Virada Esportiva em SP terá estilingue humano, bungee jump, rapel e tirolesa de graça

Evento tem atrações para crianças, adultos, idosos e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

São Paulo

São Paulo, metrópole conhecida por sua diversidade cultural, também reserva um lugar especial para o esporte. Neste último final de semana do mês de outubro, entre os dias 28 e 29, mais de 2.000 atividades esportivas serão realizadas, de maneira gratuita, em todas as regiões da capital paulista, com prioridade para a periferia.

A Virada Esportiva é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e é um incentivo para que a população passe a incluir esportes em sua rotina e ocupe espaços públicos na cidade. O evento acontece desde 2007 e faz parte do calendário oficial de São Paulo.

.
Viaduto do Chá se transformou em pista de skate em 2022; neste ano, a clínica de aprendizado em skate para iniciantes acontece no Parque Mario Covas - Masao Goto/SECOM

A edição de 2023 conta com apoio de clubes esportivos, associações, federações e confederações de diversos mais diversos esportes, empresas do ramo, além de parceiros, como o Sesc e o Sesi, e outras secretarias da Prefeitura.

Neste ano, os esportes e atividades de lazer também acontecem nas arenas temáticas, que buscam atender a todos os públicos: crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Centros esportivos municipais, centros educacionais unificados, os CEUs, parques e outros cartões-postais da cidade compõem a proposta para que as pessoas se exercitem.

Da manhã de sábado até o fim da tarde de domingo, o público poderá se aventurar em esportes radicais: bungee jumping, rapel, escalada e tirolesa. Os interessados em vivenciar mais picos de adrenalina poderão experimentar o Eject X, semelhante a um estilingue humano que lança o participante a uma altura elevada, e o giromaster –um equipamento em formato de globo, que deixa o participante com os pés presos à estrutura e, com o seu próprio impulso, movimenta três eixos simultaneamente.

Os que procuram algo mais tranquilo podem participar de sessões alongamento e meditação, exercícios de equilíbrio corporal e xiang gong –uma prática de origem budista com exercícios para finalidade terapêutica. Em Santo Amaro, a programação inclui os pets na caminhada Pés e Patas.

Para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, há o "Espaço de Esportes Adaptados" na Arena Diversão, no parque da Independência, que conta com oficinas recreativas para pintura de rosto e escultura de balões, futebol de cegos, parabadminton e tênis em cadeira de rodas, por exemplo.

A Virada Esportiva ainda recebe campeonato de MMA na praça do Campo Limpo, palestras nutricionais no CEU Paz, apresentações de tecido acrobático na Vila Clementino, balonismo na praça da Sé, shows e atrações musicais em diversas regiões e voo de wingsuit na Avenida Paulista.

No site, é possível conferir todas as atividades e montar uma programação esportiva personalizada ao filtrar datas, esportes, locais, bairros ou arenas e, então, compartilhar com outras pessoas.

Virada Esportiva
Em diversas regiões da capital. Confira a programação completa em: https://viradaesportiva.prefeitura.sp.gov.br/

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais