Vila Madalena é eleita um dos bairros mais legais do mundo por revista inglesa

Região na zona oeste paulistana aparece no 13º lugar de ranking feito pela Time Out

São Paulo

A Vila Madalena, tradicional reduto boêmio da zona oeste de São Paulo, foi a única região brasileira a garantir uma vaga na lista dos 51 bairros mais legais do mundo feita anualmente pela revista inglesa Time Out.

A vizinhança ficou bem posicionada —apareceu no 13º lugar da lista, que foi encabeçado por Colonia Americana, bairro de Guadalajara, no México. Também aparecem pontos como o Cais do Sodré, em Lisboa, Wat Bo Village em Siem Reap, no Camboja, e bairros de cidades como Nova York, nos Estados Unidos, e Montreal, no Canadá.

A lista é feita a partir de uma combinação dos resultados de uma pesquisa feita com 20 mil viajantes selecionados pela publicação e das opiniões de editores e repórteres da revista. São observados critérios como cultura e vida noturna, gastronomia, cultura de rua e vida comunitária.

"A Vila Madalena deve suas características boêmias aos estudantes da Universidade de São Paulo, que chegaram ao bairro na década de 1980, seduzidos pelo encanto dos aluguéis baratos e das caipirinhas mais baratas ainda", escreveu a publicação na justificativa.

"Atualmente, pessoas tatuadas de 20 e poucos anos festejam na abundância de bares da rua Aspicuelta do fim da tarde até o raiar do dia, embora os sambas também atraiam multidões de várias gerações. Cafés e galerias ainda completam a cultura da Vila Madalena, mas o destaque é o Beco do Batman: uma galeria de grafite a céu aberto que mostra o trabalho dos melhores artistas de rua paulistanos."

A Time Out ainda sugere um roteiro para quem for explorar o bairro. Segundo eles, o dia perfeito começa com um café para viagem e pão de queijo do Coffee Lab, que devem ser degustados no Beco do Batman ainda vazio. Para o almoço, sugerem uma visita à Carlos Pizza ou assistir a uma partida de futebol e um samba ao vivo com petiscos fritos e um balde de cerveja estupidamente gelada, "como os locais fazem", em botecos como o Posto 6 ou Salve Jorge.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais