Descrição de chapéu melhor cinema de sp
Cinema

Cinesesc vence como melhor sala especial em São Paulo, segundo ranking da Folha

Espaço exibe seleção alternativa em local muito bem equipado

São Paulo

Inaugurado no distante 1979 em um espaço que já era um cinema de rua, o Cinesesc pode ser considerado um patrimônio cultural entre as salas de São Paulo. Com uma combinação de programação versátil e equipamentos de qualidade em um local aconchegante, o cinemão da rua Augusta é a melhor sala do circuito especial da capital.

Sala de cinema ao fundo. Mesas na parte de trás
Sala de cinema do Cinesesc, eleita a melhor sala especial - (Adriano Vizoni/Folhapress)

O que destaca esses espaços do circuito alternativo é uma seleção muito mais cuidadosa do que é exibido, normalmente com uma curadoria que escolhe a dedo produções ou filmografias que sejam relevantes ou que dialoguem e ajudem a entender o próprio cotidiano ao nosso redor.

Na maioria dos casos, cineclubes e salas especiais valorizam a programação, mas não têm condição de oferecer conforto ou uma qualidade mais apurada de projeção ou som.

Pois o Cinesesc alia as duas coisas. De um lado, traz uma programação caprichada, que mescla filmes de arte e/ou premiados com mostras e especiais; apresenta novas filmografias e homenagens a grandes cineastas; exibe curtas e médias-metragens à margem do circuito; e fomenta debates e bate-papos com a participação do público.

Do outro lado, o Cinesesc também oferece uma estrutura melhor do que a de muitos complexos relevantes da cidade em sua espaçosa sala com 279 lugares —com direito a um barzinho no fundo, de onde é possível assistir ao filme através de um vidro. O sistema de som, por exemplo, é o Dolby 7.1, superior ao do Espaço Itaú de Cinema que fica na mesma rua Augusta.

Atualmente, nem é preciso passar pela bilheteria para começar a se divertir. O anexo do cinema e o saguão principal apresentam gratuitamente a exposição "Bob Cuspe - A Arte da Animação Stop Motion", com bonecos, vídeos, cenários e storyboards de "Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente", animação de Cesar Cabral baseada nos clássicos personagens do cartunista Angeli, um dos ícones de sua arte.

Com instalação imersiva, a mostra apresenta de forma lúdica o processo da filmagem em stop motion, técnica usada em animações como "A Noiva Cadáver", de Tim Burton, e no recém-oscarizado "Pinóquio", de Guillermo del Toro.

A eclética programação exibia no início de março —em parceria com o CCBB, outra sala especial— parte da filmografia de Steven Spielberg, diretor indicado ao Oscar pelo pessoal "Os Fabelmans".

Foi uma rara oportunidade de ver na tela grande do Cinesesc o filme "Encurralado" (1971), cultuado longa do diretor feito para a TV.

Na semana do Oscar, o belga "Close", indicado para melhor filme internacional, também estava em cartaz.

Até quarta (22), o cinema exibe a mostra Oju - Roda Sesc de Cinemas Negros, destacando a produção de diretores negros no país. Nesta sexta (17), a sessão das 20h inclui o curta "Sethico", de Wagner Montenegro, e o longa "Raízes", de Simone Nascimento, que depois participa de um debate sobre cinema negro coletivo e colaborativo.

Além dos eventos com sua assinatura —com destaque para a retrospectiva Festival Sesc Melhores Filmes, que acontece em abril—, o cinema integra boa parte das mostras mais relevantes da cidade, como o Mix Brasil, que celebra a diversidade, o In-Edit, que alia filmes e música, ou a tradicional Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Recentemente o circuito de salas especiais ganhou interessantes reforços, como o Cine Satyros Bijou (que estava fechado durante as visitas da reportagem, mas já reabriu na Consolação), o Cine Cortina, na República, e o Cine LT3, em Perdizes.


Cinesesc
R. Augusta, 2.075, Cerqueira César, tel. 3087-0500. Ingr.: R$ 20. Em cartaz: Oju - Rodas Sesc de Cinemas Negros. Mais informações: sescsp.org.br


CONHEÇA OUTRAS SALAS ESPECIAIS:

  • CCBBR. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 4297-0600
  • CCSPR. Vergueiro, 1.000, Paraíso, tel. 3397-4002
  • Cine LT3. Rua Apinajés, 135a, Perdizes, tel. 91679-5588
  • Cine Segall. Rua Berta, 111 - Vila Mariana, tel. 2159-0400
  • Cineclube Cortina. Rua Araújo, 62, República
  • CineSatyros Bijou. Praça Franklin Roosevelt, 172
  • Cinemateca Brasileira. Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, tel. 5906-8100
  • Cinusp. Rua do Anfiteatro, 109, Butantã, tel. 3091-3540
  • IMS Paulista. Avenida Paulista, 2424 - Bela Vista, tel. 2842-9120
  • Matilha Cultura. Rua Rego Freitas, 542, República, tel. 3256-2636
  • Spcine Olido. Avenida São João, 473, Centro, tel. 95640-8564

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais