"Guia" seleciona seis filmes da Mostra que merecem atenção

Entre as mais de 350 produções nacionais e internacionais exibidas nos 14 dias da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o "Guia" selecionou filmes que merecem atenção, justamente porque correm o risco de não chegar ao circuito comercial.

A lista abaixo reúne seis longas, entre dramas, comédias, romances e documentários, que serão exibidos até quinta (dia 1º), quando o festival encerra sua programação regular na cidade.


Crédito: Divulgação Atriz Leila Hatami em cena do longa iraniano "Encontrando Leila", que tem roteiro assinado por Abbas Kiarostami

111 Garotas
O presidente iraniano recebe uma carta ameaçadora enviada por um grupo de 111 garotas curdas. Na carta, as meninas anunciam que vão cometer suicídio coletivo caso o governo não arranje maridos para elas. O chefe de Estado envia, então, Donyadide, um investigador especial, para aquela área distante do Curdistão iraniano. Dirigido por Nahid Ghobadi e Bijan Zamanpira, o longa narra a busca por uma solução que salve 111 vidas.

Dia 1º, às 21h (Cinemateca Brasileira/sala BNDES).


Encontrando Leila
A atriz Leila Hatami (de "A Separação") interpreta uma mulher que pede ao seu noivo para parar de fumar em "Encontrando Leila". O problema é que o noivo é um homem que, trabalhando em uma agência de publicidade, depende do cigarro para ser criativo. Primeiro longa do iraniano Adel Yaraghi, a comédia romântica tem roteiro feito em parceria com o cineasta Abbas Kiarostami.

Dia 30, às 22h30 (Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 2).


Crédito: Cisco Vasques/Divulgação

Kreoko
Um homem transcreve sua loucura em imagens neste curta dirigido por Beto Brant e Cisco Vasques. Com um toque fantástico, as palavras são desnecessárias no filme inédito que compõe o longa "Mundo Invisível", produzido pela própria Mostra. Além de Sônia Braga e José Wilker, a produção conta com o músico Jupiter Apple no elenco.

Dia 30, às 17h30 (Reserva Cultural 1); 31, às 14h (MIS); 1º, às 22h25 (Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 1).


Shun Li e o Poeta
O drama, que recebeu três prêmios no Festival de Veneza de 2011, retrata a amizade entre Shun Li, uma mulher chinesa, e Bepi, um pescador. Li trabalha para conseguir trazer seu filho à Itália. Ela serve em um bar em uma pequena ilha, onde conhece Bepi, um iugoslavo chamado de poeta na região. No longa de Andrea Segre, o encontro entre eles é uma fuga para a solidão que ambos sentem.

Dia 30, às 15h50 (Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca 5).


O Sorriso do Chefe
O líder fascista Benito Mussolini aproveitou a oportunidade de ser eterno oferecida pelo cinema para criar um instituto a fim de cultuar sua própria personalidade. Este documentário é uma montagem de imagens de arquivo extraordinárias que mostram os mecanismos da construção do principal instrumento do populismo: o senso comum.

Dia 30, às 20h (Cinemateca Brasileira/sala Petrobras); 31, às 20h30 (Espaço Itaú de Cinema - Augusta 3); 1º, às 15h (Faap).


A Voz do Meu Pai
Misto de documentário e ficção, o longa narra 30 anos (1979-2009) da história de uma família curda. Imagens e gravações pessoais -principalmente fitas enviadas para o pai no exterior- ajudam a retratar a repressão aos curdos, o trabalho do imigrante e a linguagem.

Dia 31, às 19h (Metrô Santa Cruz Cinemark 2).

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais