A Folha lança nesta sexta (13) um blog sobre cultura coreana, que vai abordar a hallyu, nome dado à onda de popularização da música, cinema, literatura e gastronomia da Coreia do Sul pelo mundo.
Batizado de K-Cultura, ele é assinado pela repórter Nathalia Durval, que escreve sobre gastronomia no Guia e em Comida. Fã de k-pop e de comida coreana, a jornalista também cobre assuntos relacionados à Coreia do Sul —no ano passado, foi autora de uma série especial de reportagens sobre os 60 anos da imigração coreana no Brasil, que recebeu indicação ao Prêmio Folha.
"A cultura coreana deixou de ser consumida apenas por um público de nicho. Hoje, o k-pop toca nas rádios e novelas do país asiático estão a um clique nos streamings", diz Durval. "O Brasil virou um dos principais consumidores de produtos coreanos na América do Sul, e é importante ter um olhar jornalístico para falar sobre esse movimento."
O blog trará publicações semanais que abordam diferentes temas, como k-pop, k-dramas, k-beauty, k-food e k-literatura, com matérias de comportamento, entrevistas com artistas e roteiros para explorar a cultura coreana em São Paulo, além das principais novidades no mundo pop.
O primeiro texto fala sobre como redes de conveniência populares na Coreia do Sul inspiraram lojas recém-abertas em São Paulo, que tentam oferecer serviço semelhante e têm atraído fãs em busca de uma "experiência dos doramas".
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