Dia da Consciência Negra tem programação de shows, filmes e novo museu virtual

Data conta com série de eventos, boa parte deles online por causa da pandemia

-
São Paulo

Celebrado nesta sexta-feira (20), o Dia da Consciência Negra inspira uma extensa programação online e presencial. São shows, bate-papos, exibição de filmes e até o lançamento de um museu virtual.

Se você não está em São Paulo para conferir pessoalmente o roteiro que o Guia elaborou por marcos da história negra na capital —ou se ainda prefere não sair de casa por causa da pandemia—, uma boa alternativa pode ser aproveitar a lista de eventos online.

A programação é feita em um momento em que São Paulo registrou um aumento de internações em pacientes com coronavírus. Por isso, se decidir sair, use sempre máscaras e respeite os protocolos de segurança.

*

SHOWS

Casa Natura Musical
Neste mês de novembro, o espaço apresenta o projeto Afetos no seu perfil no Instagram, sempre às quintas, a partir das 19h. Os próximos convidados serão as atrizes Zezé Motta e Cris Vianna (26/11). Depois, é a vez da cantora Paula Lima com o advogado, filósofo e professor Silvio Almeida (3/12). Além disso, o projeto Sala da Casa tem lineup todo composto por artistas negros. A agenda traz a cantora, compositora e atriz Khrystal (21/11); o músico mineiro Rafael Salles (22/11); a cantora amazonense Thais Badu (28/11); o cantor, compositor e acordeonista Mestrinho (29/11); o sambista Toinho Melodia (5/12); e Nath Rodrigues (6/12), cantora, compositora e violinista mineira.
Afetos - Qui. (26/11 e 3/12), a partir das 19h. Acesso p/ instagram.com/casanaturamusical
Sala da Casa - Sáb. (21/11, 28/11 e 5/12) e dom. (22/11, 29/11 e 6/12), a partir das 19h. Acesso p/ instagram.com/casanaturamusical. Grátis

O músico Mestrinho se apresenta no domingo  
O músico Mestrinho se apresenta no domingo   - Pinguim/Divulgação

Devassa Encontros Tropicais: Iza e Orkestra Rumpilezz
Diretamente do Museu du Ritmo, em Salvador, a cantora Iza e a Orkestra Rumpilezz, comandada pelo maestro Letieres Leite, celebram o Dia da Consciência Negra em grande companhia. A partir das 20h, convidam para o show grandes nomes da música nacional, como Mateus Aleluia, Lazzo Matumbi, Margareth Menezes e Carlinhos Brown.
Sábado (21), a partir das 20h. Acesso p/ youtube.com/Devassa e Canal Multishow.


Festival Marcha dos Orixás
As religiões de matriz africana são celebradas neste festival, que teve shows gravados no começo do mês, mas que são transmitidos até o sábado (20). Também celebrando o Dia Nacional da Umbanda, comemorado no dia 15 de novembro, o evento reúne artistas adeptos desta religião —caso da banda Aláfia, do DJ KL Jay e das cantoras Carla Ponsi e Larissa Luz.
Sexta (20) e sábado (21), das 18h às 21h. Acesso p/ Facebook, Instagram e YouTube.


Preste Atenção
O bar localizado em Pinheiros tem programação que prioriza a cultura negra durante o fim de semana de 20 a 22 de dezembro. Na sexta, a casa traz performances, música e poesia afro-urbana. No sábado, é a vez da Noite Raízes, com show de Nara Couto. Já no domingo, a Ocupação Baiana encerra a programação com shows de grupos de axé, samba e pagode.
Heavy House - R. Benjamim Egas, 297, Pinheiros, região oeste. Sex. (20): 18h às 22h. Sáb. (21) e dom. (22): 14h às 22h.


Teresa Cristina
Tida como a rainha das lives no Instagram, a cantora Teresa Cristina comanda o perfil do canal Futura nesta sexta (20), a partir das 19h, com repertório dedicado à cultura negra. Além de apresentar canções, ela também conversa com seguidores. A ocupação artística integra a programação especial da emissora, com 24 horas dedicadas ao Dia da Consciência Negra, também disponíveis no site futuraplay.org.
Sex. (20), a partir das 19h. Acesso p/ instagram.com/canal_futura

*

PASSEIOS

Em Vivo Contato com Quem?

O bate-papo questiona a produção hegemônica de arte e a presença de artistas africanos e afro-brasileiros na Bienal de Arte de São Paulo, adotando como ponto de partida a reflexão do primeiro diretor artístico da instituição, Lourival Gomes Machado. Participam da conversa a curadora de arte Luciara Ribeiro e os artistas Tiago Gualberto e Renato Silva.
Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso, av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, parque Ibirapuera, região sul, tel. (11) 5573-9932. Inscrições pelo link https://forms.gle/Ws6VZss5uNzKiRvH7. Grátis


Encontro das Pretas
Em edição online, o evento reúne empreendedorismo, feminismo e música. Entre os destaques da programação estão o lançamento de uma feira virtual e a apresentação da cantora Karol Conka, transmitida pelo YouTube.
Sex. (20) a 29/11. Confira a programação em encontrodaspretas.com.br. Grátis.


Fábricas de Cultura
É extensa, variada, online e gratuita a programação para o Dia da Consciência Negra desses equipamentos culturais. Entre os destaques, a Cia Trupe Liuds apresenta o universo da palhaçaria na oficina Comicidade Negra, nesta sexta (20), a partir das 15h, no YouTube. Depois, às 17h, ocorre o desfile virtual Africanidade: África Através dos Panos, no Facebook, seguido de show do grupo musical paulistano Senzala Hi-tech, com um repertório que une o hip-hop à influências musicais do funk, soul, samba, reggae, dub e sons da África às Américas, às 18h, também no YouTube. No dia 28, há o Festival de Rap, com a presença de Winnit e T Mac, às 20h, no YouTube.
Programação completa no Facebook, Instagram e YouTube.


Feira Preta
Com o tema O Futuro É Preto, o evento de cultura e empreendedorismo negro realiza edição online com mais de cem atrações divididas em 12 eixos. Entre as atividades, integralmente virtuais, estão apresentações de dança, palestras, oficinas, gastronomia e compras online.
Sex. (20) a 10/12. Confira a programação completa no feirapreta.com.br.


Programação Secretaria de Cultura de São Paulo
Com programação presencial e online, agenda da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado reúne mais de 30 eventos ao longo do mês de novembro. São iniciativas em museus, bibliotecas, oficinas culturais e fábricas de cultura, com atividades como bate-papos, cursos, oficinas, exposições e lives. Um destaque é o lançamento do Museu Itamar Assumpção, o MU.ITA, que é digital e terá show de Anelis Assumpção, nesta sexta (20), a partir das 21h30. Outra atividade é o primeiro festival Cinema Negro em Ação, até o dia 21 de novembro. É possível acessá-los através da plataforma #CulturaEmCasa. A programação completa está em cultura.sp.gov.br.
Lançamento do Museu Itamar Assumpção com apresentação de Anelis Assumpção - Sex. (20), às 21h30. Acesso p/ culturaemcasa.com.br


Virada da Consciência
Neste ano, o evento criado pela Universidade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobras acontece online, em uma plataforma exclusiva. A programação inclui debates com temas como a presença negra da mídia e cultura e racismo estrutural, por exemplo.
Sex. (20) a dom. (22): a partir das 10h em viradadaconsciencia.com.br. Grátis.

*

EXPOSIÇÕES

Google Arts and Culture
A plataforma, que reúne acervos de museus do mundo inteiro gratuitamente, estreou uma seção especial dedicada à arte e à cultura afro-brasileira. O projeto Consciências Negras é formado por 31 exposições, incluindo 13 inéditas. Além disso, a página do Museu Afro Brasil no Google Arts and Culture destaca obras sobre narrativas marginalizadas, com curadoria de quatro artistas convidados.
Disponível em artsandculture.com. Grátis.


MAM na Cidade
Com o objetivo de levar arte para o espaço público, o Museu de Arte Moderna de São Paulo realiza a segunda edição do projeto "MAM na Cidade", com a projeção de obras do acervo do museu em fachadas de edifícios. O recorte é para trabalhos de artistas negros, como Paulo Nazareth, Antônio Obá e Mariana de Matos e Rosana Paulino. Um quinteto de alunos da Orquestra Sinfônica Heliópolis faz o acompanhamento musical das projeções na fachada do Instituto Baccarelli.
Instituto Baccarelli - Estr. das Lágrimas, 2317, Cidade Nova Heliópolis, região sul. Sex. (20): 19h. Grátis.

Sem Título, 2013, Paulo Nazareth
Sem Título, 2013, Paulo Nazareth - Divulgação

*

CRIANÇA

Nerina, A Ovelha Negra
Concepção, adaptação e direção: Sidnei Caria. Com: Bia Rezende, Camila Ivo, Lucas Luciano e outros.
Inspirado no livro de Michele Iacocca, o musical conta a história de uma ovelha que é expulsa do rebanho por ter uma cor diferente. Ela tem a oportunidade de se vingar de suas companheiras, mas toma outra decisão –fato que traz reflexões sobre o racismo na sociedade. O espetáculo é transmitido gratuitamente nas redes sociais da Maracujá Laboratório de Artes. Após a apresentação, há um bate-papo com os idealizadores.
Sáb. (21) e dom. (22): 11h e 16h no Facebook e YouTube. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais