Dia Mundial do Refugiado inspira programação em São Paulo; confira

Atrações incluem palestra, apresentação musical e exposição

São Paulo

Na quinta (20), celebra-se o Dia do Refugiado. A data homenageia a trajetória de pessoas que são obrigadas a sair de sua terra natal para evitar calamidades naturais, guerras e perseguições políticas. 

Criado pela ONU em 2000, através da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o dia motiva festas e comemorações em em todo o mundo.

Confira a programação em São Paulo que inclui eventos a partir desta quarta (19), com a Orquestra Mundial Refugi em apresentação gratuita.

Música Étnica e Oriental
Misturando a instrumentação tradicional do Oriente Médio, o grupo de música étnica e oriental Yaqin Ensemble traz ao público composições e arranjos utilizando expressões do oriente, em conjunto com a essência dos ritmos ocidentais e brasileiros.
Biblioteca Parque Villa-Lobos - Av. Queiróz Filho, 1.205. Qui. (20): 14h. GRÁTIS

Oficina de bonecas Abayomi
Com Renee Ross Londja e Lambert Shesa, a oficina ensina a fazer bonecas inspiradas nos brinquedos que as mães faziam para os filhos durante a travessia em navios negreiros. 
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, tel. 2089-0800. Qui. (20): 11h às 14h. GRÁTIS  ​

O que te faz sentir em casa?
O artista congolês Lavi Kasongo, que frequentou a escola de belas artes de seu país, comanda atividade em que pinta telas ao vivo e compartilha por meio das obras suas experiências de mudança da África para o Brasil. Às quartas e sextas, até 5/7, ele promove oficinas de pintura no Sesc Avenida Paulista. 
Av. Paulista, 119, Bela Vista, tel. 3170-0800. Qui. (20): 12 às 18h. GRÁTIS

Orquestra Mundana Refugi
A orquestra, composta por 21 artistas de países como França, Cuba, Síria, Haiti e de diversas regiões do Brasil, interpreta canções de Milton Nascimento, Chico Buarque e de compositores dos países de alguns dos músicos. Os instrumentos usados na apresentação também remetem às origens da orquestra, como o kanum (tipo de harpa horizontal de origem árabe).
Teatro Cacilda Becker - R. Tito, 295, Lapa, tel.  3864-4513, Qua. (19): 21h. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais