'Belfast', indicado a sete estatuetas do Oscar, estreia nos cinemas de São Paulo

Lançamentos contam ainda com filme sobre a Alemanha pré-nazismo e animação 'Sword Art Online'

São Paulo

Quem já viu "O Túmulo dos Vagalumes", "Cafarnaum" ou "O Império do Sol", sabe como o ponto de vista das crianças nos ajuda a entender —e a dramatizar ainda mais— o dissabor da guerra. Em "Belfast", filme que concorre a sete estatuetas no Oscar e foi premiado no Festival de Toronto, o diretor Kenneth Branagh une isso à nostalgia para regressar à cidade de sua infância e retratar o quebra-pau entre católicos e protestantes na atual capital da Irlanda do Norte em 1969.

cena de filme
Judi Dench, Jude Hill e Ciaran Hinds em cena de 'Belfast', longa autobiográfico de Kenneth Branagh - Divulgação

Em preto e branco, o filme assume a perspectiva do pequeno Buddy, na estreia de Jude Hill, para enxergar o conflito e o impacto no seu entorno familiar. Conhecido por transitar pelas grandes produções de Hollywood com facilidade —caso do recente "Morte no Nilo"—, este trabalho entra para o currículo de Branagh como uma de suas investidas mais pessoais.

Falando em produções estrelares, os Estados Unidos só trazem mais uma nesta semana: "Agente das Sombras" —de resto, os filmes do país seguem abocanhando a maior parte das salas com "Batman". Aqui, Liam Neeson vive um velho brucutu que, enquanto faz o trabalho sujo para o governo, descobre uma operação secreta e sanguinária que ele quer impedir antes de se aposentar e ser um vovô comum.

De resto, há novos filmes internacionais em cartaz. A começar pelo novo trabalho do cultuado diretor alemão Dominik Graf, talvez em seu trabalho mais ousado, levando a Berlim de 1931 às telonas com "Fabian - O Mundo Está Acabando". O longa é baseado em um romance e acompanha a jornada de um rapaz que trabalha em publicidade para cigarros e tem uma nova vida ao se apaixonar por uma atriz.

Já "Sword Art Online Progressive – Ária de uma Noite sem Estrelas" representa o crescente mercado do cinema de animação japonês nas salas nacionais, com um filão da cultura pop que conquista brasileiros. O filme é para os otakus gamers e fãs da franquia que rendeu livros e séries.

Falando em outros mundos, "Visões do Império" é um documentário português que explora o imaginário colonial a partir de fotografias pessoais da diretora e registros dos colonizadores desde o século 19 até a Revolução dos Cravos, em 1974.

Por fim, "Esse Fim de Semana", coprodução de Brasil e Argentina, traz a história de uma mãe que retorna à sua cidade para assinar uma autorização para a filha sair do Paraguai com o pai, mas esse retorno toma rumos inesperados.

Se for ao cinema, lembre-se de usar máscara. A exigência do uso do equipamento deixou de existir em espaços abertos, mas segue normal nos cinemas.

Veja abaixo as estreias da semana.

Agente das Sombras
Se em "Busca Implacável" Liam Neeson era um brucutu pai, aqui ele é um marrento vovô que faz um trabalho sujo para o governo americano. O personagem descobre uma operação secreta que está matando cidadãos por motivos desconhecidos. Para chegar ao cerne da situação e reverter os estragos contra o próprio FBI, ele se alia a uma jornalista, enquanto tenta proteger a sua família.
EUA, 2022. Direção: Mark Williams. Com: Liam Neeson, Aidan Quinn e Taylor John Smith. 14 anos


Belfast
Vira e mexe a perspectiva das crianças nos ajuda a lembrar, no mundo muitas vezes racional além da conta criado pelos adultos, os absurdos da guerra. Pois é isso que Kenneth Branagh faz aqui, com o pequeno Buddy, um garoto de nove anos de uma família protestante, que testemunha o quebra-pau entre aqueles que participam da sua doutrina cristã e os católicos na capital da Irlanda do Norte, enquanto vê os impactos disso no seu círculo familiar.
Reino Unido, 2021. Direção: Kenneth Branagh. Com: Jamie Dornan, Caitríona Balfe, Judie Dench. 14 anos
Leia a crítica.


Esse Fim de Semana
Esta coprodução de Brasil e Argentina mostra uma mãe que volta para o bairro de onde partiu há anos para, oficialmente, assinar um documento que permite que a filha saia do país com o pai. Sorrateiramente, porém, ela quer recuperar algo que lhe pertence, e o reencontro com a menina toma rumos inesperados.
Brasil/Argentina, 2021. Direção: Mara Pescio. Com: Lola Banfi, María Paz Ferreyra, Irina Misisco. 12 anos


Fabian - O Mundo Está Acabando
Baseado em um romance do alemão Erich Kästner, o filme faz um retrato da República de Weimar na Berlim de 1931, às vésperas da ascensão nazista. O novo trabalho de Dominik Graf, com especial apreço por admiradores do cinema alemão, mostra as noites e as paixões de Jakob Fabian, o protagonista que, de dia, trabalha na publicidade de cigarros. O encontro com a atriz Cornelia vai alterar sua visão de mundo e ampliar seu horizonte de amor —ainda que com a incômoda presença de seu chefe.
Alemanha, 2021. Direção: Dominik Graf. Com: Albrecht Schuch, Saskia Rosendahl e Tom Schilling. 16 anos


Sword Art Online Progressive – Ária de uma Noite sem Estrelas
No universo da famosa franquia japonesa, adolescentes são transportados para um jogo de realidade virtual num mundo de fantasia, muitas batalhas e monstros. Mas, mais do que diversão, muitos estão realmente perdendo a vida quando são derrotados durante a brincadeira. O filme se debruça sobre a iniciação de Asuna nesse mundo e sua relação com Kirito.
Japão, 2021. Direção: Ayoko Kôno. Com: Yoshitsugu Matsuoka, Haruka Tomatsu. 12 anos


Visões do Império
A diretora portuguesa Joana Pontes relaciona uma série de fotos de sua infância em Angola com uma viagem ao passado colonial que remete a fotografias do império português do final do século 19 até a Revolução dos Cravos, em 1974, refletindo as ilusões criadas por esses registros.
Portugal, 2021. Direção: Joana Pontes. 12 anos

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais