Mostra de SP: maratona no Frei Caneca traz animação inusitada e filme disputado

'Bizarros Peixes das Fossas Abissais' e 'Zona de Interesse' integram sugestões do dia

Cena da animação 'Bizarros Peixes das Fossas Abissais', de Marão, que integra a 47ª Mostra de Cinema

Cena da animação 'Bizarros Peixes das Fossas Abissais', de Marão, que integra a 47ª Mostra de Cinema Divulgação

São Paulo

A 47ª Mostra de Cinema de São Paulo chega ao seu antepenúltimo dia nesta segunda (30) —não estamos contando a repescagem. Para o mostreiro e a mostreira que ainda têm disposição para uma maratona, a sugestão a seguir traz muitas horas de tela, mas quase nada de deslocamento físico, com cinco filmes no Espaço Itaú Frei Caneca.

Das nove salas do complexo, no terceiro piso do shopping Frei Caneca, quatro estão abrigando os filmes do festival. A sugestão é começar logo depois do almoço, às 14h, com a inusitada animação "Bizarros Peixes das Fossas Abissais", do carioca Marão, na sala 4.

Depois, troca de sala (para a 2), mas mantém o gênero (animação), com o chinês "Faculdade de Artes 1994". Na mesma sala 2, o título seguinte é um dos mais disputados do festival, o inglês "Zona de Interesse", de Jonathan Glazer.

Você terá cerca de 25 minutos (se nada atrasar) para um banheiro e um lanche rápido antes de entrar, às 19h50, na sala 5, para a sessão de "Garage", filme de 2007 do irlandês Lenny Abrahamson, um dos homenageados do ano.

Para encerrar, o suspense de tribunal canadense "Quartos Vermelhos". E ainda sobra meia hora antes da virada para o dia 31, que marca o Halloween.

Espaço Frei Caneca - segunda, 30

Bizarros Peixes das Fossas Abissais

Idem, Brasil, 2023. Direção: Marão. 75 min.

Nesta animação nacional que não tem nada de infantil, uma mulher com um super-poder, um tartaruga com TOC e uma nuvem com incontinência pluviométrica se juntam para encontrar um importante mapa. O super-poder da moça? Sua bunda se transforma em um forte gorila.

Sala 4, às 14h

Cena da animação 'Bizarros Peixes das Fossas Abissais', de Marão, que integra a 47ª Mostra de Cinema
Cena da animação 'Bizarros Peixes das Fossas Abissais', de Marão, que integra a 47ª Mostra de Cinema - Divulgação

Faculdade de Artes 1994

Art College 1994, China, 2023. Direção: Liu Jian. 118 min.

Animação ambientada no início dos anos 1990 retrata um grupo de alunos em uma escola de artes no sul da China, presos entre as tradições do país e a abertura para a modernidade após reformas institucionais.

Sala 2, às 15h30

Cena da animação 'Faculdade de Artes 1994', de Liu Jian, que integra a 47ª Mostra
Cena da animação 'Faculdade de Artes 1994', de Liu Jian, que integra a 47ª Mostra - Divulgação

Zona de Interesse

The Zone of Interest, EUA/Reino Unido/Polônia, 2023. Direção: Jonathan Glazer. Com: Christian Friedel, Sandra Hüller e Johann Karthaus. 103 min.

Uma família alemã tem uma vida idílica em uma bela casa de campo com jardim. O problema é que o chefe da família é o comandante de Auschwitz, e a casa fica ao lado do campo de concentração durante a Segunda Guerra. Representante do Reino Unido no Oscar de filme internacional.

Sala 2, às 17h40

Garage

Idem, Irlanda, 2007. Direção: Lenny Abrahamson. Com: Pat Shortt, Conor Ryan e Anne Marie Duff. 85 min.

Considerado desajustado, mas inofensivo, homem solitário e otimista trabalhou a vida toda como zelador de um posto de gasolina semiabandonado. Mas acontecimentos em um verão podem alterar sua rotina.

Sala 5, às 19h50

Cena de 'Garage', de Lenny Abrahamson, que integra a 47ª Mostra de Cinema
Cena de 'Garage', de Lenny Abrahamson, que integra a 47ª Mostra de Cinema - Divulgação

Quartos Vermelhos

Les Chambres Rouge, Canadá, 2023. Direção: Pascal Plante. Com: Juliette Gariépy, Laurie Babin e Elisabeth Locas. 118 min.

Obcecada por um serial killer que está preso, mulher vai todo dia ao tribunal acompanhar seu julgamento. Mas à medida que o processo se arrasta, ela se compadece das famílias das vítimas e começa a procurar uma prova fundamental para descobrir a verdade.

Sala 5, às 21h30

Cena de 'Quartos Vermelhos', que integra a 47ª Mostra SP de Cinema
Cena de 'Quartos Vermelhos', que integra a 47ª Mostra SP de Cinema - Divulgação

47ª Mostra de Cinema de SP

  • Quando - 19 de out. a 1º de nov.
  • Ingressos - Seg. a qui.: R$ 24 (inteira); sex. a dom.: R$ 30 (inteira). É preciso checar a disponibilidade de pacotes com preços especiais. Assinantes Folha têm desconto em permanentes
  • Streaming - Alguns títulos foram selecionados para ser exibidos gratuitamente nas plataformas Itaú Cultural Play, Spcine Play e Sesc Digital
  • Site - A programação está sujeita a alterações. Confirme as informações e veja a programação completa em 47.mostra.org

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais