela, Viktor. O que começa com a repulsa transforma-se em amor.
Große Freiheit. Alemanha, 2021. Dir.: Sebastian Meise. Com: Franz Rogowski, Georg Friedrich e Anton von Lucke. 16 anos. Na Mubi


Mundo Estranho
A animação que estreou nos cinemas de São Paulo em 2023 está no catálogo do Disney+ e se trata de uma aventura por terras desconhecidas em outro planeta. A trama traz uma família de aventureiros que precisa resolver suas diferenças para concluir uma missão.
EUA, 2022. Dir.: Don Hall. Livre. No Disney+

Cena do filme Mundo Estranho - Disney

Nunca Fui santa
Chega ao catálogo da Mubi em 28 de junho o filme que conta a história da jovem Megan. A estudante adora ser animadora de torcida e namora um jogador de futebol. Sua vida suburbana sofre uma reviravolta quando sua família suspeita de que ela pode ser lésbica. Eles decidem mandá-la para uma escola de reorientação sexual, onde a jovem questiona sua sexualidade pela primeira vez.
But I'm a Cheerleader. EUA, 1999. Dir.: Jamie Babbit. Com: Natasha Lyonne, Clea DuVall, Bud Cort e RuPaul. 14 anos. Na Mubi


Os Pais
O documentário reúne depoimentos sobre paternidade, fraternidade e masculinidade de cinco pais de crianças trans. Eles se juntam a Dennis Shepard, pai de Matthew Shepard, assassinado por ser gay, em uma pescaria na zona rural de Oklahoma. Ao longo do fim de semana, eles encontram uma semelhança em meio às diferenças: seu amor incondicional pelos filhos e filhas.
EUA, 2023. Dir.: Luchina Fisher. 12 anos. Na Netflix


Paris is Burning
O documentário acompanha a cena de bailes de drag no bairro Harlem, em Nova York, em que pessoas afro e latino-americanas competem em disputas acirradas por troféus. O filme entrevista voguers, drag queens e mulheres trans que revelam as regras e tradições da cena.
EUA, 1990. Dir.: Jennie Livingston. 16 anos. Na Mubi


Pedágio
Depois de ser exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e de ser lançado nos cinemas da capital paulista, o longa entrou no catálogo do Globoplay. A trama conta a história de Suellen, uma cobradora de pedágio que percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Ela pretende usar esse dinheiro para financiar a participação de seu filho em um curso de cura gay ministrado por um famoso pastor estrangeiro. Venceu quatro das cinco categorias a que foi indicado no Festival do Rio.
Brasil, 2023. Dir.: Carolina Markowicz. Com: Maeve Jinkings, Thomas Aquino e Kauan Alvarenga. 14 anos. No Globoplay


Religare Queer
A série documental aborda diferentes entendimentos e manifestações da fé por mulheres que integram a comunidade LGBTQIAP+. Ao longo dos cinco episódios, mulheres contam sobre suas relações com o próprio corpo, a descoberta da sexualidade, o apoio ou a rejeição de familiares e suas comunidades religiosas. Os episódios serão exibidos aos domingos no canal GNT e podem ser assistidos no Globoplay.
Brasil, 2024. Dir.: Claudia Priscilla. 14 anos. No Globoplay


Sem Coração
Depois de participar do Festival de Veneza, da Mostra de Cinema de São Paulo e de estrear nos cinemas da capital, o longa nacional integra o catálogo da Netflix. Na trama, Tamara aproveita suas últimas semanas na vila onde mora, quando ouve falar de uma adolescente apelidada de "sem coração". A jovem passa a sentir atração por essa menina misteriosa.
Brasil, 2023. Direção: Nara Normande e Tião. Com: Eduarda Samara, Maya de Vicq e Alaylson Emanuel. 16 anos. Na Netflix


Three Months
O filme segue a vida de Caleb, um adolescente do sul da Flórida. Na véspera de sua formatura no ensino médio, tudo muda quando ele é exposto ao HIV. Ao esperar três meses por seus resultados, ele encontra o amor nos lugares mais improváveis.
EUA, 2022. Dir.: Jared Frieder. Com: Troye Sivan, Viveik Kalra e Brianne Tju. 14 anos. Na Paramount+


Vidas que Transcendem
A série documental será exibida no canal Off a partir da próxima quinta-feira (6) às 21h30 e pode ser assistido no Globoplay. Cada um dos cinco episódios conta experiências, mudanças e vivências de pessoas trans, travestis e não binárias durante as práticas de bem-estar e esportes ao ar livre.
Brasil, 2024. Dir.: Luz Barbosa e Juliana Vicente. Livre. No Globoplay


We’re Here
O reality show segue três populares drag queens enquanto elas recrutam residentes de uma pequena cidade para uma performance de drag única. As três temporadas da série estão disponíveis na Max.
EUA, 2020. Dir.: Peter LoGreco. 16 anos. Na Max


Young Royals
O Príncipe Wilhelm entra em um colégio interno onde finalmente tem a chance de explorar sua verdadeira personalidade. Lá, ele conhece Simon e começa a sonhar com um futuro de liberdade e amor, longe das obrigações da realeza. No entanto, ele acaba se tornando o próximo sucessor do trono e esse dilema ganha cada vez mais peso.
Suécia, 2021. Dir.: Julia Lindström, Jerry Carlsson e Linnéa Roxeheim. Com: Edvin Ryding, Omar Rudberg, Malte Gårdinger. 16 anos. Na Netflix

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais