Veja quais exposições agitam SP em 2024, como de Maria Bethânia e Mário de Andrade

Endereços como Masp e Itaú Cultural têm agenda de mostras badaladas

São Paulo

O ano de 2024 mal começou, e moradores de São Paulo já podem ter uma amostra do que deve agitar a capital paulista ao longo dos próximos meses.

O mundo das artes tem calendário de mostras badaladas em espaços como Masp, Itaú Cultural e IMS Paulista. Veja a seguir o que São Paulo reserva para 2024.

Fotografia entitulada Sônia, de faz parte de uma série chamada Sônia, parte de uma série feita por Claudia Andujar em 1970 e 1971
Fotografia que faz parte da série chamada 'Sônia', de Claudia Andujar - Claudia Andujar/Divulgação

Itaú Cultural
O instituto recebe quatro mostras principais em 2024. O ano começa com uma ocupação sobre Maria Bethânia, em março. A fotógrafa e ativista Claudia Andujar também expõe suas obras entre 3 de abril a 30 de junho, com curadoria de Eder Chiodetto. Outra ocupação que começa em junho homenageia o arquiteto Artacho Jurado de 19 de junho a 15 de setembro. A partir de julho, o instituto ainda homenageia o músico Naná Vasconcelos.
Av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, tel. (11) 2168-1777, @itaucultural


IMS Paulista
Quatro mostras principais integram a programação. A primeira, entre 23 de março e 28 de julho, homenageia a carreira do cineasta e fotógrafo Jorge Bodanzky. Na sequência, de 18 de maio a 15 de setembro, o fotógrafo tcheco Josef Koudelka expõe suas séries "Ciganos e Exílios". Em 24 de agosto, a fotógrafa polonesa Stefania Bril ganha sua primeira individual depois de quase 50 anos. Fechando o ano, a partir de outubro, o IMS apresenta retrospectiva que percorre as vertentes da obra do fotógrafo húngaro Thomaz Farkas.
Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, região central, tel. (11) 2842-9120, @imoreirasalles


Masp
Terá "Histórias da Diversidade LGBTQIA+" como eixo temático. A programação começa com a mostra do coletivo Gran Fury, formado por artistas e ativistas que abordaram a Aids em seus trabalhos. Mais tarde começa exposição do pintor Francis Bacon e, em março, chega ao museu mostra sobre o modernista Mário de Andrade. Ainda recebe exposições de nomes como Catherine Opie, Lia D Castro, Leonilson e Serigrafistas Queer.
Av. Paulista, 1.578, Bela Vista, região central, tel. (11) 3149-5959, @masp


Pinacoteca
Sete exposições integram a programação da Pina Luz, Estação e Contemporânea no primeiro semestre. Entre os destaques, há homenagem ao legado de Lygia Clark, uma individual de Gervane de Paula e um projeto sensorial do escultor José Bento. A Pina Contemporânea recebe uma retrospectiva da chilena Cecília Vicuña e uma instalação de Sallisa Rosa, e a Pina Estação expõe acervos artísticos e documentais do golpe militar.
Pina Luz - pça. da Luz, 2, Centro, @pinacotecasp. Pina Estação - lg. General Osório, 66, Centro. Pina Contemporânea - av. Tiradentes, 273, Luz

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais