Mostra de Cinema traz mais de 300 filmes e homenagem a Almodóvar a SP

Começa nesta quinta-feira (16), a 38ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, um dos maiores e mais aclamados festivais de cinema do país. Até o dia 29 de outubro, os cinéfilos poderão se programar para uma maratona com cerca de 330 filmes, de mais de 60 países.

Neste ano, o grande homenageado da festa é o cineasta espanhol Pedro Almodóvar, que além de estampar o cartaz oficial do evento, terá uma retrospectiva com 15 de seus filmes, entre eles clássicos de sua cinematografia, como "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988) e "Fale com Ela" (2002), e produções menos populares por aqui, como "De Salto Alto" (1991).


Ainda entre os homenageados, haverá uma retrospectiva com filmes da clássica produtora MK2, do cineasta e produtor Marin Karmitz, além da comemoração do centenário do personagem Carlitos, de Charles Chaplin, com uma exibição especial ao ar livre no Auditório Ibirapuera do longa "O Circo" (1928) e do curta "Corridas de Automóveis para Meninos" (1914), que marca a primeira aparição do personagem.

Entre os filmes inéditos a serem exibidos na Mostra, destacam-se 14 dos pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, como o belga "Dois Dias, Uma Noite", dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, o turco "Winter Sleep", de Nuri Bilge Ceylan, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2014, e o argentino "Relatos Selvagens", do diretor Damián Szifrón, escolhido como filme de abertura do festival.

A seleção de filmes nacionais conta com vários destaques premiados em diversos festivais pelo país. O infantojuvenil "O Segredo dos Diamantes" foi eleito o melhor filme pelo público do Festival de Gramado, assim como "Sinfonia da Necrópole", de Juliana Rojas, recebeu o prêmio de melhor filme na opinião da imprensa. O novo trabalho do cineasta Marcelo Galvão ("Colegas"), "A Despedida", e "Infância", de Domingos Oliveira, que levaram, cada um, quatro Kikitos em Gramado, também estão entre os selecionados da Mostra.

Entre os vencedores do Festival de Brasília, estão "Branco Sai. Preto Fica", de Adirley Queirós, eleito melhor filme, além de "Ventos de Agosto", de Gabriel Mascaro, e "Ela Volta na Quinta", de André Novais Oliveira, que fecham os destaques entre os premiados com Candangos. Também será exibido nesta Mostra o documentário "Jia Zhangke, Um Homem de Fenyang", de Walter Salles. O diretor viajou até a China para encontrar o cineasta e visitar alguns dos locais retratados em seus filmes.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais