Atração imersiva simula viagem espacial com carros como espaçonaves

No Ginásio do Ibirapuera, espetáculo com projeções surge diante do para-brisa em jornada pelas estrelas

Espaço da atração Vianova e os Viajantes do Espaço

Espaço da atração Vianova e os Viajantes do Espaço Divulgação

São Paulo
Em tempos de isolamento e quarentena (ainda que flexibilizada), os carros continuam uma alternativa segura para algumas atrações culturais.

O sucesso do cinema drive-in se espalhou para outras atividades e para além de exibições de filmes, como shows, exposições e até espetáculos de stand-up.

Agora, os carros viram espaçonaves em "Vianova e os Viajantes do Espaço", que estreia nesta sexta (11) no Ginásio do Ibirapuera. A atração simula uma viagem intergaláctica sem sair do veículo.

Durante aproximadamente 40 minutos, os visitantes percorrem um circuito de 6.000 metros quadrados dividido em seis estações imersivas com recursos como projeções em vídeo e animação 3D.

No espetáculo, projetado para toda a família, Madame Dumont —personagem animada dublada por Keila Bueno— é dona de uma fábrica itinerante dedicada à produção de veículos espaciais. É ela quem convida o público para a aventura.

Durante o passeio, Santos e Albert se juntam à narrativa, que reúne informações sobre os planetas, o sistema solar e a imensidão das galáxias.

Se os nomes soam familiares, não é por acaso. A escolha foi uma homenagem ao aviador brasileiro Alberto Santos Dumont.

De acordo com Alan Ferreira Pereira, responsável pela direção artística e roteiro, esta é uma forma de lembrar o público de que o Brasil tem um legado importante nessa área.

Na atração, Dumont é uma mulher cadeirante e trata de questões de acessibilidade. “Ela pensa em se movimentar e levar pessoas para fora desse universo enquanto estamos confinados em casa”, diz Pereira.

O isolamento social influenciou diretamente o projeto. Na primeira estação do circuito, o público é informado de que os tempos são diferentes e que há algumas regras a serem cumpridas, como uso de máscaras.

Além disso, a atração foi integralmente concebida durante a quarentena. Camila Putignani, idealizadora e CEO do projeto, pensou num simulador que evoluiu para o tema espaço, segundo ela “atemporal, enigmático e que desperta interesse em todas as idades".

A produção foi concluída em cerca de 70 dias, com concepção original e brasileira. Todos os recursos, incluindo todas as projeções visuais, trilha sonora e roteiro, foram desenvolvidos especialmente para a atração.

A história, vale destacar, contou com consultoria de especialistas para garantir a precisão das informações científicas.

Após a conclusão da missão, os viajantes podem recarregar as energias em um food park. As compras são feitas por meio de um QR Code e o consumo deve ser no interior dos veículos.

Quem não dirige ou não tem carro também pode aproveitar a atração. Há carros disponíveis para realizar o percurso com ou sem motorista, conforme a demanda do visitante. Em todos os casos, o número total de passageiros do veículo não pode ser superior a quatro.

Durante todo o percurso, uma equipe de monitores, caracterizada como funcionários das Indústrias Dumont, auxilia nas manobras dos carros para garantir que estejam bem posicionados para aproveitar a atração.

Vianova e os Viajantes do Espaço
Ginásio do Ibirapuera - Av. Mal. Estênio Albuquerque Lima, 251 (portão 12). Ter. a qui.: 10 às 20h. Sex. a dom.: 9h às 21h. Até 12/10. Estreia sex. (11). Ingr.: R$ 220 (por veículo, com até quatro ocupantes) em sympla.com.br. 40 min. Livre.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais