Descrição de chapéu Cinema
Cinema

Filme com ator de 'Game of Thrones' e documentário sobre MeToo são destaques do primeiro dia da Mostra

Confira 15 dicas para esta quinta-feira (17)

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2019 começa nesta quinta (17), com 327 filmes na programação. Só neste primeiro dia, serão 82 sessões.

O ator Nikolaj Coster-Waldau, em cena de 'O Turista Suicida' (2019), de Jonas Alexander Arnby
O ator Nikolaj Coster-Waldau, em cena de 'O Turista Suicida' (2019), de Jonas Alexander Arnby - Divulgação

Entre os destaques de hoje, está "O Turista Suicida", dirigido por Jonas Alexander Arnby e com Nikolaj Coster-Waldau no papel principal. Aqui, o Jaime de 'Game of Thrones' deixa as terras de Westeros para interpretar um detetive aposentado em uma última investigação. As pistas o levam até um local secreto, especializado em elaborados suicídios assistidos. 

Outra dica é "Isso Muda Tudo", documentário de Tom Donahue sobre a desigualdade de gênero em Hollywood. A produção tem relatos de grandes estrelas, como Meryl Streep, Natalie Portman, Cate Blanchett e Jessica Chastain.

O Turista Suicida
Uma investigação leva um detetive aposentado para um misterioso hotel —fachada para um negócio clandestino especializado em suicídios assistidos.
Dias 17, às 13h30 (Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5)

Mr. Jimmy
Documentário sobre um vendedor japonês que, por 35 anos, se transformou em Mr. Jimmy, cover do guitarrista do Led Zeppelin, recriando os concertos da banda. Quando o verdadeiro Jimmy Page assiste a uma de suas apresentações, tudo muda.
Dia 17, às 14h (Espaço Itaú de Cinema - Augusta 4)

Impunidade Zero
Documentário mescla filmagem e animação ao mostrar relatos de vítimas e testemunhas de violência sexual e tortura durante conflitos armados em várias partes do mundo.
Dia 17, às 16h50 (MIS)

Marghe e Sua Mãe
O novo filme de um dos diretores queridinhos da Mostra, o iraniano Mohsen Makmalbaf. O longa conta a história de uma mãe solteira que, ao ser despejada de seu apartamento, tem de deixar a filha de seis anos sob os cuidados de sua vizinha idosa para procurar um novo emprego. 
Dia 17, às 17h40 (Reserva Cultural 1)

Honeyland
O cotidiano da última apicultora nômade da região da Macedônia é o tema deste documentário. As dificuldades e a beleza de sua profissão são apresentadas enquanto ela tem que lidar com a chegada de uma família itinerante turca. Representante da Macedônia do Norte por uma vaga ao Oscar de filme internacional.
Dia 17, às 18h10 (Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2)

Family Romance, LTDA
Híbrido entre ficção e documentário, o filme acompanha o cotidiano do fundador da empresa japonesa real Family Romance, que aluga famílias —ou pessoas contratadas para interpretar pais, filhos, avôs e namorados.
Dia 17, às 18h15 (Espaço Itaú de Cinema - Augusta 1)

Isso Muda Tudo
Neste documentário, o diretor colhe relatos de produtoras e atrizes famosas sobre suas experiências com machismo e desigualdade de gênero em Hollywood. Com depoimentos de Meryl Streep, Natalie Portman e Cate Blanchett.
Dia 17, às 19h30 (Cinesala)

Macabro
Do diretor de “Curumim” (40ª Mostra), reconta a investigação e a ação do Bope no caso dos irmãos necrófilos que aterrorizaram a população da região serrana do Rio de Janeiro nos anos 1990.
Dia 17, às 19h30 (Petra Belas Artes 1)

A Grande Muralha Verde
Produzido por Fernando Meirelles, o documentário esmiúça o plano de 11 nações africanas de plantarem uma faixa de 8.000 quilômetros de vegetação ao longo do Sahel— área semiárida logo abaixo do Saara.
Dia 17, às 20h (Cinesesc)

System Crasher
Premiado no Festival de Berlim, acompanha uma menina sob a tutela do Estado que quebra todas as regras para retornar à guarda de sua mãe biológica.
Dia 17, às 20h45 (Cinemateca - BNDES)

O Relatório
Adam Driver e Jon Hamm atuam nesta dramatização de eventos reais. O longa mostra a elaboração de relatório sobre tortura empregada pela inteligência americana: o crime teria sido usado como tática da guerra ao terror.
Dia 17, às 21h30 (Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 3)

Cavalos Roubados
Ao reencontrar uma amizade antiga, um homem tem de lidar com as memórias de seu pai, que o abandonou 30 anos antes para fugir com a mulher por quem ele próprio era interessado na época. Representante da Noruega para a categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar.
Dia 17, às 21h30 (Cinesala)

Lara
No mesmo dia de seu aniversário de 60 anos, acontece um importante concerto de piano de seu filho —com quem ela não tem uma boa relação. Ela, então, compra todos os ingressos disponíveis e sai para distribuí-los a pessoas importantes de sua vida. Da diretora de 'Oh Boy' (2012).
Dia 17, às 21h40 (Reserva Cultural 1)

Papicha
Uma estudante universitária resiste ao conservadorismo de uma Argélia sob guerra civil ao planejar um desfile de moda. Representante argelino ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Dia 17, às 21h45 (Petra Belas Artes 1)

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais