Filhote de urso-polar chamada Nur é apresentada no Aquário de São Paulo

Primeira da espécie a nascer na América Latina, já pode ser vista por público

São Paulo

Um filhote de urso-polar, que nasceu no Brasil em novembro de 2024, poderá ser visto pelo público pela primeira vez nesta quinta-feira (27) no Aquário de São Paulo.

A fêmea Nur, nome que significa luz em árabe, é filha dos ursos-polares Aurora e Peregrino, que chegaram ao país há dez anos. Ambos vieram do zoológico de Kazan, na Rússia, em uma parceria com a instituição paulistana para "preservação da espécie".

A imagem mostra um urso polar deitado em um ambiente com palha. O urso está de lado, com um filhote aconchegado próximo ao seu corpo. A cena é em preto e branco, destacando a pelagem branca do urso e a suavidade do filhote.
A ursa-polar Aurora ao lado do seu filhote Nur no Aquário de São Paulo - Divulgação

Na época da chegada dos ursos, o Aquário de São Paulo foi alvo de protestos. Ativistas argumentavam que a instituição, privada, explora comercialmente os animais por meio da cobrança de ingressos para a visitação.

Mas o nascimento de Nur e sua sobrevivência, algo raro, foram comemorados pela equipe do aquário. Segundo a instituição paulistana, só seis ursos-polares nasceram em zoos no ano passado. A população geral da espécie está em declínio.

As primeiras semanas de vida são cruciais para os filhotes, que podem enfrentar rejeição da mãe, problemas de saúde ou acidente. Aurora já tinha dado à luz a um filhote em 2023, mas ele morreu nos primeiros dias de vida.

Durante as primeiras semanas do nascimento, a equipe do aquário observou por câmeras se a mãe demonstrava instinto materno, como lamber e amamentar o filhote. Aurora se mostrou receptiva em relação à Nur, que nasceu com aproximadamente 400 gramas.

Pequena em relação aos pais. Aurora pesa 283 kg; o pai, 660 kg. Hoje com três meses ela já pesa 6kg.

Depois do período de adaptação na toca, que é resfriada de 0 °C a 4 °C, a mãe levou o filhote para outro recinto do aquário, onde pode ser vista pelo público.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais