Roteiro indica 12 filmes, 12 peças e 12 shows para curtir em SP

Como hoje é dia 12/12/12, o "Guia" entra na brincadeira e indica 12 filmes, 12 peças e 12 shows que estão em cartaz ou ocorrem na capital paulista nos próximos dias.

Confira as opções abaixo e escolha o que fazer neste fim de ano em São Paulo:

Crédito: Ville Juurikkala/Divulgação Banda finlandesa Nightwish se apresenta nesta quarta-feira no Credicard Hall


SHOWS

Hurtmold
O grupo tornou-se contumaz comparsa de Marcelo Camelo em sua carreira solo, e o fez com tal proficiência que chega-se a esquecer a qualidade de seu experimentalismo baseado em improvisos e camadas de timbres e materiais. O sexteto lança seu quinto álbum, "Mils Crianças".
Informe-se sobre o evento

Antonio Zambujo
Referência da nova geração do fado português um resgate ambientado no ora célebre Clube do Fado lisboeta, o português apresenta show escorado nas canções de seu álbum mais recente, "Quinto".
Informe-se sobre o evento

Cem Anos de Gonzagão com Angela Rorô, Simoninha, Elke Maravilha, Amelinha, Felipe Catto e Anastácia
Em mais uma homenagem ao centenário do compositor Luiz Gonzaga (1912-1989), um selecionado que inclui Ângela Rô Rô, Simoninha, Elke Maravilha, Amelinha, Filipe Catto e o grupo Anastácia revê temas marcantes do "rei do baião".
Informe-se sobre o evento

Falamansa, Trio Virgulino e Anastácia
Na véspera do dia em que Luiz Gonzaga (1912-1989) completaria cem anos, os grupos prestam homenagem ao "rei do baião", tido como um dos fundadores da música nacional. O show perpassa clássicos como "Asa Branca".
Informe-se sobre o evento

Crédito: Benigna Soares/Divulgação Fafá de Belém (foto) faz show no próximo domingo (dia 16) na Galeria Olido, no centro de São Paulo

Moonspell
Nome forte do heavy metal português com fortes conexões góticas, o grupo apresenta o disco mais recente, "Alpha Noir/Omega White", e temas marcantes da carreira como "Night Eternal".
Informe-se sobre o evento

Nightwish
Queridinhos pelos brasileiros, os finlandeses nomes fortes do metal melódico fazem show da turnê do último disco, "Imaginaerum". A vocalista Floor Jansen entoará sucessos como "End of All Hope".
Informe-se sobre o evento

Mustache & Os Apaches
Na forma, o quinteto resgata a tradição americana das "jug bands", conjuntos formados, nos primórdios, por instrumentos oriundos de jarros _o termo hoje abrange quaisquer tentativas de adaptar objetos caseiros para fazer música. Na matéria, nuances de folk e de jazz cigano tornam o pacote atraente. Destaque para a versão do tradicional pot-pourri "Just a Gigolo/I Ain't Got Nobody".
Informe-se sobre o evento

Criolo
O paulistano apresenta o consagrado repertório de seu disco "Nó na Orelha", que o projetou dos nichos paulistanos de hip-hop para o primeiro time da nova MPB (onde divide espaço com Tulipa Ruiz e poucos outros). Ao mirar além do burburinho, o ouvinte atento descobrirá substância samba, reggae, afrobeat e até choro no cada vez menos rapper e cada vez mais cantor.
Informe-se sobre o evento

Fabio Cadore
O compositor paulistano é a atração do projeto Casulo, dedicado a destacar novos talentos da MPB. Ele apresenta seu segundo disco, "Instante".
Informe-se sobre o evento

Fafá de Belém
A célebre cantora paraense apresenta show com sucessos da MPB, como "Sob Medida", de Chico Buarque, e "Andança", de Danilo Caymmi e Edmundo Santos.
Informe-se sobre o evento

Lucas Santtana
Compositor incensado e relido por intérpretes de peso da nova cena, como Vanessa da Mata e Céu, o baiano apresenta os experimentos de seu quinto disco, "O Deus que Devasta mas Também Cura" _algo como uma tradução eletrônica, porém orgânica, das raízes da MPB.
Informe-se sobre o evento

Luiza Possi
Em show que realça sua força de intérprete, a cantora vai do rock dos Beatles e de Roberto Carlos nos anos dourados à canção brasileiríssima de Chico Buarque, em "Folhetim".
Informe-se sobre o evento


TEATRO

Aberdeen - Um Possível Kurt Cobain
O monólogo mostra o lado pessoal do vocalista e guitarrista Kurt Cobain (1967-1994), que foi líder da banda grunge Nirvana. A peça se passa ao longo dos três dias em que o músico foi dado como desaparecido. Em uma conversa com Boddah, um amigo imaginário que tinha na infância, Cobain discorre sobre temas como a música, a família, o abuso de drogas e a solidão.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Nana Moraes/Divulgação Priscila Fantin e Herson Capri em cena da peça "A Entrevista", dirigida por Daniel Filho e Susana Garcia

Raimunda Raimunda
A peça é dividida em duas partes. Na primeira ("Ramanda e Rudá"), a personagem Ramanda caminha, num futuro indeterminado, em busca da terra prometida mencionada nos cordéis nordestinos. Já a segunda ("Raimunda Pinto") mostra uma cearense que deixa sua terra natal e, de carona, vai ao Rio de Janeiro para melhorar de vida.
Informe-se sobre o evento

Velha É a Mãe
Aos 70 anos, mulher faz de tudo para parecer mais nova e não revela a verdadeira idade para ninguém. Por não aguentar tanto esforço, o marido a troca por outra mulher e a deixa à beira de um ataque de nervos.
Informe-se sobre o evento

A Entrevista
Mariah (Priscila Fantin), uma linda e famosa atriz de novelas, é entrevistada por Pedro Pierre (Herson Capri), um conceituado (porém pouco familiarizado com o mundo das celebridades) jornalista político que foi designado para a tarefa. Após um choque inicial, ambos acabam se aproximando. A peça é baseada em um filme do holandês Theo van Gogh.
Informe-se sobre o evento

O Homem, a Besta e a Virtude
A peça, que tem um humor direto e retoma tradições da "commedia dell'arte", ataca hábitos e preconceitos da burguesia na época de Pirandello. Perella, mulher virtuosa de um capitão de navio, tem um caso com o professor de seu filho. Na véspera da chegada de seu marido, ela conta ao amante que está grávida.
Informe-se sobre o evento

O Olho Azul da Falecida
O sr. McLeavy está de luto pela morte da mulher. Hal, seu filho, conspira com o agente funerário Dennis, que é também seu amante, num assalto ao banco vizinho à funerária. Quando o detetive Truscott começa a busca, Hal e Dennis decidem esconder o tesouro no caixão da mãe.
Informe-se sobre o evento

Pessoas Absurdas
Em três atos, a peça mostra diferentes noites de Natal em três cozinhas diferentes, tendo como protagonistas três casais. O espetáculo satiriza como o dinheiro e o status social são determinantes até mesmo nas relações.
Informe-se sobre o evento

Maria do Caritó
A peça de Newton Moreno (Prêmio Shell de Melhor Autor em 2004 por "Agreste" e, em 2007, por "As Centenárias") se passa em uma cidade do interior de Pernambuco, onde Maria, uma solteirona de quase 50 anos de idade interpretada por Lilia Cabral, tenta se casar. Os planos de Maria são atrapalhados, porém, por uma promessa feita por seu pai. Ela deve ficar solteira para sempre por ter sobrevivido a um parto difícil.
Informe-se sobre o evento

E o Vento Não Levou
Baseada em fatos reais, a comédia do norte-americano Ron Hutchinson retrata os bastidores do célebre filme "...E o Vento Levou" (1939). Em cena, o produtor David O. Selznick, o roteirista Ben Hecht, o diretor Victor Fleming e uma secretária correm contra o tempo para escrever, em apenas cinco dias, o roteiro do longa, realizado a partir do famoso best-seller de Margaret Mitchell (de 1936), com 1.037 páginas.
Informe-se sobre o evento

Tihany Spectacular
Sem animais no picadeiro, a trupe apresenta o espetáculo "AbraKdabra". São 18 atos que trazem números de acrobacia, contorcionismo, ilusionismo, humor e danças.
Informe-se sobre o evento

Como Nossos Pais
Ivan Kaufmann é o dono de um dos maiores grupos empresariais do mundo. Luiz Eduardo, seu filho único, ressente a ausência do pai durante a sua vida. A peça questiona como a criação dada pelos pais influencia o desenvolvimento do caráter de cada um.
Informe-se sobre o evento

Hamlet
Com roupagem contemporânea e brasileira, a clássica tragédia mostra um príncipe (vivido por Thiago Lacerda) que, ouvindo o fantasma do falecido pai, decide vingar a sua morte. A direção é de Ron Daniels, diretor associado do grupo inglês Royal Shakespeare Company.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação Com direção de Ron Daniels, o galã Thiago Lacerda (foto) encara o desafio de interpretar "Hamlet" em peça homônima em cartaz no Tuca


CINEMA

007 - Operação Skyfall
A lealdade do agente Bond a M é testada quando o passado dela volta a atormentá-la.
Informe-se sobre o evento


Argo
Em 1979, no meio da Revolução Iraniana, militantes fazem americanos de refém. Mas seis deles conseguem escapar e encontrar refúgio. Sabendo que é apenas uma questão de tempo eles serem encontrados e mortos, um especialista da CIA sugere um plano para retirá-los do país.
Informe-se sobre o evento

Até que a Sorte Nos Separe
O filme conta a história de um casal que ganha uma fortuna na loteria, mas leva uma vida de ostentação e gasta todo o dinheiro em dez anos.
Informe-se sobre o evento

Disparos
O fotógrafo Henrique é assaltado por dois motoqueiros que acabam sendo atropelados. Ele então passa a ser acusado de crime por omissão de socorro.
Informe-se sobre o evento

E Agora, Aonde Vamos?
Um grupo de mulheres libanesas tenta esconder dos homens do vilarejo as tensões religiosas que assombram a região
Informe-se sobre o evento

Elefante Branco
Os padres Julián e Nicolás, amigos de longa data, trabalham ajudando os menos favorecidos na favela de Vila Virgem, periferia de Buenos Aires. Mas o local é um antro de violência e miséria e os dois são afetados por lutar pela comunidade.
Informe-se sobre o evento

Holy Motors
Acompanhado por sua motorista, Oscar encarna diferentes personagens em um mesmo dia: de assassino a pai de família, de mendigo a criatura monstruosa.
Informe-se sobre o evento

Os Penetras
O apaixonado Beto chega ao Rio de Janeiro à procura de Laura. Desprezado, tenta o suicídio, mas é salvo pelo golpista Marco.
Informe-se sobre o evento


A Origem dos Guardiões
Na animação, Papai Noel e o coelho da Páscoa reúnem um grupo de seres folclóricos, como a fada do dente, para combater o bicho-papão, que tenta fazer com que o mundo seja sombrio.
Informe-se sobre o evento

O Homem da Máfia
Jackie é um executor contratado para restaurar a ordem após três idiotas roubarem um jogo, fazendo com que a economia local dos criminosos entre em colapso.
Informe-se sobre o evento

Hotel Transilvânia
O Drácula opera um luxuoso resort onde montros e suas famílias podem relaxar, com nenhum humano por perto para pertubar. Em um fim de semana especial, Drácula convidou alguns dos mais famosos monstros do mundo --Frankstein e sua esposa, a Múmia, o Homem-Invisível, uma família de lobisomens e outros mais-- para comemorar o aniversário de 118 anos de sua filha Mavis. Para ele, reunir todos estes monstros legendários não é problema, mas seus planos podem ir por água abaixo quando um rapaz comum aparece no hotel e coloca os olhos em Mavis.
Informe-se sobre o evento

Infância Clandestina
Em 1979, na Argentina, Juan vive na clandestinidade, assim como seus pais e seu tio. Fora de casa, ele tem outro nome. Na escola, ele se apaixona por Maria
Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais