Descrição de chapéu Filmes
Cinema

'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo' e filme sobre Orson Welles no Brasil estreiam

Cinemas têm seis lançamentos nesta semana, sendo três brasileiros; conheça as estreias

São Paulo

A moda do multiverso, que já explodiu nos cinemas neste ano em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", agora surge em outro filme frenético: "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo".

Dirigido pela dupla Daniel Scheinert e Daniel Kwan, de "Um Cadáver para Sobreviver", o filme estreia nesta quinta-feira (23) nos cinemas brasileiros após aplausos quase unânimes da crítica americana e também sob a grife do estúdio A24, de "Midsommar", "Lamb" e outros. Desta vez, o multiverso é jogado no colo de uma imigrante chinesa nos Estados Unidos, que precisa transitar entre diferentes versões de si mesma para salvar o mundo.

Michelle Yeoh em cena do filme 'Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo' - Divulgação

Outro filme com uma proposta inusitada é "Veja por Mim", suspense protagonizado por uma mulher com deficiência visual que tem sua casa invadida por três ladrões e vai depender de uma assistente, em contato pelo celular, que vai guiá-la para escapar dessa situação. Mais surreal é a ideia de "O Truque da Galinha", em que um truque de mágica desencadeia uma crise numa família, quando o pai se vê transformado no galináceo.

Há ainda três estreias nacionais. O documentário "A Jangada de Welles" deve agradar aos cinéfilos que querem conhecer mais sobre a visita de Orson Welles ao Brasil, em 1942, quando filmou os jangadeiros no Ceará e o Carnaval no Rio de Janeiro —o fruto desse trabalho não foi concluído pelo cineasta de "Cidadão Kane", mas há farta documentação e fragmentos disponíveis.

Na frente da ação, "Um Dia Qualquer" apresenta o dia a dia da milícia e do crime organizado no subúrbio carioca. No lado da comédia, há "Dissonantes", em que o roqueiro vivido por Marcelo Serrado terá de se juntar a uma aspirante a astro pop, na pele de Thati Lopes, para poder superar uma crise pessoal e criativa.

Veja os lançamentos abaixo.

Um Dia Qualquer
Este filme condensa a série exibida em 2020 e é mais um exemplar do cinema de ação nacional, apontando sua lupa para o subúrbio carioca e as milícias. O filme observa o cotidiano de um bairro que é dominado pelo medo, com a população sob as regras do crime.
Brasil, 2020. Direção: Pedro von Krüger. Com: Augusto Madeira, Pablo Barros e Mariana Nunes. 16 anos


Dissonantes
Marcelo Serrado encarna um roqueiro caricatural, já quarentão, que foi largado pela mulher. Com o fim do casamento e as imposições para produzir um hit, ele sonha com seu primeiro sucesso, mas é confrontado com um elemento estranho —uma jovem que sonha em ser um estrela pop, vivida por Thati Lopes.
Brasil, 2022. Direção: Pedro Amorim. Com: Marcelo Serrado, Maria Manoella, Thati Lopes. 16 anos


A Jangada de Welles
Além de ser um dos maiores diretores de todos os tempos, Orson Welles inspira um carinho especial nos cinéfilos brasileiros graças à sua relação especial com o Brasil. Em 1942, ele filmou o Carnaval carioca e os jangadeiros cearenses para o documentário "É Tudo Verdade", que não foi finalizado, mas cujos fragmentos foram recuperados e remontados nos anos 1990. A história, que era uma das obsessões de Rogério Sganzerla, é revisitada nesse filme de Firmino Holanda e Petrus Cariry.
Brasil, 2019. Direção: Firmino Holanda e Petrus Cariry. 12 anos


O Truque da Galinha
Este filme do egípcio Omar El Zohairy traz uma proposta surreal: no aniversário de uma criança, um truque de mágica dá errado e o pai é transformado numa galinha. Daí que diversas coincidências começam a se desenrolar, e um clima de suspeita vai crescendo entre os parentes. A mãe, então, terá de tomar as rédeas e segurar a família enquanto seu marido não volta ao normal.
França/Egito/Holanda/Grécia, 2021. Direção: Omar El Zohairy. Com: Ben Attal, Suzanne Jouannet, Charlotte Gainsbourg


Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
A dupla de "Um Cadáver para Sobreviver" volta neste filme elogiado pela crítica americana, surfando na moda do multiverso. A protagonista da aventura inusitada é uma imigrante chinesa idosa nos Estados Unidos que terá de controlar diferentes versões de si mesma em vários planos para poder salvar o mundo.
EUA, 2022. Direção: Daniel Scheinert e Daniel Kwan. Elenco: Jamie Lee Curtis, Michelle Yeoh, Ke Huy Quan. 14 anos
Leia a crítica.


Veja Por Mim
Na mesma linha do suspense "Hush: A Morte Ouve", em que uma mulher surda é perseguida em sua casa por um assassino, este filme mostra uma ex-esquiadora com deficiência visual que tem seu casarão invadido por três ladrões. Para ajudá-la, uma assistente remota será seus olhos pela câmera do celular.
Canadá, 2021. Direção: Randall Okita. Com: Natalie Brown, Laura Vandervoort e Jessica Parker Kennedy. 14 anos

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais