Eventos celebram o Dia da Consciência Negra; confira seleção

Nos Estados Unidos, não tem Dia da Consciência Negra (que no Brasil é celebrado em 20 de novembro), mas "Black History Month". 

O mês de celebração cultural teve origem na "Negro History Week", criada pelo historiador afro-americano Carter G. Woodson em fevereiro de 1926.

Nos anos 1970, depois do movimento pelos direitos civis que teve Martin Luther King como líder, alunos de universidades como a Kent State, de Ohio, ampliaram o evento em iniciativas locais. Em 1976, no bicentenário da independência do país, o governo o reconheceu como data nacional.

Apesar de durar mais tempo, o "Black History Month" tem mais similaridades do que diferenças em relação ao Dia da Consciência Negra. Instituída no Brasil em 2003, a data é feriado em muitas cidades, como São Paulo –mas este 20 de novembro cai no domingo.

Durante fevereiro, em todos os EUA há bastantes atividades ligadas ao tema: exposições de cultura e arte negras, festivais, debates transmitidos pela TV, concertos de jazz. Nesta semana, é a vez de São Paulo.

Confira abaixo alguns destaques que celebram o Dia da Consciência Negra em São Paulo. 

Abdias Nascimento em 1997
Abdias Nascimento, em foto de 1997 - Luiz Paulo Lima/Divulgação

Ocupação Abdias Nascimento 
Paulista de Franca (SP), Abdias Nascimento (1914-2011) é o homenageado da 32ª Ocupação do Itaú Cultural. A história do escritor, artista visual e ativista dos direitos civis e humanos dos negros é contada por meio de pinturas, documentos históricos, correspondências, discursos, entrevistas, depoimentos, manuscritos e fotografias. Os objetos revelam como ele trabalhou de maneira estética e discursiva com temas como o combate ao racismo, o pan-africanismo, a diáspora africana, a ancestralidade e as tradições religiosas africanas.
Itaú Cultural – av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. 2168-1777; grátis
Clique aqui e saiba mais sobre o serviço 

100 anos de samba
O evento traz o show da cantora Tâmara David, que destaca desde as primeiras composições do gênero, passando por sambas de raiz, de terreiro e de roda, até enredos de Carnaval. Entre uma música e outra, ela comenta curiosidades da história do samba. O repertório tem clássicos de Donga, Jackson do Pandeiro, Dona Ivone Lara, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Nei Lopes, Leci Brandão, João Nogueira, Assis Valente e outros. A parte gastronômica fica por conta da barraca Tabuleiro das Meninas, que traz no cardápio acarajé completo, caldinho de sururu, cocada da ilha de Itaparica e outras delícias típicas da Bahia.
MIS - área externa - av. Europa, 158, Jardim Europa, região oeste, tel . 2117-4777. Dom. (20): 11h às 19h; grátis
Clique aqui e saiba mais sobre o serviço

A cantora britânica Jesuton, que se apresentará com a banda Afrojazz no Sesc Campo Limpo *** ****
A cantora britânica Jesuton, que se apresentará com a banda Afrojazz no Sesc Campo Limpo - Bruno Monteiro/Divulgação

Realezas – Mulheres Negras e o Poder 
Em todo o mês de novembro, o Sesc Campo Limpo apresenta o projeto Realezas - Mulheres Negras e o Poder, que busca inspiração em rainhas africanas para valorizar a cultura negra. Com atividades como peças teatrais, espetáculos de dança, shows e sarau, a proposta é contar histórias apresentadas por grupos que compõem o cenário artístico, periférico e de militância. No domingo (2), a cantora britânica Jesuton (foto) e a banda Afrojazz fazem um tributo à compositora e ativista pelos direitos civis Nina Simone (1933-2003). 
Sesc Campo Limpo - r. Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Chácara Nossa Senhora do Bom Conselho, região oeste, tel   . 5510-2700. Dom. (20): a partir das 18h; grátis
Clique aqui e saiba mais sobre o serviço 
Veja toda a programação em sescsp.org.br/campolimpo

A artista Kiusam de Oliveira apresenta o espetáculo 'Tayó – O Musical' ***  ****
A artista Kiusam de Oliveira apresenta o espetáculo 'Tayó -– O Musical' - Ivson Miranda/Divulgação

Tayó – o Musical 
O espetáculo é inspirado no livro "O Mundo no Black Power de Tayó", de Kiusam de Oliveira. Apresentado pela própria escritora e pela banda Morabeza Nação, o musical narra a vida da princesa Tayó (cujo nome significa "da alegria", na língua africana iorubá), uma menina negra de seis anos, cheia de autoestima e capaz de enfrentar agressões dos colegas de classe. 
Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer - plateia interna - av. Pedro Álvares Cabral, portões 2 (pedestre) e 3 (veículos), Parque Ibirapuera, região sul, tel. 3629-1075. Dom. (20): 19h. 90 min; grátis
Clique aqui e saiba mais sobre o serviço

Gritem-me Negra! 
O Sesc Pompeia recebe durante todo o mês a 2ª edição do projeto Gritem-me Negra!, que reúne mulheres negras e indígenas para refletir sobre empoderamento feminino, representatividade e combate ao racismo. Para encerrar as atividades, a artista Val de Souza apresenta a performance "Can You See It?", acompanhada por trilha sonora com elementos do funk e do pagode baiano. 
Sesc Pompeia - Área de Convivência - R. Clélia, 93, Água Branca, região oeste, tel. 3871-7700. Sáb   (26).: a partir das 20h. Dom (27).: a partir das 16h; grátis
Clique aqui e saiba mais sobre o serviço 
Veja toda a programação em sescsp.org.br/pompeia

​​CARLOS D. WILLIAMSON é norte-americano, mestrando de jornalismo na Northwestern University, em Chicago (EUA), e estagiário-visitante na Folha

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais