Uma das festas mais esperadas do ano, o Carnaval se espalha pelas ruas da cidade entre a próxima sexta (28) e terça (4). Segundo estimativas da Polícia Militar, 16 milhões devem passar o feriado na capital paulista, entre visitantes e moradores.
A preparação, para os foliões, vai além da fantasia e do glitter: é preciso decidir onde ir e planejar os deslocamentos.
Para escolher entre a miríade de blocos e trios, as páginas a seguir trazem a agenda da programação dividida por dia —mas você também encontra as atrações em listas temáticas de ritmos, tamanho da festa e tipo do público, como famílias, por exemplo.
A seleção foi feita com base na agenda oficial da Prefeitura de São Paulo, que foi cruzada com informações da organização dos blocos. Ainda assim, é possível que mudanças aconteçam. Por isso, não saia de casa sem conferir horários e locais de concentração nas redes sociais —e boa festa!
Sexta (28)
Ilú Obá De Min
Em atividade há 19 anos, baseia-se na arte e na preservação da
cultura de matriz africana e celebra o empoderamento das mulheres no enfrentamento do
racismo, do machismo e da lesbofobia. Neste ano, o enredo é "Girlei Luiza Miranda - Tambores Sempre Tambores", em homenagem à cantora, percussionista e cofundadora do bloco, Girlei Miranda. Traz uma proposta estética e musical de libertação, com roupas e instrumentos, como tambores, xerequês e agogôs.
Pça. da República, s/n°, República, região central. Das 19h às 23h. @iluoba
Sábado (1°)
Emílias e Viscondes
Depois de passar janeiro e fevereiro preparando suas próprias fantasias, crianças e adolescentes fazem o último ensaio para o desfile de Carnaval, que passa pelas ruas da Vila Buarque no sábado. O bloco apresenta marchinhas tradicionais e é organizado pelo Instituto Espaço Arterial, uma ONG sem fins lucrativos de incentivo à leitura.
Biblioteca Monteiro Lobato - r. General Jardim, 485, Vila Buarque, região central. Das 15h às 17h.
@blocodasemiliaseviscondes
Agrada Gregos
Considerado um dos maiores blocos LGBTQIA+ da cidade, desfila em parceria com o TikTok. Daniela Mercury, cantora baiana de axé, é uma das atrações divulgadas para o trio elétrico desta edição. As artistas Gretchen e Traemme também participam da festa. A apresentadora Bielo comanda a multidão nos arredores do parque Ibirapuera.
Obelisco do Ibirapuera - pça. Ibrahim Nobre, s/nº, Vila Mariana, região sul. Das 13h às 18h. @agradagregos
Bateria de Rua
Com sede em Pinheiros, a Academia de Bateria de Rua oferece formação técnica e cultural para quem quer ser ritmista de Carnaval. No sábado do feriado, mestres e alunos saem em bloco tocando os mais variados ritmos, do rock ao axé, do internacional ao samba.
R. Henrique Schaumann, 567, Pinheiros, região oeste. Das 14h às 18h. @bateriaderua
Bloco 77 - Os Originais do Punk
Em sua 12ª edição, toca canções de punk rock em versões abrasileiradas com marchinhas.
"Vou Fazer Cocô", do grupo Garotos Podres, "Pânico em SP", da banda Inocentes, e "Punk Rock", do quarteto Bulimia, estarão no repertório.
R. Barra Funda, 1.071, Barra Funda, região oeste. Das 13h às 18h. @bloco77
Bloco do Geraldinho
Com apoio do Geraldinho Bar & Brasa, o bloco desfila pelas ruas do Jardim Marajoara ao ritmo de samba e pagode, sons já tradicionais no ponto.
R. Frei Canísio, 143, Jardim Marajoara, região sul. Das 12h às 18h. @blocodogeraldinho
Bloco Emo
Apresenta hits das bandas americanas My Chemical Romance e Green Day, da canadense Simple Plan e das brasileiras NX Zero e Fresno na avenida Faria Lima. No setlist, foliões podem esperar por "Welcome to the Black Parade", "Alegria Compartilhada", "Quebre as Correntes" e "Razões e Emoções".
Av. Faria Lima, 4.150, Itaim Bibi, região oeste. Das 11h às 16h. @xblocoemox
Bollywood
Criado em 2016 pela comunidade indiana em São Paulo, é marcado por cores, brilhos e oferece uma viagem musical pelos sucessos de Bollywood —a poderosa indústria de cinema da Índia—, só que em ritmo carnavalesco. Os foliões usam roupas típicas da cultura do país, como turbantes e saris coloridos.
R. Augusta, 1.314 (esquina com a r. Matias Aires), Consolação, região central. Das 11h às 16h. @blocobollywood
Os Capoeira
Percussionistas e mestres de capoeira levam a cultura afro-brasileira e o som do berimbau para o Carnaval de rua de São Paulo.
R. Belmiro Braga, 186, Pinheiros, região oeste. Das 12h às 18h. @os.capoeira
Carimbolando
Mistura o clima de Carnaval com a tradição do carimbó, uma manifestação cultural do estado do Pará de origem indígena e africana. O ritmo é marcado por tambores e muita dança.
R. Martim Francisco, 529, Santa Cecília, região central. Das 10h às 15h. @blococarimbolando
Carnavrah
Criado em 2022 para celebrar a diversidade e a comunidade LGBTQIA+. Neste ano,
o bloco será conduzido pela artista drag queen Loran Gerie ao som de MPB.
Av. Ipiranga, 794, República, região central. Das 14h às 17h. @carnavrah
Dramas de Sapatão
Formado por mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais, o bloco sai às ruas desde 2022 celebrando a comunidade LGBTQIA+. Apresenta repertório musical diverso.
R. Santa Isabel, 19, República, região central. Das 12h às 17h. @blocodramasdesapatao
Eduardo e Mônica
Fundado em 2017, o bloco de origem brasiliense transforma clássicos do grupo Legião
Urbana e do cantor e compositor Renato Russo em samba e
batucada. O trio que comanda a festa também presta homenagem a outros nomes do rock
nacional, como Raimundos, Cássia Eller e Capital Inicial —além da banda de reggae brasileira Natiruts, também formada no Distrito Federal.
Av. Faria Lima, 4.150, Vila Nova Conceição, região sul. Das 13h às 18h. @blocoeduardoemonica
Emílias e Viscondes
Leia mais na pág. C12
Biblioteca Monteiro Lobato - r. General Jardim, 485, Vila Buarque, região central. Das 15h às 17h.
@blocodasemiliaseviscondes
Flor do Desejo
Composto por 70 integrantes na bateria, o bloco apresenta canções de nomes da música popular brasileira, como Sandra de Sá, Pepeu Gomes, Preta Gil, Luiz Gonzaga, Alcione, Luiz Caldas e Nina Oliveira, entre outros. A apresentação é a primeira do grupo.
R. Duílio, 220, Lapa, região oeste. Das 10h às 13h. @blocoflordodesejo
Jegue Elétrico SP
Foi criado na virada do milênio por Emerson Boy, cantor e compositor piauiense nascido em uma família de artistas. Inspirado em cordões de diferentes regiões do país, o bloco apresenta repertório autoral bem-humorado baseado em notícias e acontecimentos atuais.
R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 382, Pinheiros, zona oeste. Das 13h às 18h. @blocojegueeletricosp
Je Treme Mon Amour
Criado para promover a cultura do Norte e do Nordeste no carnaval paulistano, o bloco agita o bairro do Bixiga com hits de arrocha, brega, pisada, forró, pagode e lambada. O grupo que organiza a festa está na ativa nas pistas de São Paulo há mais de uma década divulgando a cultura do brega.
R. Rui Barbosa, 572, Bixiga, região central. Das 12h às 16h. @jetrememonamour
Maracatu Bloco de Pedra
É inspirado no ritmo do maracatu, um movimento cultural pernambucano. Neste carnaval, o Grupo Maracatu Bloco de Pedra comemora 20 anos de existência e se apresenta com sua orquestra composta por cerca de cem músicos e dançarinos.
R. Cipriano Jucá, 41, Pinheiros, região oeste. Das 14h às 17h. @blocodepedra
Meu Deus que Sururu
Um trio de amigos criou o bloco em 2022 para desfilar inicialmente pelo Butantã. O grupo, que tem formação completa de banda e bateria, apresenta brasilidades, marchinhas e músicas tradicionais de Carnaval. No caminho do cortejo, o bloco encontra a bateria do Bloco Espalha Torresmo para animar a festa.
R. Álvaro Anes, 88, Pinheiros, região oeste. Das 12h às 18h. @meudeusquesururu
Minhoqueens
O bloco, fundado pela drag queen Mama Darling, reúne todos os anos milhares de foliões na capital paulista. A turma LGBTQIA+ se espalha pela região central da cidade para curtir hits da música pop. Neste ano, passa pelas avenidas Ipiranga e São Luís, além das ruas da Consolação e Coronel Xavier de Toledo.
Cruzamento da av. Ipiranga com a av. São João, s/n°, República, região central. Das 12h às 17h. @minhoqueens
Samby & Junior
Desde 2019 faz homenagem à dupla Sandy e Junior tocando hits como "Vamos Pular" e "Quando Você Passa (Turu Turu)" em versão adaptada para o Carnaval. A bateria aposta na nostalgia e agita as ruas do centro da cidade com outros sucessos do anos 1990 de artistas como É o Tchan, Xuxa, Mamonas Assassinas e Banda Eva.
Lgo. do Arouche, s/n°, região central. Das 12h às 16h. @samby_junior
Tarado Ni Você
Em atividade desde 2014, homenageia a obra do cantor e compositor Caetano Veloso, levando uma multidão ao centro da capital. No repertório, podem aparecer músicas como "Meia Lua Inteira" e "Reconvexo". O percurso começa na avenida Ipiranga, passa pela praça da República, avenida São Luís, ruas da Consolação e cel. Xavier de Toledo e termina na praça Ramos de Azevedo.
Av. Ipiranga, 890, República, região central. Das 10h às 15h. @blocotaradonivoce
Unidos do BPM
Na ativa desde 2016, o bloco leva o ritmo do Carnaval para o universo da música eletrônica. BPM significa batidas por minuto e é uma expressão comum entre quem frequenta a cena do estilo. Neste ano, o repertório inclui artistas como From House to Disco. A DJ Dany Bany também tem presença confirmada.
R. Augusta, 1.300, Baixo Augusta, região central. Das 13h às 18h. @unidosdobpm
Unidos Venceremos
Faz cortejos pela Pompeia e Vila Madalena desde 2005 com o intuito de resgatar ritmos brasileiros e afro-brasileiros, como o samba, o samba-reggae e o funk. O desfile se destaca com bandeiras, estandarte, o mascote chamado de Elefantástico e bonecões, como de Adoniran Barbosa.
Tv. Forte do Cravatá, s/n°, Pompeia, região oeste. Das 14h às 18h. @blocounidosvenceremos
Urubó
Há 15 anos, faz a festa para foliões da Freguesia do Ó e da Brasilândia, na região norte da cidade. O repertório do bloco diverte com marchinhas carnavalescas tradicionais e músicas das décadas de 1970 até 1990, que resgatam o clima nostálgico de outros Carnavais de rua.
Lgo. da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215, Freguesia do Ó, região norte. Das 12h às 17h. @blocourubo
Domingo (2)
Acorda Madalena
Leva samba, marchinhas, axé e MPB às ruas da Vila Madalena, em um cortejo que busca resgatar o clima de Carnavais antigos.
R. Wisard, 396 , Vila Madalena, região oeste. Das 10h às 14h. @blocoacordamadalena
Beatles para Crianças
Criado em 2014, a banda traz o rock do quarteto de Liverpool, formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star, para o público infantil de forma lúdica e divertida. Com o sucesso, criaram um bloco para levar o projeto para as ruas no Carnaval.
Pça. Rosa Alves, Vila Mariana, região oeste. Das 11h às 14h. @beatlesparacrianças
Bem Sertanejo
Michel Teló comanda mais uma edição do trio, que desfila no Ibirapuera com hits da música sertaneja e sucessos de sua carreira. "Ai Se Eu Te Pego" e "Minha Humilde Residência" devem aparecer no repertório, sempre no formato de marchinhas. A apresentação tem tradução em Libras.
Pça. Ibrahim Nobre, s/n°, Moema, região sul. Das 11h às 18h. @micheltelo
BenJores
Neste ano, homenageia o cantor Gilberto Gil e celebra os 50 anos do álbum dele com Jorge Ben Jor: "Ogum, Xangô".
Pça. Rafael Sapienza, s/n°, Pinheiros, região oeste. Das 11h às 15h. @blocobenjores
Berço Elétrico
O bloco carnavalesco é feito especialmente para a família, com diversão segura para os pequenos. A festa combina dança, músicas infantis e marchinhas.
Av. Eng. Luiz Gomes Cardim Sangirardi, 300, Vila Mariana, região oeste. Das 10h às 15h. @bercoeletrico
Bloco Bastardo
Foi fundado em 2013 por dissidentes do antigo bloco Vai Quem Quer. No repertório, aparecem marchinhas e axé.
R. João Moura, 727, Jardim Paulista, região oeste. Das 13h às 18h. @blocobastardo
Bloco da Pocah
Sob o comando da cantora carioca Pocah, a ex-MC Pocahontas, mescla ritmos do funk e do pop. Sucessos da carreira da artista como "Bandida" e "Não Sou Obrigada" podem aparecer. As cantoras Lia Clark e Bibi Babydoll estão confirmadas como convidadas do trio.
Obelisco do Ibirapuera - pça. Ibrahim Nobre, s/nº, Vila Mariana, região sul. Das 13h às 18h. @blocodapocah
Bloco das Coelhinhas
Com um trio elétrico, a festa conta com DJs e um repertório que mescla axé, samba-enredo, funk, eletrofunk e música eletrônica.
Al. dos Pamaris, 42, Moema, região sul. Das 13h às 18h. @spicyclub_oficial
Bloco das Coleguinhas
Desde 2016, desfila no bairro Jardim Santa Edwiges. Neste ano, o cortejo tem show da banda Magia e chope gratuito para os primeiros foliões.
R. Bento Leite da Silva, 31, Jardim Santa Edwiges, região sul. Das 13h às 18h. @blocodascoleguinhas31
Bloco do Hercu
Nascido nos bares do bairro Jardim Herculano, o bloco foi criado por amigos para levar a folia para a região, com batuques de samba e axé.
R. Ignácio Limas, 14, Jardim Herculano, região sul. Das 12h às 17h. @blocodohercu
Bloco do Juiz
Como iniciativa do Bar do Juiz imperador, o desfile tem uma bateria que toca axé e samba.
R. José Garcia Terra, 285, Penha, região leste. Das 14h às 18h. @bardojuizimperador
Bloco do Litraço
Transforma as ruas do bairro Jardim São Luís, na região sul da cidade, em um grande baile carnavalesco. No repertório, tem marchinhas tradicionais e trilhas de filmes como "Pulp Fiction".
R. Dr. Octacílio de Carvalho Lopes, Jardim São Luís, região sul. Das 13h às 18h. @blocodolitraco.oficial
Bota pra Ferver
Tocando axé, os artistas que sobem ao trio elétrico também exploram música pop, funk, pagode e clássicos carnavalescos.
R. Augusta, 1.300, Consolação, região central. Das 12h às 16h. @botapraferverbloco
Carnavalesco os Piores
Criado em 2015 por amigos da Bela Vista, era apenas um grupo de redes sociais até sair do mundo online para virar bloco de Carnaval. Toca principalmente axé e samba.
R. Conselheiro Carrão, 21, Bela Vista, região central. Das 11h às 18h. @blocoospiores
Chora e Rebola
Os "chorões da pisadinha" desfilam pela segunda vez, misturando hits do rock emo com pisadinha, arrocha e axé.
R. Rui Barbosa, Bela Vista, 453, região central. Das 12h às 16h. @choraerebola
Cordão Carnavalesco Amigos Pratododia
Fundado em 2013 por frequentadores do Boteco Pratododia, reúne foliões de todas as idades em uma festa fora do bar.
R. Barra Funda, 34, região oeste. Das 12h às 16h. @botecopratododia
Explode Coração
O bloco que participa dos Carnavais de São Paulo há oito anos faz homenagem à cantora Maria Bethânia. O desfile deste ano ganhou o tema "Rugido de Carnaval", que propõe desafiar injustiças e celebrar a liberdade.
Pça. da República, região central. Das 13h às 18h. @blocoexplodecoracao
Gente Miúda
Com um desfile pensado para crianças e famílias, mistura desde 2016 marchinhas e hits da época. A programação inclui também atividades para as crianças.
Av. prof Alfonso Bovero, 522, Sumaré, região oeste. Das 10h às 15h. @blocogentemiuda
Ilú Obá De Min
Leia na pág. C12
R. Conselheiro Brotero, 195, Barra Funda, região oeste. Das 13h às 18h. @iluoba
Jegue Elétrico SP
Leia na pág. C13
R. Lisboa, 543, Pinheiros, zona oeste. Das 13h às 18h. @blocojegueeletricosp
Lets Block
No Carnaval de rua desde 2016, transforma clássicos do rock em marchinhas carnavalescas. No repertório, aparecem hits de bandas como Red Hot Chili Peppers, Green Day, Foo Fighters e Charlie Brown Jr..
R . Purpurina, 403, Sumarezinho, região oeste. Das 12h às 18h. @blocoletsblock
Psytrance Somos Nozes
Comemora sete anos e promete um lineup especial, com seis DJs do estilo trance, uma vertente da música eletrônica. Entre eles estão nomes como Aura Vórtex e Yasser Hanzi.
Av. Sumaré, 1.529, Perdizes, região oeste. Das 12h às 18h. @blocopsytrancesomosnozes
Ritaleena
Com uma década de existência, o grupo foi criado pela musicista Alessa Camarinha e a figurinista Yumi Sakate. Faz uma homenagem à cantora Rita Lee no nome e no repertório, apresentado em ritmo de marchinha. Também inclui outras referências ao rock e MPB.
Av. Lineu de Paula Machado, 1.263, Cidade Jardim, região sul. Das 12h às 18h. @bloco_ritaleena
Samba Rock e Serpentina
Inspirados por referências como Tim Maia e Gerson King Combo, o grupo faz um desfile que busca democratizar o acesso à educação musical. Ao longo do ano, promove oficinas de percussão e sopro abertas ao público.
R. Conselheiro Brotero, 506, Barra Funda, região oeste. Das 10h às 15h. @sambarockeserpentina
Summer Eletro Bloco
Criado a partir da festa de mesmo nome, sai às ruas no período de Carnaval com música dance e pop dos anos 2000.
Av. Marquês de São Vicente, 230, Barra Funda, região oeste. Das 14h às 20h. @summereletro.beats
Toca Raulzito
Com guitarras e bateria, o bloco Criado por músicos e fãs faz um tributo ao ícone Raul Seixas no Carnaval de rua.
R. Gustavo Geley, 12, Itaquera, região leste. Das 14h às 18h. @blocotocaraulzito
Urubó
Leia mais na pág. C13
Lgo. da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215, Freguesia do Ó. Das 11h às 17h. @blocourubo
Segunda (3)
Blocão do Totó e Ruby Fofa
Focado em pets é fruto de uma parceria entre o Clube do Totó, parque temático para cachorros, e a cachorra Ruby Fofa, famosa nas redes sociais. Tem atividades extra, como o concurso de fantasias para os cães.
Pça. Nossa Senhora Aparecida, s/n°, Vila Mariana, região sul. Das 8h às 13h. @rubyfofa
Bloco Afro Percussivo Filhas da Mãe África
É uma ação das Filhas de Mãe África, coletivo cultural feminino cujo objetivo é destacar a riqueza e a diversidade das culturas africanas. Nesta edição, elas celebram Matamba, entidade espiritual do candomblé ligada aos ventos e à tempestade.
R. Cumarú, 208, São Miguel Paulista, região leste. Das 14h às 18h. @filhasdamaeafrica
Bloco da Pabllo
A edição de 2025 do trio conduzido por Pabllo Vittar tem como tema a cultura clubber, com um repertório que abrange os anos 1980 aos 2000. Além disso, o bloco vai trazer referências atuais da cena noturna underground, músicas do álbum "Batidão Tropical", de 2021, e também de outras fases da artista.
Obelisco do Ibirapuera - pça. Ibrahim Nobre, s/nº, Vila Mariana, região sul. Das 14h às 18h. @blocodapabllo
BumbaBloco
Traz para a capital paulista a tradição do festival de Parintins, em que rivalizam os bois Caprichoso e Garantido. O repertório do cortejo inclui as toadas cantadas nesta tradição popular.
R. Viri, s/n°, Santana, região norte. Das 14h às 18h. @bumbabloco
Dre Tarde
Sob o comando do DJ Dre Guazzelli, o bloco é a versão de rua da festa Sábado Dre Tarde. Em sua 7ª edição, retorna à avenida Faria Lima com repertório que tem, além de Guazzelli, convidados especiais de estilos diferentes da house music.
Av. Faria Lima, 4.150, Vila Nova Conceição, região sul. Das 13h às 18h. @dreguazzelli
Esfarrapado
É um dos blocos de rua mais antigos da cidade. Seu nome remete ao caráter improvisado das fantasias, em que a criatividade é o que vale. O repertório do bloco inclui diversas marchinhas e sambas-enredo da escola de samba Vai-Vai.
R. Treze de Maio, 518, Bela Vista, região central. Das 10h às 20h. @bloco_esfarrapado
Espetacular Charanga do França
Fundado em 2013, explora aspectos da música a partir de instrumentos de sopro e percussão. Marchinhas tradicionais fazem parte do repertório do bloco, que se tornou um clássico do Carnaval da cidade. O cortejo foi idealizado pelo saxofonista e compositor Thiago França.
R. Imaculada Conceição, 151, Vila Buarque, região central. Das 9h às 14h. @charangadofranca
Fanfarrões do Camaleon
Organizado pelo bar Camaleon Tatuapé, o bloco sai da rua Coelho Lisboa e passeia pelas ruas Emílio Mallet e Cantagalo.
R. Coelho Lisboa, 333, Tatuapé, região leste. Das 13h às 18h. @blocofanfarroescamaleon
Fígado de Aço
Fundado em 2013, o bloco irá cortejar pela avenida Campo Mourão, na região sul da capital paulista. Sambas, marchinhas e fanfarras estão na programação.
Av. Campo Mourão, 92, Guarapiranga, região sul. Das 13h às 18h. @blocofigadodeaco
Filhos de Gil
Fundado em 2017, celebra a vida e as criações do cantor Gilberto Gil em seu desfile. Inclui a música "Aquele Abraço", em homenagem à despedida do artista dos palcos.
Av. Helio Pellegrino, 200, Vila Nova Conceição, região sul. Das 13h às 18h. @filhosdegil
Jegue Elétrico SP
Leia na pág. C13
Pça. da República, República, região central. Das 13h às 18h. @blocojegueeletricosp
Me Lembra que Eu Vou
Nascido como um coletivo musical formado por amigos batuqueiros, celebra dez anos
de folia. O repertório musical tem ritmos como samba e axé.
R. Henrique Schaumann, 567, Pinheiros, região oeste. Das 9h às 14h. @blocomelembra
Não Serve Mestre
Fundado em 2014, tem programação eclética, que apresenta desde marchinhas até rock, passando por baião, forró, funk, soul brasileiro e muito samba.
R. Henrique Schaumann, 567, Pinheiros, região oeste. Das 13h às 18h. @naoservemestre
Qué que Deu?
O bloco de percussão, canto e sopro, formado inteiramente por mulheres, realiza seu desfile
na segunda-feira de Carnaval. A bateria destaca instrumentos como alfaia, caixa, agogô, tamborim e xequerê.
Al. Cleveland, 602, Campos Elíseos, região central. Das 14h às 17h. @quequedeubloco
Vou de Táxi
Desde a primeira edição em 2014 relembra hits dos anos 1990 e 2000 —neste ano, durante seis horas de apresentação. A concentração parte do obelisco na região do parque Ibirapuera.
Av. Pedro Álvares Cabral, entre Obelisco e Monumento às Bandeiras, Vila Mariana, região sul. Das 10h às 16h. @blocovoudetaxi
Unidos do Swing
Criado em 2014, o bloco foi fundado por artistas circenses e músicos e dançarinos de jazz. O
grupo carrega uma atmosfera típica de Nova Orleans com ritmos e danças de raízes de matriz africana. Neste ano, desfila o tema "Jazz Intergalático".
Pça. Antônio Prado, s/n°, Centro, região central. Das 13h às 17h. @unidosdoswing
Terça (4)
Afoxé Omí Aiye
Celebra a ancestralidade, a resistência e a riqueza das tradições de origem africana no Brasil, com ritmos como o ijexá, samba e reggae. O desfile deve durar cinco horas e faz passagem pela praça Benedito Ramos Rodrigues e pela avenida Milene Elias.
Av. Paranaguá (em frente ao supermercado Nagumo, 2.226), Ermelino Matarazzo, região leste. Das 13h às 18h. @afoxeomiaiye
Assombrosos do Ó
Leva às ruas da capital paulista marchinhas clássicas, rock and roll e pop, além dos boronofes– os, famosos bonecos artesanais do bloco. Alguns dos pontos de passagem previstos são: avenida Ministro Petrônio Portela e rua Calixto de Almeida. Depois, segue até a praça do IV Centenário da Freguesia do Ó. A dispersão será na rua Artur Fajardo, onde fica a sede do grupo.
R. Dr. Artur Fajardo, 405, Freguesia do Ó, região norte. Das 13h às 18h. @assombrososdoo
Bahianidade
Foi fundado em 2016 pela cantora baiana Denise Diniz. O repertório apresenta ritmos afro-brasileiros como axé, ijexá e samba de roda. A artista trará interpretações carnavalescas de "Baianidade Nagô", "Madagascar Olodum", "Pequena Eva" e "Avisa Lá".
R. Rui Barbosa, 658, Bela Vista, região central. Das 10h às 15h. @bloco_bahianidade
Banda das Cachorras
O bloco fica parado em uma praça da região leste. Por lá, há shows de MPB e eletrônica com apresentação da Banda das Cachorras, de Graça Braga, Fabiana Bombom, Tati Nascimento, Kako Chocolate e do DJ Nego J.
Pça. da Toco, s/n°, Vila Matilde, região leste. Das 10h às 19h. @bandadascachorras
Bloco do Pirata
Bloco do Pirata Possui a mesma formação e banda do bloco do Bartantã, mas faz um percurso diferente. Tem as tradicionais marchinhas e, também, canções de axé que fizeram sucesso entre os anos 1990 e 2000.
Av. Min. Laudo Ferreira de Camargo, 62, Butantã, região oeste. Das 13h às 19h. @oblocopirata
Os Cataratos do Niágara
O bloco nasceu inspirado no episódio "Vamos às Cataratas", do desenho Pica-Pau. Entre as alas temáticas do grupo, a que se destaca é a "Ala do Barril", em que os foliões se vestem com fantasias inspiradas no recipiente de madeira. O cortejo passa pelas ruas Monte Alegre, Bartira e Dr. Franco da Rocha.
R. Monte Alegre, 1.094, Perdizes, região oeste. Das 13h às 17h. @oscataratosdoniagara
Copo Quebrado
Foi fundado em 2017 por um grupo de amigos de Guaianases. Em 2018, ganhou forma com a estreia de sua bateria —quando começou a atrair mais foliões. Neste ano, desfila na avenida Utaro Kanai, do número 750 ao 120, com o tema "Brincadeira de Criança Como É Bom". O repertório, por sua vez, deve apresentar marchinhas carnavalescas autorais.
Av. Utaro Kanai, 750, Guaianases, região leste. Das 10h às 17h. @copoquebradocia
Doidin Pra Virar Jacaré
Desfila no bairro do Ipiranga, com o tema "Nosso Cinema Brasileiro: Ainda Estou Aqui", em homenagem ao filme brasileiro de Walter Salles indicado ao Oscar. O setlist é focado em faixas de axé, samba e MPB. O trajeto tem início na rua Bamboré, passa pela rua Antônio Marcondes, avenida Nazaré, ruas Moreira Costa, Xavier de Almeida, Padre Marchetti, Gentil de Moura e encerra na rua Bamboré.
R. Bamboré, 518, Ipiranga, região sul. Das 14h às 18h. @blocodoidinpravirarjacare2025
Estação Folia
Desfila em frente ao Museu do Ipiranga com o tema "Orixá Xangô". O bloco possui uma corte carnavalesca, com destaque para a rainha trans e a princesa mirim. Além disso, tem uma bateria composta por mais de 80 mulheres ritmistas. No repertório, os foliões encontram sambas-enredo autorais, axé e micareta.
Pça. da Independência, s/n°, Ipiranga, região sul. Das 13h às 18h. @blocoestacaofolia
Ezatamentchy
O bloco desfila com lineup formado somente por artistas trans. Entre as atrações confirmadas estão: Irmãs de Pau, Valenttino, Bixarte, Renata Peron, Valeria Barcellos, Ayô Tupinambá, Traemme, Divanna Montez, Diva Menner, MC Xuxu, Coral, Heitoraaaaaaaa, Calêendula e DJ Miss Tacada.
R. Fortunato, 35, Vila Buarque, região central. Das 11h às 17h. @ezatamentchy
Galo da Madrugada
O bloco traz à capital paulista a energia do Carnaval de Recife. Uma das características marcantes do grupo é a mistura do frevo —ritmo predominante de sua festa— com o maracatu e com outras manifestações culturais pernambucanas, como o caboclinho e a ciranda.
Pq. Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral (entre o obelisco do Ibirapuera e Monumento às Bandeiras), Vila Mariana, região sul. Das 9h às 14h. @galodamadrugada
Morro da Vila Alpina
O bloco, fundado em 2018, toca marchinhas de Carnaval, axé, forró, sertanejo e sambas-enredo. O cortejo sai da rua dos Junquilhos, passa pelas ruas Maria Tavares, Campânulas e Alfazemas e retorna à rua dos Junquilhos.
R. dos Junquilhos, esquina com a pça. Cel Mello Gaia, Vila Prudente, região leste. Das 12h às 18h
Pagu
Surgiu em 2016 com a proposta de celebrar a luta por equidade e a liberdade individual feminina. Com uma bateria formada por mais de cem mulheres, interpreta sucessos de que ficaram conhecidas na voz de intérpretes e compositoras como Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia, Rita Lee, Alcione, Beth Carvalho, Margareth Menezes e Beyoncé. A dispersão acontece na avenida Sumaré, número 1.529.
Av. Paulo VI, s/n°, Perdizes, região oeste. Das 11h às 16h. @blocopagu
Se Fui Triste, Não Me Lembro
Di Ferrero, vocalista do grupo NX Zero, estreia seu próprio bloco na avenida Faria Lima com a participação de MC Lan. O trio elétrico traz versões rock de hits pop, como "Dona de Mim", da brasileira Iza, "DtMF", do porto-riquenho Bad Bunny, e "As It Was", do britânico Harry Styles, além de sucessos das bandas Queen e Paramore. O cantor também apresenta hits nacionais, como "Evidências" e "Mulher de Fases". Composições de sua carreira solo, como "Intensamente" e "Um Brinde", e "Cedo ou Tarde", "Razões e Emoções" e "Só Rezo", músicas do grupo NX Zero, estarão no setlist.
Av. Faria Lima, 4.150, Pinheiros, região oeste. Das 13h às 18h. @diferrero
Skaravana
Faz referência ao gênero musical da Jamaica, o ska, que surgiu no final da década de 1950 e combina elementos caribenhos e norte-americanos. Também toca outros gêneros musicais jamaicanos, como rocksteady e reggae. O repertório inclui canções das bandas The Specials, The Skatalites, Os Paralamas do Sucesso e Skank.
R. Treze de Maio, 112, Bela Vista, região central. Das 13h às 18h. @blocoskaravana
¡Súbete!
Agita os foliões paulistanos com o reggaeton, gênero musical que mistura ritmos latinos e caribenhos ao hip hop e à músicaeletrônica. Canções como "Perro Negro", do Bad Bunny e Feid, "LALA", de Myke Towers, e "Romeo", da Anitta, estão no setlist. O after do grupo será no Teatro Mars, das 16h às 23h, com ingressos a partir de R$ 30. Em seu trajeto, o bloco passará, respectivamente, pela praça Dom Orione e pelas ruas Rui Barbosa, João Passalaqua, Luiz Porrio, Santo Antônio, Maj. Diogo, Prof. Laerte Ramos de Carvalho e Manoel Dutra.
Pça. Dom Orione, s/n°, Bela Vista, região central. Das 12h às 16h. @subete_subete
Vez e Voz
Neste ano, o bloco do grupo LGBTQIA+ é dedicado às mulheres. O repertório homenageia Elza Soares e Leci Brandão. O cortejo apresentará marchinhas, sambas-enredo e canções das artistas ao longo do trajeto. Começa na rua Augusta, passa pelas ruas Matias Aires e Martins Fontes e termina na rua Álvaro de Carvalho.
R. Augusta, 1.300, Baixo Augusta, região central. Das 11h às 16h. @oblocovezevoz
Comentários
Ver todos os comentários