O cantor e compositor Renato Teixeira sobe ao palco do Sesc Parque Dom Pedro 2º, neste domingo (26), para uma apresentação diferente das que está acostumado a fazer. Ele vai não apenas cantar, mas contar causos e relembrar passagens de sua vida em espetáculo do projeto Memórias Musicais, organizado pela unidade.
Com longa carreira, o músico de Santos (SP) já está na história da música brasileira como um dos maiores nomes da canção sertaneja. Entre os artistas com os quais já gravou discos figuram a dupla Pena Branca (1939-2010) e Xavantinho (1942-1999) e os cantores Zé Geraldo, Xangai e Sérgio Reis.
Seu maior parceiro talvez seja o sul-mato-grossense Almir Sater. Com ele, criou os clássicos “Tocando em Frente” e “Um Violeiro Toca”. As duas fizeram parte da trilha sonora da novela Pantanal, exibida pela extinta TV Manchete em 1990 e que transformou a atriz Cristiana Oliveira em uma estrela nacional.
No show com cara de bate-papo informal com o público, Teixeira deve relembrar as composições e a relação com o amigo violeiro. E, entre uma canção e outra, falará também de seu processo de criação. Obras para servirem como exemplo não faltam, muito menos sucessos.
Sua “Frete” (dos versos “eu conheço todos os sotaques/Desse povo todas as paisagens”) tocava na abertura das duas versões da série Carga Pesada, da Globo, protagonizada pelos caminhoneiros Pedro (Antonio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia).
Já “Romaria”, gravada por Elis Regina (1945-1982), tornou-se seu maior êxito. Até quem não gosta de música rural conhece a letra que diz “sou caipira, Pirapora Nossa/Senhora de Aparecida”.
Comentários
Ver todos os comentários