Filmes criados a partir de entrevistas com grandes cineastas ganham as telas

Até a próxima quinta (8), o Cine Olido (centro de São Paulo) apresenta a mostra Cineastas do Nosso Tempo, que vai exibir filmes do projeto de André S. Labarthe e Janine Bazin, que pretendia dar voz à linguagem escrita por meio de uma série de longas entrevistas com grandes diretores de cinema.

Os filmes que compõem a série eram conduzidos por um jovem diretor, ou seja, nada de jornalistas. As obras reunidas fogem do óbvio por emprestar o olhar de cineastas com um demorado e poético olhar sobre o momento vivido pelo diretor.

Além dos vídeos da série, a mostra também traz longas dirigidos pelos entrevistados. "O Dinossauro e o Bebê: Diálogo em Oito Partes entre Fritz Lang e Jean-Luc Godard", filmado por Labarthe, é seguido pela exibição de "O Desprezo", com direção de Godard.

Crédito: Divulgação Atriz Brigitte Bardot em cena de "O Desprezo", de Jean-Luc Godard; longa integra a programação do Cine Olido
Atriz Brigitte Bardot em cena de "O Desprezo", de Jean-Luc Godard; longa integra a programação do Cine Olido

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA:

DOMINGO, DIA 4

15h: "O Dinossauro e o Bebê: Diálogo em Oito Partes Entre Fritz Lang e Jean-Luc Godard"
Le Dinosaure et le Bébé: Dialogue en Huit Parties entre Fritz Lang et Jean-Luc Godard, França, 1967. 61 min. Dir.: André S. Labarthe. Com Fritz Lang, Jean-Luc Godard, Howard Vernon e outros.
Labarthe filmou com duas câmeras Fritz Lang e Jean-Luc Godard em Paris, França, em 1964, um ano depois de "O Desprezo", filme de Godard no qual Lang interpreta a si mesmo.

17h: "O Desprezo"
Le Mépris, França, 1963. 103 min. Dir.: Jean-Luc Godard. Com: Brigitte Bardot, Jack Palance, Michel Piccoli e outros.
Enquanto um roteirista vai a Roma, Itália, para trabalhar numa adaptação de "A Odisseia", de Homero, que Fritz Lang está rodando, a mulher daquele não esconde de todos que o despreza.


TERÇA, DIA 6

15h: "A Nouvelle Vague por Ela Mesma"
La Nouvelle Vague par Elle-même. França, 1964., 57 min. Direção: André S. Labarthe e Robert Valley. Com Claude Chabrol, Jean Rouch, Jean-Luc Godard e outros.
O filme enfoca a Nouvelle Vague poucos anos depois de seu surgimento, reunindo 13 de seus integrantes.

17h: "Max Ophüls ou A ronda ou O Prazer de Filmar"
Max Ophüls ou La Ronde/Max Ophüls ou le Plaisir de Tourner. França, 1965. 51 min. Dir.: Michel Mitrani. Com Peter Ustinov, Daniel Gélin, Vittorio de Sica e outros.
Grupo de colaboradores e atores de Max Ophüls discorrem sobre seus métodos de trabalho, sua técnica e sua concepção de cinema no palco de um circo, evocado em seu clássico de 1955, "Lola Montés".

19h: "Lola Montés"
França, 1955. 116 min. Dir.: Max Ophüls. Com Martine Carol, Peter Ustinov, Anton Walbrook e outros.
Trágica história de uma dançarina e cortesã do século 19 que ficou célebre por seus romances escandalosos.


QUARTA, DIA 7

15h: "E No Entanto Eles Filmam"
Et Pourtant Ils Tournent. França, 1966. 95 min. Dir.: Claude Nahon. Com René Allio, Alain Jessua, Claude Lelouch e outros.
Documentário sobre jovens cineastas faziam seus primeiros filmes em meados dos anos 60, como Alain Jessua ("En Toute Inocence"), ou que ainda não tinham filmado, como André Téchiné ("Rosas Selvagens").

17h: "Éric Rohmer, Provas Irrefutáveis (episódios 1 e 2)"
Eric Rohmer, Preuves à l'Appui 1 et 2. França, 1996. 117 min. Dir.: André S. Labarthe e Jean Douchet (colaboração). Com Éric Rohmer e Jean Douchet. Narração: Arielle Dombasle.
Este retrato de Éric Rohmer encerra o ciclo de filmes da série consagrada à Nouvelle Vague.

19h30: "O Raio Verde"
Le Rayon Vert. França. 1986. 98 min. Dir.: Éric Rohmer. Com Marie Rivière, Vincent Gauthier, Amira Chemakhi e outros.
Durante o verão, quando os parisienses deixam a cidade rumo a um lugar turístico, garota quer se distrair e, se possível, arrumar um novo namorado.


QUINTA, DIA 8

15h: "John Cassavetes"
França, 1969. 50 min.. Dir.: André S. Labarthe e Hubert Knapp. Com John Cassavetes, Gena Rowlands e outros.
Filmado em 1965 e em 1968, o filme acompanha o surgimento de John Cassavetes como diretor, pois até então ele era mais conhecido como ator.

17h: "Abbas Kiarostami, Verdades e Ilusões"
Abbas Kiarostami, Vérités et Songes. França, 1994. 52 min. Dir.: Jean-Pierre Limosin. Com Abbas Kiarostami.
O diretor acompanha Abbas Kiarostami pelas estradas do Irã, em trajetos que evidenciam as afinidades entre seu cinema e os lugares e pessoas que filma.

19h: "HHH, retrato de Hou Hsiao Hsien"
HHH, Portrait de Hou Hsiao Hsien. França, 1996. 91 min. Dir.: Olivier Assayas. Com Hou Hsiao-Hsien, Kuo-fu Chen, T'ien-wen Chu e outros.
O cineasta de "Millenium Mambo" volta aos locais da infância e discute a questão da identidade por trás de sua obra. Seria ele um diretor de Taiwan ou da China?

Cine Olido - av. São João, 473, República, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3331-7703. Ingr.: R$ 1.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais