Descrição de chapéu Filmes
Cinema

Tradicional sala de São Paulo, Cinearte, no Conjunto Nacional, encerra atividades

Cinema de rua estava sem patrocinador desde fim do vínculo com Petrobras, em 2019

São Paulo

Nesta quarta-feira (19), a exibição de "Parasita", às 21h30, na sala 1 do Cinearte, marca a última sessão de cinema de um dos cinemas mais tradicionais do circuito.

Com duas salas, o cinema estava sem patrocinador desde que a Petrobras não renovou o contrato no início de 2019, por orientação do governo Bolsonaro.

Localizado no interior do Conjunto Nacional, um dos endereços mais nobres da cidade, o cinema de rua foi inaugurado em 1963, na época, com o nome Cine Rio. Fechou pela primeira vez em 1978. Quatro anos mais tarde, voltou já com o nome Cine Arte 1, dirigido por Dante Ancona Lopez. Em 1998, Adhemar Oliveira, que também administra os cinemas da rede Espaço Itaú, passou a conduzir o cinema, que já se chamava Cinearte. Nestes 22 anos, teve patrocínio no nome em três ocasiões: Cine Bombril, Cine Livraria Cultura e, até março de 2019, Cinearte Petrobras.

Interior da sala 1 do Cinearte, no Conjunto Nacional
Interior da sala 1 do Cinearte, no Conjunto Nacional - Divulgação

A sala 1, com 300 lugares, e a 2, com 100 lugares, serão desativadas hoje, assim como o Café Scada, que funciona no hall do subsolo, ao lado da entrada da sala principal —outras unidades do café continuam em atividade ao lado dos cinemas Espaço Itaú - Pompeia e Espaço Itaú - Frei Caneca. No encerramento da programação, além de "Parasita", longa sul-coreano vencedor do Oscar de melhor filme, a sala 2 exibe "Jojo Rabbit", às 18h30, e "Judy", às 20h30.

Outro cinema de rua na região da avenida Paulista passou por situação semelhante no ano passado, quando a Caixa Econômica Federal deixou de patrocinar o Belas Artes. O complexo chegou a anunciar que encerraria as atividades, no entanto, em maio, a marca de cerveja Petra, do grupo Petrópolis, passou a bancar os "naming rights" do cinema.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais