Descrição de chapéu museu
Passeios

Conheça oito museus recentes ou centenários que valem a visita em São Paulo

Roteiro mostra o que está em cartaz, dias de gratuidade e como chegar

A imagem mostra uma sala de exposição de arte em um museu. No centro, há uma escultura de uma figura feminina em bronze, segurando um pano. Ao fundo, estão penduradas várias pinturas emolduradas, incluindo uma representação de uma mulher nua e outra de uma criança. O ambiente é moderno, com divisórias e iluminação suave.

Sala no quinto andar do novo prédio do Masp é dedicada ao artista Renoir Folhapress

São Paulo

O novo espaço expositivo do Masp, o edifício Pietro Maria Bardi, se junta nesta sexta-feira (28) ao diverso time de museus da capital paulista. Convivem, na cidade, espaços centenários e recentes, que apostam em um modelo curatorial mais interativo, desafiando a ideia de contemplação.

A inauguração do novo edifício do Masp também oferece diversidade em suas cinco mostras de abertura.
No quinto andar do espaço fica a exposição "Renoir", que reúne 12 pinturas e uma escultura do francês.

No piso abaixo, está "Geometrias", com 50 obras de artistas como Lygia Clark, Tomie Ohtake e Ferreira Gullar, que exploram linhas e formas em pinturas e esculturas. O sexto andar conta, em "Histórias do Masp", como o museu formou seu acervo com peças de Rembrandt, Vincent van Gogh, Picasso e Tarsila do Amaral.

Mas a cidade também tem museus mais jovens, como o da Língua Portuguesa, o do Futebol e o Catavento, que atraem o público apostando em brincadeiras e instalações que podem ser manuseadas para traduzir conceitos complexos, como as aplicações da óptica, um dos campos de estudo da física.

O que esses centros culturais têm em comum é a necessidade de bater perna. Para simplificar a tarefa, os textos a seguir funcionam como um guia de uso de oito instituições, reunindo suas histórias e mostras em cartaz —além de indicar quando oferecem gratuidade da entrada.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais