São Paulo, uma das principais capitais reconhecidas pela programação cultural na América Latina, reúne cineastas, profissionais da indústria cinematográfica e entusiastas para discutir a diversidade e apresentar talentos femininos da sétima arte. A 3ª edição do Festival Internacional de Mulheres no Cinema, FIM23, acontece entre 23 e 29 de novembro, no CineSesc, na região oeste da capital.
Neste ano, a programação conta com a exibição de 34 filmes na mostra nacional –mostra competitiva de filmes produzidos por diretoras com 60 anos ou mais–, internacional e de curtas-metragens, além de uma seleção de filmes de diretoras do Norte do país, exibida pelo Itaú Cultural Play.
O festival também aborda o etarismo no contexto audiovisual e homenageia Helena Ignez, atriz e cineasta brasileira. O evento ainda inclui sessões infantis, painéis de debates, cursos e masterclasses ministradas por mulheres atuantes no mercado de trabalho.
As seleções apresentam documentários, como "Incompatível com a Vida" (2023), de Eliza Capai, que aborda questões relacionadas à gravidez e ao luto e está qualificado para Oscar 2024, biografias, curtas e ficções, com obras de Ana Rieper, Emilia Silveira, Jane par Charlotte, Kattia G. Zúñi, Laís Santos Araújo, Laura Poitras, Lucia Murat, Olinda Tupinambá, Rosine Mbakan, Stella Oswaldo Cruz Penido e Tuca Siqueira.
Na quinta-feira (23), a partir das 20h30, a sessão de abertura do FIM23 exibe "A Alegria é a Prova dos Nove" (2023), mais recente filme de Helena Ignez como diretora. O encerramento, na quarta (29), às 20h30, reproduz "A Mulher de Todos" (1969), em que a atriz foi dirigida por seu companheiro Rogério Sganzerla.
Os ingressos podem ser adquiridos apenas na bilheteria do cinema e custam R$ 24 (inteira). A programação completa do Festival Internacional de Mulheres no Cinema está disponível no site do evento.
Comentários
Ver todos os comentários