Indicados ao Oscar de melhor filme, 'Pantera Negra' e 'Roma' ganham sessões no cinema

Todos os oito filmes que concorrem à estatueta estão em cartaz em salas de SP; confira

São Paulo

Para a alegria dos cinéfilos que estão correndo contra o relógio para maratonar todas as produções indicadas ao Oscar, dois concorrentes à estatueta de melhor filme estão de volta aos cinemas de São Paulo, a duas semanas da cerimônia.

Um ano após estrear no circuito comercial da cidade (o filme foi lançado em 15/2/2018), "Pantera Negra" ganha sessões no Playarte Bristol a partir desta quinta (7).

Além de aparecer na categoria de melhor filme, a trama baseada nos quadrinhos da Marvel também está indicada a outros seis Oscars: trilha sonora, canção original (“All the Stars”), figurino, direção de arte, edição de som e mixagem de som.

Já o recordista de nomeações deste ano, "Roma", integra a programação especial da Cinemateca, que projeta o longa de Alfonso Cuarón todas as sextas, às 20h, entre os dias 8/2 e 8/3. Os ingressos já estão sendo vendidos e custam R$ 10.

O longa mexicano acumula dez indicações: melhor filme, filme estrangeiro, direção, atriz, atriz coadjuvante, roteiro original, fotografia, direção de arte, edição de som e mixagem de som.

Eles se juntam aos outros seis títulos da corrida de melhor filme que já estavam em cartaz na cidade: "Bohemian Rhapsody", "A Favorita", "Green Book - O Guia", "Infiltrado na Klan", "Nasce uma Estrela" e "Vice".

Confira abaixo as sinopses dos longas e salas e horários de exibição. A cerimônia de entrega do Oscar acontece em 24/2.

 

Bohemian Rhapsody
Idem. Reino Unido/EUA, 2018. Direção: Bryan Singer. Com: Rami Malek, Lucy Boynton e Ben Hardy. 132 min. 14 anos.
Embalado por sucessos do Queen, o filme biográfico conta a história da banda de rock britânica e de seu vocalista, Freddie Mercury (1946-1991). A trama aborda temas como a sexualidade do cantor e as brigas internas e cobre um período de cerca de 20 anos. Indicado a cinco Oscars: melhor filme, ator (Malek), montagem, edição de som e mixagem de som.
Salas e horários


A Favorita
The Favourite. Irlanda/Reino Unido/EUA, 2018. Direção: Yorgos Lanthimos. Com: Olivia Colman, Emma Stone e Rachel Weisz. 120 min. 14 anos.
Na Inglaterra do século 18, quando o país estava em guerra com a França, duas jovens ambiciosas disputam a atenção da frágil e insegura rainha, em uma busca por controle e influência. Indicado a dez Oscars: melhor filme, direção, roteiro original, atriz (Colman), atriz coadjuvante (Stone e Weisz), direção de arte, figurino, fotografia e montagem.
​Salas e horários


Green Book - O Guia
Green Book. EUA, 2018. Direção: Peter Farrelly. Com: Viggo Mortensen, Mahershala Ali e Linda Cardellini. 130 min. 12 anos.
Inspirado em fatos reais, o longa debate preconceito ao acompanhar a relação de um pianista negro e seu motorista ítalo-americano, durante uma turnê pelo sul dos Estados Unidos nos anos 1960. Indicado a cinco Oscars: melhor filme, ator (Mortensen), ator coadjuvante (Ali), roteiro original e montagem.
​Salas e horários


Infiltrado na Klan
Blackkklansman. EUA, 2018. Direção: Spike Lee. Com: John David Washington, Adam Driver e Laura Harrier. 135 min. 14 anos.
Na trama, baseada em fatos reais, um policial negro nos Estados Unidos dos anos 1970 consegue se infiltrar na Ku Klux Klan. Com a ajuda de um colega judeu, tenta descobrir os planos da organização racista. Do mesmo diretor de “Faça a Coisa Certa” (1989). Indicado a seis Oscars: melhor filme, direção, roteiro adaptado, ator coadjuvante (Driver), trilha sonora e montagem.
Salas e horários


Nasce uma Estrela
A Star Is Born. EUA, 2018. Direção: Bradley Cooper. Com: Lady Gaga, Bradley Cooper, Sam Elliott e D.J. ‘Shangela’ Pierce. 136 min. 16 anos.
Terceiro remake do filme homônimo de 1937, mostra uma aspirante a cantora que se apresenta em um bar à noite, até que, em um de seus shows, conhece uma estrela do country rock por quem se apaixona. Enquanto ela vê sua carreira musical decolar, ele cai em decadência e passa a depender cada vez mais do álcool. Indicado a oito Oscars: melhor filme, ator (Cooper), atriz (Gaga), ator coadjuvante (Elliott), roteiro adaptado, fotografia, mixagem de som e canção original (“Shallow”).
Salas e horários


Pantera Negra
Black Panther. EUA, 2018. Direção: Ryan Coogler. Com: Chadwick Boseman, Michael B. Jordan e Lupita Nyong’o. 134 min. 14 anos.
Baseado na série de quadrinhos da Marvel, o filme mostra a ascensão ao trono de T’Challa, que assume o governo de uma nação africana tecnologicamente desenvolvida após a morte de seu pai, rei de Wakanda. Indicado a sete Oscars: melhor filme, trilha sonora, canção original (“All the Stars”), figurino, direção de arte, edição de som e mixagem de som.
Salas e horários


Roma
Idem. México/EUA, 2018. Direção: Alfonso Cuarón. Com: Yalitza Aparicio, Marina de Tavira e Diego Cortina Autrey. 135 min.
A trama acompanha, durante um ano, uma família mexicana da década de 1970, passeando por momentos históricos do México. Indicado a dez Oscars: melhor filme, filme estrangeiro, direção, atriz (Aparicio), atriz coadjuvante (de Tavira), roteiro original, fotografia, direção de arte, edição de som e mixagem de som.
Salas e horários


Vice
Idem. EUA, 2018. Direção: Adam McKay. Com: Christian Bale, Amy Adams e Sam Rockwell. 132 min. 14 anos.
Com pitadas de humor, o longa narra a trajetória do americano Dick Cheney até a vice-presidência dos Estados Unidos, nos anos 
Bush (2001-2009). Do mesmo diretor de “A Grande Aposta” (2015). Indicado a oito Oscars: melhor filme, direção, roteiro original, ator (Bale), atriz coadjuvante (Adams), ator coadjuvante (Rockwell), montagem e maquiagem e cabelo.
Salas e horários

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais