No Itaú Cultural, ocupação se debruça sobre Rino Levi

Exposição reúne croquis, maquetes, recortes de jornais, fotografias e vídeos

São Paulo

Durante a carreira, Rino Levi assinou projetos que foram considerados grandes exemplos da arquitetura moderna no Brasil. É o caso do Teatro Cultura Artística e dos antigos cinemas UFA Palácio e o Cine Universo —que podem ser relembrado por meio de realidade virtual.

Parte da sua produção está disponível na ocupação em sua homenagem no Itaú Cultural, que começa neste sábado (29), a partir das 11h. A mostra reúne croquis, maquetes, recortes de jornais, fotografias, vídeos inéditos e projetos de Levi.

O filho de italiano desembarcou em São Paulo em 1926, período em que a cidade crescia vertiginosamente, e foi ele quem contribuiu com ideias para harmonizar a arquitetura com a metropolização paulistana.

Entre seus marcos estão os projetos da construção da cidade em camadas, onde no centro ficariam os escritórios, serviços e entretenimento, e nas bordas os bairros residenciais. 

A exposição também conta com projetos de Levi que nunca saíram do papel, como o viaduto do Chá, imaginado bem diferente de como é hoje, e uma maquete do que seria Brasília —ele participou do concurso em 1957 e perdeu para o icônico Oscar Niemeyer.

Itaú Cultural - piso térreo - Av. Paulista, 149, Bela Vista, tel. 2168-1777. Ter. a sex.: 9h às 20h. Sáb. e dom.: 11h às 20h. Até 12/4. Livre. Abertura sáb. (29). GRÁTIS 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais