Quando se passa muito tempo em um mesmo lugar, é comum desenvolver uma nova relação com o ambiente. Durante o período de isolamento social provocado pela epidemia do coronavírus, este fenômeno pode ser observado com mais intensidade.
Para aproveitar o gancho, o Itaú Cultural disponibiliza online e gratuitamente, entre 14 e 28 de abril, a mostra "Eu no Espaço/O Espaço em Mim", com oito filmes brasileiros que retratam a relação das pessoas com os lugares em que vivem.
Representantes dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Distrito Federal apresentam obras que têm no cerne da questão o espaço no qual as histórias são contadas.
Entre os destaques da programação está o longa mineiro "A Cidade Onde Envelheço" (2016), de Marília Rocha. O filme acompanha duas amigas portuguesas que vivem no Brasil e têm sentimentos opostos com relação ao país –enquanto uma sente saudades da terra natal, a outra quer explorar o novo desconhecido.
Já o documentário "Praça Walt Disney", de 2011, dos diretores Renata Pinheiro e Sergio Murilo de Oliveira, retrata, sem diálogos e com uma trilha sonora que remete a desenhos animados antigos, o cotidiano da praia de Boa Viagem, no Recife.
A progração está disponível no site itaucultural.org.br
Comentários
Ver todos os comentários