Descrição de chapéu Segunda Guerra Mundial
Shows

Sambista Douglas Germano canta músicas de novo disco em show no Sesc Itaquera

Em seu terceiro álbum, artista gravou parceria com o letrista Aldir Blanc

Fernando Silva
São Paulo

O cantor Douglas Germano se apresenta na praça de eventos do Sesc Itaquera (zona leste) na tarde deste domingo (23). No show, ele mostra as canções de "Escumalha", álbum recém-lançado.

Mais conhecido por ser o compositor da música "Maria da Vila Matilde", gravada por Elza Soares em "A Mulher do Fim do Mundo", de 2015, o paulistano trata de temas como cultura popular, mau-caratismo (há uma faixa chamada "Babaca") e história no novo disco.

Um dos destaques é a parceria dele com o letrista Aldir Blanc, que criou com o músico João Bosco clássicos da música brasileira dos anos 1970, entre os quais, "Incompatibilidade de Gênios", "Miss Suéter" e "O Bêbado e a Equilibrista". O samba de ritmo acelerado "Valhacouto" fala de violência e arrogância, fazendo referência à Alemanha nazista de Adolf Hitler (1889-1945).

Cantor e compositor Douglas Germano
Cantor e compositor Douglas Germano - Stela Handa/Divulgação

Os versos escritos por Blanc trazem sequências como "Foi na Alemanha que a escumalha/Fez armas virarem leis" e "Crianças matando/Imitando tiras/Vale da morte, estupidez". A faixa descreve um cenário de horror e termina com a pergunta "Mas acabou mesmo?".

No projeto, o cantor destaca ainda a luta diária das mulheres em "Marcha de Maria" e retrata marginalizados que têm de se virar para sobreviver, caso de "Chapa". Pontuada por violão e cuíca, a canção é um hino ao trabalhador que fica à beira da estrada em busca de caminhoneiros precisando de ajuda, seja para entender como chegar a um destino, seja para descarregar o veículo.

Este é o terceiro CD solo de Germano, que sobe ao palco acompanhado de cinco instrumentistas e três backing vocals. Ele lançou também "Orí" (2011) e "Golpe de Vista" (2016).

Douglas Germano

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais