Desde os tempos mais primórdios, a cidade sofria bullying da vizinhança com a alcunha de "túmulo do samba". Não mais. Nos últimos anos, São Paulo engrandece a nossa terra com um Carnaval que coloca cada vez mais blocos nas ruas.
O número de desfiles autorizados pela Prefeitura aumentou 27% de 2017 para 2018: são 491 bloquinhos jogando confete e serpentina do fim de semana anterior à folia oficial até o dia 18/2. Para comparar, o número de blocos cadastrados no Rio cresceu 4% no mesmo período.
No último fim de semana, o pré-Carnaval deu um gostinho de como será a festa. Cerca de 4 milhões de foliões foram às ruas, segundo a prefeitura.
Nos próximos dias, sereias, unicórnios e super-heróis devem sassaricar em cortejos com samba e marchinha, mas também –para harmonizar com o ecletismo paulistano– com sertanejo, eletrônica, pop e até música emo.
Tire a fantasia e o glitter do armário, se jogue na folia com 75 atrações selecionadas pelo "Guia" e confira dicas dos organizadores dos blocos para não fazer feio na festa.
RAIO-X DO CARNAVAL 2018 EM SP
BLOCOS DE RUAS 491
AGENTES DE TRÂNSITO 3.000
POSTOS MÉDICOS 80
AMBULANTES CREDENCIADOS 10 mil
BLOCOS
SEXTA
Bloco Ilú Obá de Min
Comandado por mulheres, o bloco abre o Carnaval e homenageia as culturas africana e afro-brasileira. No domingo (11), o cortejo sai dos Campos Elíseos.
Pça. da República, s/nº, República. Sex. (9): 19h. Dom. (11): 14h. Dispersão: lgo. do Paissandu.
SÁBADO
Bloco 77 - Os Originais do Punk
O bloco amarelo e preto desfila clássicos do punk rock em ritmo de marchinha.
R. Simão Álvares, 366, Pinheiros, região oeste. Sáb. (10) e seg. (12): 15h. Livre. Dispersão: r. Card. Arcoverde c/ r. Simão Álvares.
Bloco Agrada Gregos
Pop, axé e funk embalam o bloquinho, que tem Gretchen, Sheila Mello e Adryana e a Rapaziada como atrações.
Obelisco - Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, Parque Ibirapuera, região sul. Sáb. (10): 13h. Livre. Dispersão: Av. Pedro Álvares Cabral.
Bloco Beatloko
O bloco, que chega à sua segunda edição, traz o rap ao Carnaval de rua. Rincon Sapiência é uma das atrações.
Pça. da República, s/ nº, República, região central. Sáb. (10): 14h. Livre. Dispersão: em frente ao Theatro Municipal.
Bloco Bollywood
Inspirado nas grandes produções musicais do cinema indiano, o desfile chega ao seu terceiro ano misturando música indiana e batidas brasileiras.
R. Augusta, 1.318, Consolação, região central. Sáb. (10): 10h. Dispersão: r. Álvaro de Carvalho.
Bloco da Gaymada
O projeto que leva partidas de queimada com drag queens para as ruas de São Paulo ganhou bloco próprio, voltado para o público LGBT e com performances.
R. Martim Carrasco, s/ nº, Pinheiros, região oeste. Sáb. (10): 14h. Dispersão: r. Martim Carrasco, s/nº.
Bloco do Vale
Voltado para os foliões LGBT, o bloquinho promete animar o Carnaval com hits do pop, do funk e do axé.
R. Augusta, 1.353, Consolação, região central. Sáb. (10): 13h. Dispersão: região central.
Bloco MinhoQueens
Divas da música pop emprestam suas obras para o desfile, que tem hits de Lady Gaga, Shakira, Rouge, Spice Girls e Pabllo Vittar.
Pça. da República, s/ nº (entre r. Br. de Itapetininga e r. Sete de Abril), República. Sáb. (10): 16h. Dispersão: Boulevard São João.
Bloco Moocalor, mêo!
O bloco da zona leste reúne sucessos dos anos 1990 e 2000, do pagode ao rock, passando por axé, sertanejo e pop.
R. Taquari, 549, Mooca, região leste, s/ tel. Sáb. (10): 13h. Livre. Dispersão: r. Taquari, 549.
Bloco Ritaleena
Conhecido por tocar sucessos de Rita Lee em ritmo de marchinha, o bloco ocupa Pinheiros com sucessos como Ovelha Negra e Lança Perfume.
Pça. do Monumento com a r. dos Sorocabanos, Ipiranga. Sáb. (10): 14h. Dispersão: pça. do Monumento com a r. dos Sorocabanos.
Bloco Tarado Ni Você
Há cinco anos nas ruas da cidade, o bloco celebra a obra do compositor Caetano Veloso.
Av. Ipiranga c/ a av. São João, República, região central. Sáb. (10): 10h. Dispersão: pça. Júlio de Mesquita.
Bloco Unidos do BPM
Criado e frequentado por quem prefere música eletrônica à marchinha, o bloco chega à terceira edição.
Pça. da Sé c/ r. Venceslau Brás, Sé. Sáb. (10): 16h. Dispersão: Pça. do Patriarca.
Bloco Vai Quem Qué
Feito de forma independente, o bloco de 1981 toca marchinhas e deve fazer desfiles surpresa em outros dias.
Lgo. da Batata, Pinheiros, região oeste. Sáb. (10): 16h. Dispersão: lgo. da Batata.
Carimbloco
O carimbó, ritmo do Norte do Brasil, embala o cortejo no Butantã.
Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1.882, Butantã, região oeste. Sáb. (10): 17h. Dispersão: Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1.882.
Cordão Cecília
Em seu oitavo Carnaval, o bloco aposta no axé e na cumbia para alegrar os foliões da Barra Funda.
R. Vitorino Carmilo, 449, Barra Funda, região central, s/ tel. Sáb. (10): 14h. Dispersão: r. Vitorino Carmilo, 449.
DOMINGO
Bloco Breg's Nice
Para comemorar 50 anos de carreira, o cantor Sidney Magal desfila no bloco que tem o brega como tema. Sucessos de Reginaldo Rossi, Rosana e Luiz Caldas também embalam o cortejo.
Pça. da República, s/ nº, República, região central. Dom. (11): 12h. Livre. Dispersão: r. cel. Xavier de Toledo, s/nº.
Bloco da Libertinagem
Pregando o respeito ao próximo e às liberdades individuais, o bloco desfila pela Vila Madalena ao som de hits dos anos 2000.
Pça. Professor Resende Puech, 860, Vila Madalena, região oeste. Dom. (11): 15h. Dispersão: pça. Professor Resende Puech.
Bloco do Desmanche
Funk, samba e hits do axé dos anos 1990 animam o bloco criado pelo Espaço Desmanche.
Av. Vinte e Três de Maio, alt. do vd. Santa Generosa, Bela Vista, região central, Dom. (11): 15h. Dispersão: av. Vinte e Três de Maio.
Bloco Domingo Ela Não Vai
A bateria da escola de samba Vai-Vai participa do cortejo, em que samba e axé agitam os foliões na avenida Vinte e Três de Maio.
Av. Vinte e Três de Maio, alt. do vd. Santa Generosa, Bela Vista, região central, s/ tel. Dom. (11): 11h. Livre. Dispersão: vd. Jaceguai.
Bloco D.rrete
O bloco de música eletrônica é organizado pelo clube D-Edge.
Al. Olga, 170, Barra Funda, região central, tel. 3665-9500. Dom. (11) a ter. (13): 16h. Livre. Ingr. p/ ingresse.com. Dispersão: al. Olga. Ingresso ou consumação mínima (inclui entrada e after-party no D-Edge): R$ 40 a R$ 150.
Bloco Let's Block
Roqueiros também podem pular Carnaval com o bloco que desfila pela Vila Madalena. Sucessos de bandas como Queen e Pearl Jam não vão ficar de fora da folia.
R. Harmonia, 354, Vila Madalena, região oeste. Dom. (11): 14h. Livre. Dispersão: r. Harmonia, 354.
Bloco Saia de Chita
Nascido em São Luís do Paraitinga, em 2007, o bloco aposta na tradição e convida os foliões de Perdizes a vestirem saias feitas de chita.
R. Tucuna, 1.150, Perdizes, região oeste, s/ tel. Dom. (11): 16h. Dispersão: r. Tucuna, 1.150.
Chá Rouge
O quinteto pop Rouge se une à festa Chá da Alice para colocar os foliões para dançar o ritmo Ragatanga. No repertório, também estão outras músicas do grupo como "Não Dá para Resistir", "Beijo Molhado" e "Brilha la Luna".
Av. Vinte e Três de Maio, alt. do vd. Santa Generosa, Bela Vista, região central. Dom. (11): 16h. Dispersão: vd. Sta. Generosa.
Cordão Carnavalesco Amigos do Pratododia
O bloquinho, formado por frequentadores do Boteco Pratododia, tem repertório repleto de marchinhas, axé e pagode.
Boteco Pratododia - R. Barra Funda, 34, Barra Funda, região central, tel. 2371-8517. Dom. (11): 11h. Livre. Dispersão: r. Barra Funda, 34.
Cordão do Triunfo
Formado pelo grupo de teatro Pessoal do Faroeste em 2013, o bloco tem como objetivo homenagear o bairro da Luz e seus habitantes.
Sede Luz do Faroeste - R. do Triunfo, 305, Santa Efigênia, tel. 3362-8883. Dom. (11): 14h. Livre. Dispersão: lgo. Gen. Osório.
Viemos do Egyto
Capriche na purpurina para curtir a folia com o bloco carioca, comandado por artistas independentes, que aposta em um Carnaval psicodélico.
Largo do Paissandu, s/ nº, Centro, região central. Dom. (11): a partir das 16h. Dispersão: pça. D. José Gaspar.
SEGUNDA E TERÇA
Bloco Esfarrapado
Monte a melhor fantasia que puder com os farrapos do fundo do armário para pular neste bloco tradicional do Bexiga, que completa 71 anos.
R. Conselheiro Carrão c/ rua Treze de Maio, Bela Vista, região central, s/ tel. Seg. (12): 10h. Dispersão: R. Cons. Carrão esq. c/ r. Treze de Maio.
Bloco Filhos de Gil
Homenagem a Gilberto Gil, o bloco toca ritmos como samba e baião.
R. Sena Madureira, 400, Vila Clementino, s/ tel. Seg. (12): 12h. Dispersão: r. Sena Madureira, 400.
Bloco Forrozin
A cantora Mariana Aydar comanda o bloco de música nordestina, que tem participação de Gilberto Gil.
Av. São João c/ av. Ipiranga, região central. Seg. (12): 10h. Dispersão: r. Xavier de Toledo.
Bloco me Lembra que Eu Vou
Nesta edição, o bloco homenageia a música baiana.
Av. Brig. Faria Lima, 64, Pinheiros. Seg. (12): 14h. Dispersão: av. Brig. Faria Lima.
Bloco Não Serve Mestre
Regido por Jonas Lessa e Paulinho Saviani, ex-diretor de bateria da Águia de Ouro, o bloco toca marchinhas, forró e funk.
Av. Brig. Faria Lima, 64, Pinheiros. Seg. (12): 12h. Dispersão: r. Chopin Tavares Lima.
Bloco Pagu
A bateria homenageia as mulheres e exalta a igualdade de gênero ao tocar canções que ficaram famosas nas vozes de Elis Regina, Gal Costa e Rita Lee.
Lgo. Pátio do Colégio, 2, Sé, região central. Ter. (13): 15h. Dispersão: lgo. São Francisco.
Bloco Pinga Ni Mim
Quem não gosta de samba e de marchinhas encontra refúgio no bloco de música sertaneja.
Av. Vinte e Três de Maio c/ vd. Tutóia, Bela Vista. Seg. (12): 13h. Dispersão: av. Vinte e Três de Maio altura do vd. Jaceguai.
Carnaval da Produção
Este ano, o bloco se junta ao projeto Venga, Venga, que une música experimental e folclórica.
Lgo. Pátio do Colégio, 2, Sé, região central. Seg. (12): 15h30. Dispersão: lgo. Pátio do Colégio.
Cortejo do Agora Vai
O bloco, que completa 14 anos, é guiado pela boneca Jurema e apresenta composições próprias.
R. João de Barros, 23, Barra Funda, região central. Ter. (13): 14h. Dispersão: r. João de Barros.
Espetacular Bloco da Charanga do França
Idealizado pelo saxofonista Thiago França (Metá Metá) e formado por músicos profissionais, o bloco toca sambas e marchinhas.
R. Imaculada Conceição, 151, Vila Buarque, região central. Seg. (12): 9h. Dispersão: lgo. Santa Cecília.
Love Fest
O bloco celebra a diversidade e tem Liniker, As Bahias e a Cozinha Mineira, Linn da Quebrada e Tássia Reis como atrações.
Pça. da República, s/ nº, República, região central. Seg. (12): 12h. Dispersão: Lgo. do Paissandu.
SP Beats
Com música eletrônica, o bloquinho reúne nomes como os DJs Tata Ogan e Zopelar para quem quer fugir do samba.
Pça. da República, s/ nº, República, região central. Ter. (13): 15h. Dispersão: Lgo. do Paissandu.
BLOCOS NA PERIFERIA
ZONA LESTE
Boca de Serebesqué
O tradicional bloco de Guaianases celebra dez anos revisitando sua história.
Pça. Presidente Getúlio Vargas, Guaianases. Sáb. (10): 16h.
ZONA OESTE
Bloco dos Zattrevidos
O bloco leva para as ruas marchinha que condena a corrupção na política brasileira.
R. Jenny Bonilha Costivelli, s/n, Vila Zat. Sáb. (10): 14h às 22h.
ZONA SUL
Bloco do Beco
Ao som de sambas, marchinhas e músicas populares, contará com a participação do Bloco Afro É Di Santo.
R. Salgueiro do Campo, s/nº, Jardim São Luís. Sáb. (10): 14h.
Bloco do Hercu
A Bateria Chapação, marchinhas e comes e bebes estão na festa.
R. Ignácio Lima, 14, Jd. Herculano. Dom. (11): 16h.
Bloco Afro É Di Santo
O bloco desfila ao som de samba-reggae e de ritmos de origem afro-brasileira.
Av. Inácio Dias da Silva, Piraporinha. Seg. (12): 15h.
Cabeças da 5
Criado em 2014, o bloco tem marchinhas e bonecos cabeçudos, resgatando as origens do Carnaval de rua.
R. 5 de Outubro com r. Charles Hoyt, Jabaquara. Ter. (13): 14h.
ZONA NORTE
Urubó
Em 2017, o cortejo atraiu mais de 20 mil pessoas e, neste ano, presta homenagem a Gilberto Gil.
Lgo. da Matriz de Nossa Senhora do Ó, n. 215, Freguesia do Ó. Sáb. (10) e Dom. (11): 10h30.
Unidos da Vila Cavaton
Originalmente, o bloco recebia o nome de Bloco do Buraco do Neco. Agora, desfila de nome novo.
R. Armando Guzzi, 106, Freguesia do Ó. Sáb. (10): às 16h.
GRANDE SP
Bloco Cachorro de Selva
A folia em Taboão da Serra fica por conta do bloco, que toca marchinhas e axé.
R. Carlos Fernandes, Pirajuçara, s/n, Taboão da Serra. Sáb. (10) e dom. (11): 17h às 22 h.
Carnaval Opereta
Organizado por integrantes de grupos artísticos de Poá, o evento conta com música, dança, brincadeiras e até concurso de fantasias.
Pça. Afonso Carlos Fernandes, Vila Sopreter, Poá. Seg. (12): 16h.
Bloco Eureca
Com o tema Lutando pela Diversidade, Respeito e Igualdade, o bloco de São Bernardo do Campo reflete sobre desigualdade social.
R. Jurubatuba, 1610, Centro, São Bernardo do Campo. Sex. (9).: às 13h.
Carnaval da Mariquinha
O Carnaval de Mogi das Cruzes tem participação de diversos blocos, como Suburbloco, Bloco do Se Der Tempo Eu Saio e Bloco da Combuca da Judite, além de oficinas para crianças e roda de samba.
R. Alfredo Cardoso, 2, Centro, Mogi das Cruzes. Sex. (9) a Ter. (13): às 20h.
Bloco da Moça
O cortejo passa por diversos pontos de Diadema, levando música e alegria no feriado.
R. Ida Espagiari Martins com av. Alda, Centro, Diadema. Sex. (9).: 20h.
CRIANÇA
Bloco Urubózinho
Voltada para os pequenos, a matinê é embalada por tradicionais marchinhas de Carnaval.
Lgo. da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215, Freguesia do Ó. Sáb. (10) e dom. (11): 9h às 11h. GRÁTIS
Bloquinho Gente Miúda
Canções infantis de várias décadas se juntam às marchinhas carnavalescas na festa de rua infantil.
Av. Prof. Alfonso Bovero, alt. do nº 566, Perdizes, região oeste. Dom. (11): 11h. Livre. GRÁTIS
Carnaval dos Bichos
A Cia. Viagens Musicais toca músicas carnavalescas para apresentar a fauna brasileira aos pequenos.
Sesc Pompeia - R. Clélia, 93, Água Branca, região oeste, tel. 3871-7700. Seg. (12) e ter. (13): 11h. 60 min. Livre. GRÁTIS
Matinê de Carnaval no Juventus
O tradicional baile carnavalesco do Juventus costuma receber crianças fantasiadas para dançar e se divertir em família.
Clube Atlético Juventus - R. Juventus, 690, Mooca, região leste, tel. 2027-0777. Sáb. (10) a ter. (13): 15h às 18h. Até 13/2. Livre. Ingresso: R$ 40. Menores de 10 anos: grátis. Estac. R$ 50.
SHOWS
Fabiana Cozza, Toninho Ferragutti e banda
Os músicos tentam recriar a atmosfera dos grandes bailes de Carnaval do passado, tocando clássicos de compositores como Braguinha e Antônio Nássara.
Casa de Francisca - R. Quintino Bocaiúva, 22, Sé, região central, tel. 3052-0547. Sex. (9): 22h. 12 anos. Couvert artístico: R$ 53.
Pretinho da Serrinha
O músico faz show em homenagem à escola de samba carioca Império Serrano e convida o compositor Zé Luiz do Império para participar.
Sesc Pompeia - R. Clélia, 93, Água Branca, região oeste, tel. 3871-7700. Sex. (9): 21h30. 90 min. 18 anos. Ingresso: R$ 9 a R$ 30. Ingr. p/ sescsp.org.br.
Trio Gato com Fome
No show, a banda revisita a história do Carnaval, tocando canções como "Lata d'Água" (1952) e "Máscara Negra" (1967).
Sesc São Caetano - R. Piauí, 554, São Caetano do Sul, tel. 4223-8800. Sex. (9): 20h. 70 min. Livre. Retirar ingresso com antecedência de uma hora. GRÁTIS
PALCOS DA PREFEITURA
Anhangabaú
Sábado
DJ Rodrigo Bento (19h)
Johnny Hooker (21h)
Domingo
DJ Badsista (18h)
Heavy Baile e MC Carol (20h)
Segunda
DJ Bruno Felix (19h)
The Skatalites e Victor Rice (20h)
Terça
Balada das + Lindas (19h)
Raça Negra (21h)
17/2
Ana Rafaela (19h30)
Francisco El Hombre (21h30)
18/2
DJ Tutu Moraes (19h)
Baby do Brasil (21h)
Pirituba
Sábado
Clube do Balanço e Simoninha (18h)
Domingo
Clube do Balanço e Paula Lima (16h)
Itaquera
17/2
Berço do Samba de São Mateus e Monarco (18h)
18/2
Berço do Samba de São Mateus, Velhas Guardas da Camisa Verde e Branco e Nenê da Vila Matilde (16h)
ESCOLAS DE SAMBA
Alô, comunidade! Centenas de pessoas trabalham o ano inteiro para realizar os poucos minutos (máximo 65) dos desfiles das escolas de samba.
Pela primeira vez, serão quatro as escolas ligadas a torcidas organizadas de futebol –característica bem típica do Carnaval paulistano– desfilando no grupo Especial.
Para os temas, haja imaginação. Neste ano, serão homenageados músicos, como Gilberto Gil (Vai-Vai), Martinho da Vila (Peruche) e Alcione (Mocidade Alegre), o Estado do Maranhão (Acadêmicos do Tatuapé –vencedora de 2017) e o personagem Chaves (Unidos de Vila Maria).
Os provérbios inspiram o enredo da X-9 Paulistana, e os museus, o da Acadêmicos do Tucuruvi, que, após ter a quadra atingida por um incêndio no começo deste ano, não será avaliada. E as baterias? São de arrepiar. Arrebenta!
DESFILES NO SAMBÓDROMO DO ANHEMBI
Sexta-feira (9/2)
23h15 Independente Tricolor
0h20 Unidos do Peruche
1h25 Acadêmicos do Tucuruvi
2h30 Mancha Verde
3h35 Acadêmicos do Tatuapé
4h40 Rosas de ouro
5h45 Tom Maior
Sábado (10/2)
22h30 X-9 Paulistana
23h35 Império de Casa Verde
0h40 Mocidade Alegre
1h45 Vai-Vai
2h50 Gaviões da Fiel
3h55 Dragões da Real
5h Unidos de Vila Maria
Comentários
Ver todos os comentários