Feira dedicada à cultura do Leste Europeu tem edição neste domingo em São Paulo

Tradicional festa na região leste oferece artesanato e gastronomia típicos de países como Ucrânia, Polônia, Lituânia e Romênia

São Paulo

A Vila Zelina, na zona leste de São Paulo, é lar da tradição e cultura de países eslavos. A região sedia a Feira Cultural Leste Europeia, que conta com artesanato e gastronomia típicos da Rússia, Ucrânia, Polônia, Lituânia e Romênia.

Barracas e objetos típicos na Feira do Leste Europeu, na Vila Zelina. - Keiny Andrade/Folhapress

O evento ocorre uma vez por mês, de fevereiro e dezembro. A edição de verão ocorre neste domingo, 25, e, além das atrações culturais, o público também poderá assistir a uma apresentação de música ao vivo a partir das 13h.

O bairro é conhecido como Leste Europeu paulistano, pois foi nele que, no final da década de 1920, imigrantes russos, croatas, lituanos, ucranianos, entre outros, se estabeleceram ao chegar no país.

A região sedia uma das primeiras igrejas ortodoxas russas de São Paulo, a Paróquia da Santíssima Trindade, construída em 1930.

Atualmente, descendentes e imigrantes mantêm a cultura viva com clubes e associações culturais que promovem apresentações de danças folclóricas, workshops de culinária, oficinas de idioma e palestras.

A Feira Cultural Leste Europeia é gratuita e aberta ao público e acontece ao lado do Parque Ecológico da Vila Prudente e a 800 metros da estação Oratório

Feira Cultural Leste Europeia - Edição de Verão

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais