Jovens de 16 países apresentam músicas e danças típicas no Ibirapuera

Pela primeira vez na América Latina, o Festival Internacional de Língua e Cultura ocorre neste fim de semana, no sábado (27) e no domingo (28), no parque Ibirapuera.

Jovens, com idade entre 10 e 18 anos, de 16 países -como África do Sul, Índia, Marrocos, México e Portugal- fazem apresentações (individuais e coletivas) de dança e músicas típicas. Alguns shows reúnem meninos e meninas de diferentes nacionalidades para interpretar composições feitas especialmente para o festival, que falam de paz e respeito.

Crédito: Divulgação 14º Festival Internacional de Língua e Cultura
Grupo da Tanzânia mostra dança folclórica durante a 10ª edição do festival, em Istambul

"O objetivo do evento é fazer com que as pessoas deixem de lado as diferenças étnicas, políticas e religiosas e conheçam e respeitem outras culturas", explica Mustafa Göktepe, presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia, que organiza o evento no Brasil.

Para participar, estudantes de escolas públicas e particulares passaram por um processo seletivo e cerca de 60 foram selecionados. São alunos de Fábricas de Cultura, do grupo Guaçatom, da Escola de Música de São Paulo, do Colégio Belo Futuro Internacional e da Fundação do Theatro Municipal.

Destes, seis foram escolhidos para representar o Brasil no exterior. Depois daqui, o festival faz "turnê" por Estados Unidos, Austrália, Rússia e outros países.

Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portões 2 (pedestre) e 3 (veículos), Parque Ibirapuera, tel. 3629-1075. 800 lugares. Sáb.: 20h. Dom.: 19h. 120 min. Livre. Estac. (sistema Zona Azul - portão 3). Ingr. p/ 4003-1212 ou ingressorapido.com.br. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais