Descrição de chapéu São Paulo
Passeios

Cemitérios de São Paulo criam programas de visita guiada; veja como conhecer

Necrópoles da capital paulista oferecem belas paisagens e uma viagem ao passado

São Paulo

Um cemitério pode não ser o primeiro local que vem à mente quando se pensa em um lugar para curtir um momento de lazer. Mas foi no cemitério do Araçá, na região oeste de São Paulo, que Andrielly dos Santos e sua filha decidiram passar uma tarde.

Numa segunda-feira do mês de março, as duas caminhavam pelo local, observavam as esculturas e até pararam para cantar "Parabéns a Você" e bater palmas diante do túmulo de uma mulher cujo aniversário havia passado há pouco, segundo notaram no passeio.

Mausoléu do Conde Matarazzo, com escultura do artista Materno Giribaldi, no Cemitério da Consolação - Eduardo Knapp/Folhapress

Andar no cemitério me traz paz. Aqui me conecto comigo mesma e reflito sobre a vida. Sempre gostei de passear, ler livros e estudar em cemitérios. Não vejo tormento nisso", afirma Andrielly.

Ela não está sozinha. Diversos cemitérios paulistanos têm investido em criar programas de visitação guiada a quem se interessa em conhecer mais sobre a história, arte e personalidades enterradas, a exemplo do que já acontece em cidades como Buenos Aires e Paris, onde necrópoles são até pontos turísticos.

A capital paulista conta com 22 cemitérios públicos, 18 particulares e um crematório —na Vila Alpina, zona leste da cidade. Alguns, como o da Consolação, até já sediaram sessões de cinema.

Veja a seguir seis deles que merecem uma visita e como fazer para conhecê-los.

Cemitério da Consolação

Conhecido por ser o primeiro cemitério público da cidade, foi inaugurado em 15 de agosto de 1858 com o nome de Cemitério Municipal. Composto por suntuosos jazigos e mausoléus, o local contém obras e esculturas feitas por artistas importantes, como Victor Brecheret, Nicola Rollo e Galileo Emendabili. Políticos e personalidades como Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral e Washington Luís estão enterrados ali.

Atualmente é administrado pela Consolare e oferece visitas guiadas gratuitas nas tardes de segunda-feira mediante reserva no Sympla. Alguns dos túmulos contam com QR Codes que direcionam o visitante a um site com informações sobre os jazigos e seus ocupantes.

Cemitério da Consolação

Cemitério do Araçá

Um dos mais famosos cemitérios da cidade, é administrado pela Cortel São Paulo. No local, estão enterradas personalidades como Nair Bello, Cacilda Becker e Assis Chateaubriand.

O local ainda não tem visitas guiadas, mas há um planejamento para que o serviço comece a ser oferecido. Ainda assim, é possível ver o mapa do cemitério na sala de administração do local e se aventurar sozinho em meio às esculturas de santos e mausoléus.

Jazigos e túmulos no cemitério do Araçá, na avenida Dr. Arnaldo na zona oeste de São Paulo
Jazigos e túmulos no cemitério do Araçá, na avenida Dr. Arnaldo na zona oeste de São Paulo - Eduardo Knapp/Folhapress

Cemitério do Araçá

Necrópole São Paulo

Localizada entre os boêmios bairros de Pinheiros e Vila Madalena, a Necrópole São Paulo é um marco na cidade. Com obras de grandes artistas da arte tumular, como Antelo Del Débbio e Rafael Galvez, o cemitério se destaca pelas suas belas paisagens arborizadas. Lá, estão sepultadas personalidades como João Doria, publicitário e pai do ex-governador de São Paulo, o diretor de cinema Walter Hugo Khouri e José Mojica Marins, o Zé do Caixão.

O local, em parceria com o grupo O que Te Assombra?, promove o projeto mensal Necrópole São Paulo e Suas Vozes, com visitas guiadas no cemitério. É possível consultar datas de passeios futuros e formulários para inscrição no perfil do Instagram @oqueteassombra.

Centralizado na imagem, está um túmulo simples, branco, simétrico, com dois pequenos vasos de flores. Atrás, em segundo plano, há uma árvore grande e cheia de folhas.
Túmulo de Zé do Caixão na Necrópole São Paulo, em Pinheiros - Thiago de Souza/Divulgação

Necrópole São Paulo

Cemitério do Morumbi

A necrópole é reconhecida como o primeiro cemitério-parque da América do Sul. Diferente dos cemitérios tradicionais, não se destaca por seus túmulos, que são subterrâneos, mas sim pela sua grande área verde. Os arranjos paisagísticos do local saltam aos olhos dos visitantes.

O cemitério recebe milhares de visitantes, principalmente no Dia de Finados, que buscam prestar homenagens ao piloto Ayrton Senna. Outras personalidades enterradas no local são a cantora Elis Regina e a apresentadora Palmirinha.

Fãs visitam túmulo do piloto Ayrton Senna no Cemitério do Morumby
Fãs visitam túmulo do piloto Ayrton Senna no Cemitério do Morumby - Eduardo Knapp/Folhapress

Cemitério do Morumby

Cemitério Vila Formosa

Na zona leste está localizado o maior cemitério do Brasil, com 760 mil metros quadrados. O local é a 4ª maior área verde da cidade, perdendo apenas para os parques Ibirapuera, Anhanguera e do Carmo.

Com túmulos subterrâneos, a necrópole conta com uma trilha e, aproximadamente, 1,5 km de área aberta e dividida em cinco estações: piscinão, nascente, recanto dos pássaros, bosque e compostagem.

Inaugurada em 2015 como parte do programa Memória & Vida, a trilha tem como objetivo a transformação dos cemitérios da cidade em parques de lazer e cultura.

Estão enterrados no local o MC Daleste, assassinado em julho de 2013 durante um show em Campinas, e a menina Débora, que ganhou o status de milagreira após ser assassinada aos 5 anos de idade, em 1983.

Cemitério Vila Formosa

Cemitério Dom Bosco

Inaugurado em 1971 na zona norte, o cemitério tem belas paisagens, com extensa área verde, jardins e caminhos pavimentados. Apesar da beleza, o lugar é conhecido por um período obscuro na história.

Nos anos 1990, os fundos do cemitério ficaram conhecidos como Vala dos Perus, pois foram encontrados no local 1.049 sacos com ossadas de pessoas enterradas como indigentes durante a ditadura. Para homenagear as vítimas da opressão, Luiza Erundina (PSOL), prefeita da cidade na época, inaugurou o Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos, de autoria de Ricardo Ohtake, que pode ser visitado.

Cemitério Dom Bosco

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais