Inaugurado no distante 1979 em um espaço que já era um cinema de rua, o Cinesesc pode ser considerado um patrimônio cultural entre as salas de São Paulo. Com uma combinação de programação versátil e equipamentos de qualidade em um local aconchegante, o cinemão da rua Augusta é a melhor sala do circuito especial da capital.
O que destaca esses espaços do circuito alternativo é uma seleção muito mais cuidadosa do que é exibido, normalmente com uma curadoria que escolhe a dedo produções ou filmografias que sejam relevantes ou que dialoguem e ajudem a entender o próprio cotidiano ao nosso redor.
Na maioria dos casos, cineclubes e salas especiais valorizam a programação, mas não têm condição de oferecer conforto ou uma qualidade mais apurada de projeção ou som.
Pois o Cinesesc alia as duas coisas. De um lado, traz uma programação caprichada, que mescla filmes de arte e/ou premiados com mostras e especiais; apresenta novas filmografias e homenagens a grandes cineastas; exibe curtas e médias-metragens à margem do circuito; e fomenta debates e bate-papos com a participação do público.
Do outro lado, o Cinesesc também oferece uma estrutura melhor do que a de muitos complexos relevantes da cidade em sua espaçosa sala com 279 lugares —com direito a um barzinho no fundo, de onde é possível assistir ao filme através de um vidro. O sistema de som, por exemplo, é o Dolby 7.1, superior ao do Espaço Itaú de Cinema que fica na mesma rua Augusta.
Atualmente, nem é preciso passar pela bilheteria para começar a se divertir. O anexo do cinema e o saguão principal apresentam gratuitamente a exposição "Bob Cuspe - A Arte da Animação Stop Motion", com bonecos, vídeos, cenários e storyboards de "Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente", animação de Cesar Cabral baseada nos clássicos personagens do cartunista Angeli, um dos ícones de sua arte.
Com instalação imersiva, a mostra apresenta de forma lúdica o processo da filmagem em stop motion, técnica usada em animações como "A Noiva Cadáver", de Tim Burton, e no recém-oscarizado "Pinóquio", de Guillermo del Toro.
A eclética programação exibia no início de março —em parceria com o CCBB, outra sala especial— parte da filmografia de Steven Spielberg, diretor indicado ao Oscar pelo pessoal "Os Fabelmans".
Foi uma rara oportunidade de ver na tela grande do Cinesesc o filme "Encurralado" (1971), cultuado longa do diretor feito para a TV.
Na semana do Oscar, o belga "Close", indicado para melhor filme internacional, também estava em cartaz.
Até quarta (22), o cinema exibe a mostra Oju - Roda Sesc de Cinemas Negros, destacando a produção de diretores negros no país. Nesta sexta (17), a sessão das 20h inclui o curta "Sethico", de Wagner Montenegro, e o longa "Raízes", de Simone Nascimento, que depois participa de um debate sobre cinema negro coletivo e colaborativo.
Além dos eventos com sua assinatura —com destaque para a retrospectiva Festival Sesc Melhores Filmes, que acontece em abril—, o cinema integra boa parte das mostras mais relevantes da cidade, como o Mix Brasil, que celebra a diversidade, o In-Edit, que alia filmes e música, ou a tradicional Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Recentemente o circuito de salas especiais ganhou interessantes reforços, como o Cine Satyros Bijou (que estava fechado durante as visitas da reportagem, mas já reabriu na Consolação), o Cine Cortina, na República, e o Cine LT3, em Perdizes.
Cinesesc
R. Augusta, 2.075, Cerqueira César, tel. 3087-0500. Ingr.: R$ 20. Em cartaz: Oju - Rodas Sesc de Cinemas Negros. Mais informações: sescsp.org.br
CONHEÇA OUTRAS SALAS ESPECIAIS:
- CCBBR. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 4297-0600
- CCSPR. Vergueiro, 1.000, Paraíso, tel. 3397-4002
- Cine LT3. Rua Apinajés, 135a, Perdizes, tel. 91679-5588
- Cine Segall. Rua Berta, 111 - Vila Mariana, tel. 2159-0400
- Cineclube Cortina. Rua Araújo, 62, República
- CineSatyros Bijou. Praça Franklin Roosevelt, 172
- Cinemateca Brasileira. Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, tel. 5906-8100
- Cinusp. Rua do Anfiteatro, 109, Butantã, tel. 3091-3540
- IMS Paulista. Avenida Paulista, 2424 - Bela Vista, tel. 2842-9120
- Matilha Cultura. Rua Rego Freitas, 542, República, tel. 3256-2636
- Spcine Olido. Avenida São João, 473, Centro, tel. 95640-8564
Comentários
Ver todos os comentários