Descrição de chapéu quadrinhos
Cinema

Saiba quais filmes da Marvel assistir e relembre fatos importantes para 'Vingadores: Ultimato'

Quem não viu todos os 21 filmes do universo da Marvel de heróis não precisa se preocupar

São Paulo

Após bater recordes na pré-venda brasileira, “Vingadores: Ultimato” entra em sua primeira semana de exibição envolto em expectativas.

Último capítulo da saga conjunta dos seis personagens que originaram o Universo Cinematográfico Marvel (Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro), o filme tem a missão de dar um rumo para o sexteto, colocar um fim em Thanos e, principalmente, passar o bastão para novos heróis, como Capitã Marvel e Homem-Formiga.

Com enredo guardado sob sigilo absoluto, qualquer informação pode se transformar em spoiler. Mas o importante é lembrar que, neste longa, a equipe da Marvel precisa reverter o massacre ocorrido em “Vingadores: Guerra Infinita” (2018).

Além de ter assistido ao último filme da equipe heroica, algumas cenas de filmes anteriores da Marvel também são importantes antes de entrar na sessão de "Ultimato".

Mas calma, não é necessário ver —ou rever— os 21 longas que compõem o universo compartilhado. Apesar de todos terem sua importância na construção dos personagens, nem sempre há relação direta com o que acontece na nova trama.

Pensando nisso, o Guia preparou uma retrospectiva com os principais eventos da Marvel que influenciam de maneira significativa o capítulo final dos Vingadores. Confira a seguir e cuidado com os spoilers, caso queira assistir a algum dos filmes abaixo.

Salas e horários
Leia a crítica

Capitã Marvel (2019)
Ainda nos cinemas, o primeiro filme solo de uma heroína do Universo Cinematográfico Marvel se passa nos anos 1990 e apresenta ao público Carol Danvers, ex-piloto americana que ganha poderes de uma raça alienígena. Em uma de suas missões, ela vai parar na Terra, onde conhece um jovem Nick Fury. É depois do encontro que ele tem a ideia de fundar a iniciativa Vingadores, para combater ameaças superpoderosas.

Vingadores: Guerra Infinita (2018)
No longa que antecede cronologicamente os acontecimentos de "Ultimato", os Vingadores originais já haviam se unido a heróis novatos, como Homem-Aranha e Pantera Negra, para tentar impedir que o vilão Thanos encontrasse as joias do infinito. Sem sucesso, testemunharam o extermínio da metade da população de todo o universo —incluindo super-heróis da equipe. Após conseguir o que queria, Thanos se refugiou em um planeta desconhecido, deixando Homem de Ferro à deriva no espaço. Além disso, Gamorra, Loki e Visão foram mortos pessoalmente pelo fortão roxo.

Homem-Formiga e a Vespa (2018)
No segundo longa do herói que pode crescer e diminuir, Scott Lang —o Homem-Formiga— viaja ao reino quântico utilizando uma máquina do cientista Hank Pym. Para sair de lá, ele precisa que sua parceira, a Vespa, acione alguns botões. Mas a trama corre em paralelo aos acontecimentos de "Guerra Infinita" e, quando Thanos extermina parte da população universal, o Homem-Formiga fica preso no reino quântico, sem ninguém para trazê-lo de volta.

Thor: Ragnarok (2017)
No último capítulo da trilogia "Thor", o herói nórdico conhece Valquíria, uma guerreira da terra mística de Asgard que eventualmente ajuda Hulk, perdido no espaço, a voltar para a Terra. Enquanto enfrenta a vilã do filme, Thor perde seu icônico martelo e precisa improvisar com outras armas.

Capitão América: Guerra Civil (2016)
Líderes da equipe Vingadores, Homem de Ferro e Capitão América protagonizaram uma briga homérica no longa —o primeiro defendia que os heróis deveriam ter um registro junto ao governo, ideia à qual o queridinho dos Estados Unidos era contra. Depois de colocarem os membros da equipe em posições opostas, a dupla não se encontrou mais. O filme marca a estreia do Homem-Aranha no time heroico e também foi a última aparição do Gavião Arqueiro no universo.

​Doutor Estranho (2016)
O ex-cirurgião fez sua estreia no universo da Marvel com um filme solo, que narrou suas origens. Quando ganha seus poderes, ele se torna responsável por cuidar de uma das joias do infinito roubadas, mais tarde, por Thanos.​

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais