Mostra Mundo Árabe de Cinema exibe gratuitamente 16 filmes online; confira a programação

Além dos longas, evento virtual tem debates com especialistas e cineastas

Madri e São Paulo

A Mostra Mundo Árabe de Cinema estreia nesta sexta (28). O evento marca a agenda cultural de São Paulo há 15 anos, trazendo produções de países de cultura árabe. Mas em 2020 —como tantas coisas— o festival foi pego de surpresa pela pandemia do coronavírus. Por isso, esta será uma edição especial, com transmissão online e gratuita.

Há quatro filmes inéditos na programação. O destaque é o documentário "Gaza", dos diretores Garry Keane e Andrew McConnell. O filme será exibido logo após a abertura do evento, às 18h. Às 17h, de 11 de setembro, eu me junto à professora da USP Arlene Clemesha para uma conversa virtual com o cineasta irlandês Keane.

Além dos inéditos, a mostra vai exibir uma seleção de filmes das edições anteriores. O destaque, na avaliação deste Orientalíssimo blog, é o documentário "Naila e o Levante", da brasileira Julia Bacha. A obra retrata a participação das mulheres durante a Primeira Intifada, na Palestina, e como elas foram escanteadas pela liderança masculina. Também vale a pena reassistir a "Os Caminhos dos Mascates" de José Luis Mejias, sobre a migração árabe ao Brasil.

A Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa é promovida pelo ICArabe (Instituto da Cultura Árabe) em correalização com o Sesc-SP e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Os filmes podem ser assistidos no site da mostra, entre 29 de agosto e 13 de setembro. Haverá também exibições às segundas na plataforma do Sesc, de 31 de agosto até 21 de setembro.

INÉDITOS

Árabes Ocidentais
Western Arabs, Dinamarca/Holanda, 2019. Direção: Omar Shargawi. 77 min.
Filmado ao longo de 12 anos, o documentário retrata a relação do diretor com a família, especialmente o pai, incluindo conversas filosóficas sobre religião, guerra e ódio.

Beirut, La Vie en Rose
Idem, Espanha, 2019. Direção: Èric Motjer. 73 min.
O documentário acompanha a elite cristã libanesa em meio a uma vida marcada por extravagâncias e pelo medo da guerra.

O Dia em que Perdi Minha Sombra
The Day I lost my Shadow, Síria/França/Líbano/Qatar, 2018. Direção: Soudade Kaadan. Com: Reham Alkassar, Sawsan Arshid e Samer Ismail. 90 min.
Uma farmacêutica tenta comprar gás engarrafado no início da guerra na Síria. A tarefa cotidiana sai do controle em meio às incertezas do conflito.

Gaza
​Idem, Irlanda/Palestina, 2019. Direção: Garry Keane e Andrew Mc Connell. 100 min.
A vida na zona de guerra é tema do documentário, que apresenta Gaza como um lugar com esperança em meio ao conflito. Foi o representante da Irlanda pela indicação ao Oscar de filme internacional em 2020.

SELEÇÃO HISTÓRIA DA MOSTRA MUNDO ÁRABE DE CINEMA

Andarilhos do Deserto
El-haimoune, Tunísia/França, 1984. Direção: Nacer Khemir. Com: Nacer Khemir, Soufiane Makni e Noureddine Kasbaoui. 95 min.
Primeiro filme da Trilogia do Deserto, de Nacer Khemir, o longa conta como uma fábula a história de um professor que é enviado a um vilarejo onde a população é obcecada por um tesouro secreto e as crianças têm o hábito de vagar pelo deserto. Exibido na quarta edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema.

Baba Aziz, o Príncipe que Contemplava Sua Alma
Bab'Aziz, Tunísia/França/Itália/Hungria/Alemanha/Reino Unido, 2005. Direção: Nacer Khemir. Com: Parvis Shahinkhou, Maryam Hamid e Golshifteh Farahani. 98 min.
Último longa da Trilogia do Deserto, acompanha a trajetória de um dervixe (religioso islâmico) cego e sua neta pelo deserto rumo a um importante encontro de dervixes que acontece uma vez a cada 30 anos. Exibido na quarta edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema.

Budrus
Idem, EUA/Israel/Palestina, 2009. Direção: Julia Bacha. 82 min.
O documentário registra a mobilização popular na vila palestina de Budrus contra o projeto do governo israelense de construir uma barreira dividindo o território entre Israel e Palestina. Entre os grupos mais engajados na resistência à construção do muro está um contingente de mulheres mobilizado pela jovem Iltezam, de apenas 15 anos.

Os Caminhos do Mascate
Los Caminos del Mascate, Espanha, 2012. Direção: José Luis Mejias. 52 min.
O documentário retrata a imigração árabe para o Brasil desde seu início, no século 19, quando muitos dos recém-chegados exerciam a profissão de mascate. Exibido na oitava edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema.

O Colar Perdido da Pomba
Le Collier Perdu de la Colombe, Tunísia/França/Itália, 1991. Direção: Nacer Khemir. Com: Navin Chowdhry, Walid Arakji e Ninar Esber. 87 min.
O segundo filme da Trilogia do Deserto se inspira no clássico "As Mil e Uma Noites" para contar a história de um estudante de caligrafia árabe que embarca numa jornada fantástica para reconstruir fragmentos de um manuscrito que descreve o segredo do amor. Exibido na quarta edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema.

Dunia
Idem, Egito/França/Líbano, 2006. Direção: Jocelyn Saab. Com: Hanan Turk, Mohamed Mounir e Fathy Abdel Wahab. 110 min.
Dunia estuda artes e sonha em se tornar bailarina profissional, mas é reprimida pela crença de que as mulheres não podem se expressar de maneira sensual. Exibido na quinta edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema.

Naila e o Levante
Naila and the Uprising, EUA/Palestina, 2017. Direção: Julia Bacha. 102 min.
A animação conta a história real da estudante Naila Ayesh, que participou ativamente da Primeira Intifada palestina no final dos anos 1980. Exibido na 13ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema.

Nós Descobrimos a América Antes de Colombo
We discovered America before Columbus, Arábia Saudita, 2014. Direção: Khalid Abualkhair. 102 min.
Desdobramento de uma pesquisa científica do Dr. Khalid Abualkhair, o documentário investiga quem de fato chegou primeiro à América. Exibido na 11ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema.

Ponto de Encontro
Encounter Point, EUA, 2006. Direção: Júlia Bacha e Ronit Avni. 85 min.
O documentário apresenta histórias daqueles que vivem na Palestina ocupada por Israel. Exibido na quinta edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema.

Selves and Others - Um Retrato de Edward Said
Selves and Others - a Portrait of Edward Said, França/EUA, 2004. Direção: Emmanuel Hamon. 54 min.
Pouco antes de morrer de leucemia, em 2003, o intelectual palestino Edward Said concordou em participar do documentário. Nele, discute sua doença, posições políticas e as complexas questões envolvendo a causa palestina. Exibido na primeira edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema.

Sob as Bombas
Sous les Bombes, França/Líbano/Reino Unido/Bélgica, 2007. Direção: Philippe Aractingi.Com: Nada Abou-Farhat, Georges Khabbaz e Rawya El-Chab. 98 min.
Uma mulher xiita que mora em Dubai decide ir ao Líbano atrás de seu filho quando a guerra começa no país. Na jornada, ela conhece um taxista cristão que a ajuda a procurar o filho em meio às ruínas causadas pelo conflito. Exibido na quarta edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema.

Sobre Futebol e Barreiras
Idem, Brasil, 2011. Direção: Arturo Hartmann. 110 min.
A rivalidade no esporte é tema do documentário que evidencia como a questão é influenciada pelas disputas entre Israel e Palestina. O pano de fundo é a Copa do Mundo de 2010. Entre os personagens, está um árabe que foi um grande jogador em Israel. Exibido na sétima edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema.

BATE-PAPOS

Abertura da Mostra
Participam o professor Mohamed Habib, presidente do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe); Rubens Hannun, presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB); Danilo Santos de Miranda, diretor do Departamento Regional do Sesc-SP; Soraya Smaili, fundadora do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) e idealizadora da Mostra Mundo Árabe de Cinema; Arthur Jafet, diretor cultural do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe); e Silvia Antibas, diretora cultural da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB). Após a abertura, acontece a pré-estreia de "Gaza", na plataforma da mostra.
Sex. (28): 18h, no canal do ICArabe no YouTube.

The Day I Lost My Shadow, com Soudade Kaadan
A diretora do longa "O Dia em que Perdi Minha Sombra", vencedor do Leão do Futuro no Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 2018, conversa com a professora Esther Império Hamburger, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e com a documentarista Flávia Guerra.
Qui. (3): 18h, no canal do ICArabe no YouTube.

Beirut - La Vie en Rose, com Eric Motjer
O diretor do longa "Beirut - La Vie en Rose" conversa com Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da Université Saint-Esprit de Kaslik (USEK), Líbano; Salem Hikmat Nasser, professor de direito na FGV-SP; Natália Nahas Carneiro Maia Calfat, doutoranda em ciência política pela Universidade de São Paulo; e o ator Eduardo Mossri, que participou da novela Órfãos da Terra e do espetáculo "Cartas Libanesas".
Sex. (4): 16h, no canal do ICArabe no YouTube.

Gaza, com Garry Keane
O diretor do documentário "Gaza" conversa com Arlene Clemesha, professora de história árabe contemporânea na Universidade de São Paulo, e Diogo Bercito, colaborador da Folha, especializado em assuntos ligados ao Mundo Árabe e autor do blog Orientalíssimo.
11/9 às 17h, no canal do ICArabe no YouTube.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais