Com a SP-Arte, conheça novas galerias de arte e design de São Paulo

Capital paulista recebe casas como Hoa e Galatea que incentivam o cenário artístico na cidade

São Paulo

A SP-Arte, considerada uma das maiores feiras do gênero na América Latina, dá início à sua 19ª edição nesta quarta-feira (29), no Pavilhão da Bienal, na capital paulista. O período é marcado por um grande volume de eventos voltados ao mercado das artes plásticas e do design.

Ao todo, são 150 expositores, sendo 98 galerias nacionais e internacionais, estúdios de design —área que ganhou um destaque maior, com a presença de 44 deles—, além de editoras e instituições culturais.

Exposição ' Marilia Kranz: relevos e pinturas' na galeria Galatea
Exposição ' Marilia Kranz: relevos e pinturas' na galeria Galatea - Cortesia Galatea

O evento traz nomes consagrados e abre as portas para casas recém-inauguradas e até estreantes. Confira abaixo algumas dessas novas galerias que renovam o circuito cultural de São Paulo:

Apartamento 61
O projeto voltado o mobiliário moderno brasileiro foi criado há quase oito anos por Vivian Lobato e André Visockis. Além de uma casa-galeria, foi inaugurado no final de 2022 outro espaço que apresenta uma curadoria de móveis garimpados pelo casal de proprietários. Lá estão presentes peças de nomes já consagrados no design, como Joaquim Tenreiro, Jorge Zalszupin, Carlo Hauner e Martin Eisler. Há ainda obras internacionais, e uma seleção de luminárias e objetos.
Rua Cristiano Viana, 114, Pinheiros, região oeste. Ter. a sex., das 10h às 18h, e sáb., das 10h às 14h


Casa SP-Arte
O primeiro espaço permanente da SP-Arte inaugurou no dia 18 de março em um prédio com arquitetura modernista, na vila projatada por Flávio de Carvalho. A casa abriu as portas ao público com a mostra "Hélio Oiticica: Mundo-Labirinto", que traz 18 peças dos momentos cruciais da carreira do artista. O local funciona em parceria com a galeria Gomide & Co e promoverá encontros, estudos e lançamentos com outras casas, editoras de livros e curadores de fora do eixo Rio-São Paulo.
Al. Min. Rocha Azevedo, 1.052, Jardim Paulista, região oeste; ter. a sáb., das 11h às 17h. Exposição até 22/7


Dan Galeria Contemporânea
Em comemoração aos seus 50 anos, a Dan abriu um novo espaço em Pinheiros. A galeria foi fundada em 1972 por Gláucia e Peter Cohn e nos últimos 20 anos exibiu obras de Lygia Clark, Lothar Charoux, Sol LeWitt, entre outros artistas. Com destaque para movimentos brasileiros da década de 1920 à atualidade, passando pelo cenário internacional, o espaço une pesquisa histórica e relação com o mercado. No novo espaço, está exposta a mostra individual do artista Macaparana.
Rua Amauri, 73, Jardim Europa, região oeste; seg. a sex., das 10h às 19h


Galatea
A galeria nasceu com três figuras experientes no mercado da arte: Antonia Bergamin, Conrado Mesquita e Tomás Toledo e foi inaugurada em novembro de 2022. Ela une produção de artistas que fazem parte da mesma geração ou que tenham os mesmos estilos, destacando também nomes periféricos, indígenas e negros. Atualmente, a Galatea recebe a exposição "Marília Kranz: Relevos e Pinturas", uma retrospectiva da artista carioca desde os anos 1960, com esculturas e pinturas. Na SP-Arte vai apresentar destaques de seu acervo, desde os representados até nomes renomados da arte moderna, como Lygia Pape e Tarsila do Amaral.
R. Oscar Freire, 379, São Paulo, região oeste; Ter. a dom., das 10h às 19h


Gomide & Co
O espaço foi inaugurado neste mês, na avenida Paulista, local que não possuía até então nenhuma galeria de arte. Em seus 600 metros quadrados no térreo do Edifício Rosa, a galeria trouxe a exposição individual "Não Vejo a Hora", de Lenora de Barros, com 12 trabalhos da artista, a maioria deles inéditos. São vídeos, fotos, objetos e sons que discutem a passagem do tempo.
Av. Paulista, 2.644, Consolação, região central. Até 13/5; seg. a sex., das 10h às 19h, sab. das 11h às 17h


Hoa
O espaço, que conta com uma direção negra, foi fundado pela artista multimídia Igi Lola Ayedun em 2020. Seu espaço expositivo abriu as portas de um novo espaço no início de fevereiro, com foco em artistas negros, LGBTQIA+ e indígenas. O local, na Barra Funda, também promove cursos, seminários e encontros sobre arte. A segunda exposição da galeria abre nesta quinta-feira (30): uma individual do artista Bertô, que explora em suas obras a narrativa bíblica, a vida cotidiana e o mundo dos sonhos. Na SP-Arte, a Hoa apresenta a exposição coletiva "Relatos e Interpolações Alcalinas".
R. Brigadeiro Galvão, 480, Barra Funda, região oeste; De 30/3 a 13/5; ter. a sáb. das 10h às 19h

Obra faz parte da individual do artista Bertô, na galeria HOA
Obra faz parte da individual do artista Bertô, na galeria HOA - Divulgação

Quadra
A galeria foi fundada em 2017 por Marcela Setton, incentivando novos artistas e suas produções. Com sede no Leblon, no Rio de Janeiro, a Quadra inaugurou recentemente uma unidade no bairro da Vila Buarque, em São Paulo. Na cidade, o espaço recebe a exposição "Emoção de Lidar", que faz referência a uma expressão usada pela psiquiatra Nise da Silveira, e que tem curadoria de Clarissa Diniz. Nela, há trabalhos de artistas como Tadáskia, Anna Maria Maiolino e Pablo Lobato.
R. Barão de Tatuí, 521, região central. Até 29/4; ter. a sex. das 10h às 19h, sáb. das 11h às 16h


Teo
A galeria Teo foi criada por Lis e Teo Vilela Gomes em junho de 2022, a partir da loja homônima, que já existia havia 15 anos. O projeto se dedica a obras dos maiores nomes do design modernista brasileiro, da década de 1940 à de 1970. Na SP-Arte deste ano, a galeria vai expor uma prévia de uma exposição dedicada ao Liceu de Artes e Ofícios, escola centenária que foi fundamental no desenvolvimento do mobiliário nacional. A mostra está prevista para inaugurar em 11 de abril no espaço da Galeria Teo.
R. João Moura 1.298, Pinheiros, região oeste. Seg. a sex., das 9h às18h, sáb., das 10h às 14h

19ª SP-Arte

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais