Renato Teixeira relembra causos e canta sucessos em show

Em apresentação no Sesc Parque Dom Pedro 2º, artista também fala de seu processo de criação

São Paulo

O cantor e compositor Renato Teixeira sobe ao palco do Sesc Parque Dom Pedro 2º, neste domingo (26), para uma apresentação diferente das que está acostumado a fazer. Ele vai não apenas cantar, mas contar causos e relembrar passagens de sua vida em espetáculo do projeto Memórias Musicais, organizado pela unidade.

Com longa carreira, o músico de Santos (SP) já está na história da música brasileira como um dos maiores nomes da canção sertaneja. Entre os artistas com os quais já gravou discos figuram a dupla Pena Branca (1939-2010) e Xavantinho (1942-1999) e os cantores Zé Geraldo, Xangai e Sérgio Reis.

Seu maior parceiro talvez seja o sul-mato-grossense Almir Sater. Com ele, criou os clássicos “Tocando em Frente” e “Um Violeiro Toca”. As duas fizeram parte da trilha sonora da novela Pantanal, exibida pela extinta TV Manchete em 1990 e que transformou a atriz Cristiana Oliveira em uma estrela nacional.

Músico Renato Teixeira caminha dentro da piscina de sua casa (sem água) na Serra da Cantareira, em São Paulo. Ele segura um violão preto com detalhe branco enquanto anda
Músico Renato Teixeira na piscina de sua casa, na Serra da Cantareira, em São Paulo - Eduardo Knapp-31.mai.2018/Folhapress

No show com cara de bate-papo informal com o público, Teixeira deve relembrar as composições e a relação com o amigo violeiro. E, entre uma canção e outra, falará também de seu processo de criação. Obras para servirem como exemplo não faltam, muito menos sucessos.

Sua “Frete” (dos versos “eu conheço todos os sotaques/Desse povo todas as paisagens”) tocava na abertura das duas versões da série Carga Pesada, da Globo, protagonizada pelos caminhoneiros Pedro (Antonio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia).

Já “Romaria”, gravada por Elis Regina (1945-1982), tornou-se seu maior êxito. Até quem não gosta de música rural conhece a letra que diz “sou caipira, Pirapora Nossa/Senhora de Aparecida”.

Renato Teixeira

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais