O que fazer durante a hora de almoço no home office? Veja dez dicas

Séries, podcasts e até visitas virtuais a museus são alternativas com menos de uma hora

São Paulo

Quem ainda segue em home office já deve ter se perguntado alguma vez: o que fazer com aquele restinho de tempo que sobrou no horário de almoço?

Sem precisar se deslocar para almoçar na rua, com a comida já pronta na geladeira ou com diversas opções de delivery ao alcance de um dedo, não é raro que sobrem alguns minutos livres antes de voltar ao trabalho em casa —tempo suficiente para assistir a um episódio curto de alguma série ou até mesmo fazer visitas virtuais a museus.

Mas, se for preciso cozinhar, não tem problema. Também é possível aproveitar a atividade para escutar discos lançados durante a quarentena ou ouvir um podcast, por exemplo.

Confira abaixo dez ideias para curtir a hora do almoço em casa.

*

SÉRIES

Emily em Paris
Uma temporada, com episódios de 30 minutos cada um. Disponível na Netflix.
Se você acessou as redes sociais nas últimas semanas, deve ter visto alguma referência à série da Netflix. A produção conta a história de uma jovem americana que se muda para Paris para trabalhar com marketing de marcas de luxo. São dez episódios, nos quais a protagonista tenta se adaptar ao novo emprego, passeia por cenários icônicos, vive romances –e alguns clichês.
Leia a crítica.


Fleabag
Duas temporadas, com episódios de 25 minutos cada um. Disponível no Prime Video.
Humor inglês também pode ser um bom companheiro na hora do almoço. Nesta série vencedora do Emmy, criada e protagonizada pela humorista Phoebe Waller-Bridge, a personagem do título é uma mulher com uma vida pessoal um tanto complicada. Nos 12 episódios, é possível acompanhar Fleabag em situações ácidas que retratam relacionamentos amorosos e familiares sem tabus.
Leia a crítica.​


Seinfeld
Nove temporadas, com episódios de 25 minutos cada um. Disponível no Prime Video.
Para quem começou a assistir a séries a partir dos anos 1990, o modelo de sitcom pode até parecer ultrapassado —mas "Seinfeld", que estreou em 1989, mostra que falar sobre nada e apenas retratar o cotidiano de um grupo de amigos é uma receita revolucionária. A série criada e protagonizada pelo comediante Jerry Seinfeld traz situações que todo mundo já viveu, como aguardar muito tempo por uma mesa em um restaurante e acabar desistindo ou perder o carro no estacionamento do shopping.


The Office
Nove temporadas com episódios de 25 minutos cada um. Disponível no Prime Video, Globoplay e Now.
A dica é para quem sente saudades da rotina de trabalho presencial. A versão americana da série —a produção original é britânica– estreou em 2005 e recentemente se tornou sensação na internet e fonte de memes por retratar situações desconfortáveis e absurdas que acontecem no ambiente de trabalho. "The Office" acompanha a rotina pouco emocionante de uma empresa de papel e conta com nomes como Steve Carell e John Krasinski no elenco.


PODCASTS

Bom Dia, Cid Moreira
Trinta e cinco episódios, com cerca de três minutos cada um. Disponível no Deezer.
O apresentador que já foi a voz mais conhecida da Globo encarou a tarefa de gravar um podcast diário aos 93 anos. Em tom de autoajuda, as mensagens brincam com a solenidade e o drama evocados por sua voz super-reconhecível.
Leia a crítica.

Escute aqui o podcast.


Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes
Onze episódios, de 20 minutos cada um. Disponível nas plataformas de streaming.
Inspirado na série de livros homônima de Elena Favilli e Francesca Cavallo, o podcast convida personalidades como Jout Jout e Daniela Mercury para ler histórias de mulheres marcantes da história, como Maria Callas, Ada Lovelace e Frida Kahlo.


Naruhodo
Episódios semanais de 45 minutos. Disponível nas plataformas de streaming.
Com episódios um pouco mais longos, mas que ainda cabem na hora de almoço, o podcast traz informações científicas de um jeito divertido, com a apresentação de Ken Fujioka e do cientista Altay de Souza. Os temas são dúvidas comuns. Por que roncamos? Por que as pessoas querem sempre ter razão?


EXPOSIÇÕES VIRTUAIS

Museu Britânico, em Londres
Disponível em britishmuseum.org.
A hora do almoço também pode render uma viagem internacional ao acervo de museus. Conhecido por reunir peças que ajudam a compreender a história da civilização, o museu disponibiliza visitas online por quatro de suas galerias e outras salas com exposições menores. Um dos destaques é a ala de esculturas egípcias, que inclui a figura de granito do rei Ramsés 2º, uma tábua com hieróglifos e a famosa pedra de Roseta.


Museu Frida Kahlo, na Cidade do México
Disponível em museodridakahlo.org.
Também conhecido como Casa Azul, o museu reúne pinturas a óleo e fotografias que registram o cotidiano dos artistas Frida Kahlo e Diego Rivera, além de roupas e outros objetos pessoais da surrealista. Durante a visita online, é possível explorar o exterior da construção colorida, além do interior, onde ficam as obras. Entre os destaques da coleção está "Retrato de Família", que esboça a árvore genealógica de Frida.


Museu do Louvre, em Paris
Disponível em louvre.fr. 'Mona Lisa' em realidade virtual louvre.fr/en/mona-lisa.
O maior museu de arte do mundo oferece experiências virtuais por algumas de suas obras mais famosas, além de visitas online. Para "Mona Lisa", há uma experiência de realidade virtual com detalhes sobre as técnicas de pintura de Leonardo Da Vinci e curiosidades sobre o quadro. As visitas online permitem uma imersão nas seções de antiguidades egípcias, arte medieval, artes decorativas e a Petite Galerie, com uma exposição educativa que inclui obras de Delacroix e Rembrandt.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais