Blue Note, CCSP e Vibra SP têm a melhor visão de palco em shows

Espaços permitem que o público curta as apresentações em posição estratégica

São Paulo
Público assiste de perto ao show da cantora Marina Lima no Blue Note - Keiny Andrade/Folhapress

BLUE NOTE
Até 500 pessoas

Laura Lewer

Sob a luz azulada que é marca do Blue Note, casa de jazz cuja primeira unidade foi inaugurada na década de 1980 em Nova York, nos Estados Unidos, um burburinho pré-show se espalha pelas mesas distribuídas no salão, todas com até seis cadeiras e uma velinha acesa em cima.

A vista da cortina dos fundos dá para uma longa varanda, que por sua vez entrega uma visão privilegiada da avenida Paulista, a mais famosa da capital. A unidade em São Paulo, que em 2019 fez companhia para filiais como as do Rio, Tóquio e Milão, fica em ponto estratégico, na cobertura do Conjunto Nacional, esquina com a rua Augusta.

Mas é com outra visão que a casa, que também garante em sua programação novos e antigos nomes da MPB e outras vertentes além do jazz, sai na frente. De qualquer mesa do espaço é possível ter uma visão clara do que acontece durante o show, o que faz do Blue Note a casa eleita, entre outras de mesma capacidade, como a melhor visão de palco na cidade —característica fundamental para um bom espaço de espetáculos.

O palco é baixo, e os assentos, próximos uns aos outros, o que passa a sensação de que todas as 337 pessoas que a casa consegue abrigar vivem uma experiência mais coletiva do que o habitual em um espaço com ares requintados. Quem se senta na fileira da frente, inclusive, fica a poucos centímetros do artista. Outra raridade no caso de shows para público sentado.

As mesmas mesas próximas que garantem o intimismo, no entanto, também podem limitar a movimentação das cadeiras e obrigar algumas pessoas a assistir à performance de um jeito meio torto, sentadas de lado, o que gera algumas reclamações.

Os lugares mais distantes, camarotes para até oito pessoas nas laterais, resolvem o problema da distância com a visão privilegiada, garantida pela distribuição em uma área elevada que fica na mesma linha do palco.

Outro diferencial da casa é o mapa fixado na página de venda de ingressos, didático ao explicar a localização de todos os assentos e, principalmente, de pilastras do Blue Note —uma exceção de transparência em uma cidade cheia de casas em que, em um dia de azar, assiste-se a um show olhando mais para um bloco de concreto do que para a banda no palco.

Blue Note - Av. Paulista, 2.073, Bela Vista, região central. Instagram @bluenotesp. Programação em bluenotesp.com


CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
De 500 a 2.000 pessoas

Lucas Brêda

Quem desce no metrô Vergueiro, no Paraíso, e caminha até o Centro Cultural São Paulo (CCSP) dificilmente imagina que ali dentro há um lugar para ver shows. O complexo reúne biblioteca, jardins, espaços reservados a exposições, salas que podem ser usadas para exibir filmes ou como auditório, além de espaços de convivência, estudo e leitura.

É um local muito frequentado por estudantes e jovens praticando passos de dança —seja de k-pop, seja de hip-hop. Não há bares vendendo cerveja, música ambiente para aquecer o público antes da apresentação e nada do que remeta à atmosfera de uma casa de shows.

Na Sala Adoniran Barbosa, no CCSP, público tem boa visão de todos os assentos - Keiny Andrade/Folhapress

Mas logo depois de uma das entradas do CCSP fica a Sala Adoniran Barbosa, que é isolada acusticamente por paredes de vidro e tem um palco posicionado como um buraco no chão. Trata-se de um espaço raro na cidade, com uma arquitetura nada usual, capaz de potencializar a experiência musical.

A Sala Adoniran Barbosa tem um palco no meio, com cadeiras escalonadas em seu entorno. Assim, não há uma parte de trás, um fundo do palco. Poucos metros acima, e ao redor do "buraco" onde fica o palco, há uma espécie de arquibancada, em que o público tem de olhar para baixo para assistir ao show.

Em termos de visão de palco, não há casa de show minimamente parecida com o Centro Cultural São Paulo. Os músicos, necessariamente, se apresentam de costas para alguma fatia do público, o que costuma inclusive modificar os shows, já que os artistas têm de se movimentar e se virar para todos os lados conforme cantam ou tocam um instrumento.

Quem está nas arquibancadas tem uma visão ainda mais única. Vê o artista de frente, de costas ou de lado, e de um ângulo ainda mais improvável, pois consegue enxergar de cima o que acontece no palco —este, praticamente não fica elevado em relação ao chão, na mesma altura de quem está embaixo.
No caso de bandas, é comum que os integrantes se posicionem de frente uns para os outros, ou seja, parte deles ficam de costas para um canto da plateia e de frente para outro. É normalmente o posicionamento que uma banda adota durante um ensaio, trazendo o espectador praticamente para dentro de onde acontece a ação.

Quando os shows são mais animados, é comum que o público abandone as cadeiras e se aglomere no entorno dos músicos, ocupando os quatro cantos ao redor do palco. Quem está mais perto fica a poucos metros de quem está tocando, em contato quase físico com os cantores ou instrumentistas, e essa energia vai emanando pelo espaço.

Há casas em São Paulo que proporcionam uma sensação de intimismo parecida com a da Sala Adoniran Barbosa, mas poucas fogem da estrutura clássica, de um palco um pouco elevado em relação ao chão, encostado em uma parede, com músicos de frente para a plateia —a exceção talvez seja o teatro do Sesc Pompeia, com plateia em dois dos quatro cantos do palco.

De certa forma, é como se o Centro Cultural São Paulo redimensionasse o formato da roda de samba, em que os artistas tocam sentados em uma mesa, um de frente para o outro, e o público fica em pé ao redor —o que não deixa de ser uma homenagem a um dos maiores nomes do samba de São Paulo, que batiza o espaço.

Também é possível pensar em um estádio de futebol, com as chamadas "gerais", onde o público fica de pé no entorno do gramado, e as arquibancadas em um nível acima. Nessa comparação, o gramado seria o palco, e de certa forma até o posicionamento das luzes lembram os refletores das arenas.

Ainda que se encontrem casas e teatros que forneçam uma visão até mais clara de quem está se apresentando, o Centro Cultural São Paulo, com seus 622 lugares, se destaca pela originalidade. Não há nada como atravessar o paredão de vidro e se enfiar num buraco para ver um show na Sala Adoniran Barbosa, onde o artista está literalmente no meio do povo, e a energia musical é transmitida quase sem intermediários.

Centro Cultural São Paulo - R. Vergueiro, 1.000, Paraíso, zona sul. Instagram @centroculturalsp. Programação em centrocultural.sp.gov.br


VIBRA SÃO PAULO
De 2000 a 10 mil pessoas

Laura Lewer

Poucos lugares dedicados a shows na capital paulista garantem uma visão de palco tão limpa quanto a Vibra São Paulo —o antigo Credicard Hall, para os que ainda se perdem com o troca-troca de nomes desses espaços nos últimos anos.

É que a estrutura da casa, uma das maiores da cidade em tamanho e importância musical, assume um formato arredondado e convexo, que parece abraçar o palco. Isso faz com que, mesmo nas laterais, ainda seja possível acompanhar tranquilamente a apresentação —tudo sem pilastras ou estruturas de som ou de luz no meio do caminho.

Vibra São Paulo garante boa visão de palco durante as apresentações - Keiny Andrade/Folhapress

Em seu formato de mesas, quando consegue receber até 3.989 pessoas, o espaço eleva a estrutura para que o fundo esteja em um ponto mais alto, como num cinema, garantindo que as cabeças de quem senta nos setores mais próximos ao palco também não atrapalhem quem ficou com os últimos lugares.

Na versão de pista em pé, que faz o lugar alcançar sua capacidade máxima de 7.000 pessoas, o chão é plano como em outras casas. A exceção é o formato de alguns shows que oferecem tanto a opção da pista quanto das cadeiras —nesse caso, as últimas também ficam inclinadas.

Nos outros setores a Vibra mantém a consistência —uma das razões para a casa de shows levar o prêmio de melhor visão de palco em comparação a outras com capacidade equivalente.

Mesmo nas cadeiras mais altas, que ficam na última fileira do setor superior, o palco ainda é visto completamente, ainda que a banda fique pequena por causa da distância. Dois telões verticais —que poderiam ser maiores, aliás— dão conta de compensar essa distância com a boa qualidade de imagem e transmissão da apresentação.

A visão só fica levemente obstruída por grades e placas de proteção obrigatórias nas primeiras fileiras do setor mais alto, mas ainda assim é possível enxergar entre elas. Abaixo, nas confortáveis mesinhas do camarote, também dá para enxergar tudo —nesse espaço, a proteção é feita por uma placa baixa de vidro em cima do batente.

Vibra São Paulo - Av. Das Nações Unidas, 17.955, Santo Amaro, região sul. Instagram @vibrasaopaulo. Programação em vibrasaopaulo.com

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