Semana Nacional dos Museus tem programação musical e de visitas guiadas em SP

Temporada vai até domingo (21) com atividades que refletem o papel das instituições na sociedade

São Paulo

Acontece, até o dia 21 de maio, a 21ª Semana Nacional de Museus, em que instituições recebem programação cultural com palestras, visitas guiadas, shows e oficinas. O tema da edição do evento, que ocorre em todo o país, é Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar.

A programação pretende reforçar como museus podem contribuir com diferentes áreas da sociedade, seja na educação, seja na diversidade ou na sustentabilidade.

Exposição temporária 'Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão' no Museu da Imigração
Exposição temporária 'Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão' no Museu da Imigração - Divulgação

O Museu da Imigração, na região leste, é um dos espaços que faz atividade especial para a temporada. No sábado (20), realiza mediação de leitura do conto indígena "Peneira de Arumã - Lenda do Povo Desana", às 15h, para crianças e famílias. A atividade abordará a criação do mundo e dos seres humanos a partir da tradição oral indígena.

Já nesta quinta-feira (18), às 15h30, o museu promove visita mediada à mostra inédita "Ambientes Construídos: Um Guia Alternativo do Japão", que traz 80 registros de edifícios e projetos de engenharia civil do país asiático.

A Casa Guilherme de Almeida, na zona oeste, promove a oficina Temperos do Quintal no sábado (20), das 15h às 16h. Ela propõe o plantio de ervas aromáticas no local. Para participar, é preciso se inscrever no site poiesis.education1.com.br até o dia 19.

Outro espaço que terá oficina é a Casa Museu Ema Klabin. No sábado (20), a partir das 10h, os participantes vão recriar, com modelagem em argila, a paisagem campestre pré-colonial da cidade. No dia seguinte, haverá bordados em folhas secas. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo site emaklabin.org.br.

O Museu do Ipiranga, cuja entrada permanece gratuita, recebe apresentação da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica na mesma data, com início às 16h. Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos uma hora antes do espetáculo.


21ª Semana Nacional dos Museus
Vários endereços. Até 21/5. Mais informações em gov.br/museus


Museu da Imigração
R. Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, região leste. ter. a sáb., das 9h às 18h, e dom., das 10h às 18h. R$ 10, grátis aos sábados


Casa Guilherme de Almeida
R. Macapá, 187, Perdizes, região oeste; ter. a dom., das 10h às 18h


Casa Museu Ema Klabin
R. Portugal, 43, Jardim Europa, região oeste; qua. a dom., das 11h às 17h

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais