"Saint Laurent" é o segundo longa-metragem que chega aos cinemas neste ano sobre o estilista francês. "Yves Saint Laurent", de Jalil Lespert, ganhou as telas em abril e contou a história do jovem que ingressou no mundo da moda como assistente de Christian Dior.
Cinebiografia autorizada pela fundação do estilista, morto em 2008, o longa de Lespert contou com apoio de Pierre Bergé, ex-companheiro de YSL, e que concedeu informações e material para a confecção do filme.
Na quinta (13) estreou outro filme, "Saint Laurent", dirigido por Bertrand Bonello. Ao contrário do primeiro, este não teve nem apoio nem aprovação de Bergé (aqui, vivido pelo ator Jérémie Renier, de "O Garoto de Bicicleta").
Se o primeiro é colorido, cheio de alegria e desfiles de sucesso com modelos usando os vestidos originais da marca, o longa de Bonello não se prende à construção do estilista como um grande nome da alta costura francesa. O foco é a personalidade do artista e como era sombria a sua vida por trás das tesouras e dos croquis.
Yves Saint Laurent (Gaspard Ulliel), aos olhos de Bertrand Bonello, era obsessivo, consumia drogas e se sentia pressionado para criar. Ele começou jovem na carreira e o sucesso veio rápido, mas era difícil lidar com a obrigação de realizar duas coleções anuais e ser inédito sempre.
O longa não se prende a contar sobre o smoking feminino criado pelo estilista, mas em mostrar os tombos que ele levou para chegar até lá, entre 1967 e 1976.
Há ainda passagens sobre o caso amoroso com outro homem, além de Bergé. YSL saía também com Jacques de Bascher (Louis Garrel), que mais tarde namorou, por quase 20 anos, o estilista Karl Lagerfeld, atualmente diretor criativo da maison Chanel.
Léa Seydoux interpreta Loulou de la Falaise, uma amiga de Laurent.
"Saint Laurent" mistura cenas de criação, execução das peças de moda, mas também as noites loucas que o estilista tinha na companhia de amigos, além de um período próximo de sua morte, quando vivia sozinho, com um cachorro rodeado por obras de arte.
O longa-metragem, com duas horas e meia de projeção, foi exibido no festival de Cannes deste ano e é o escolhido pela França para representar o país na disputa de uma vaga no Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro.
ASSISTA AO TRAILER DE "SAINT LAURENT":
Comentários
Ver todos os comentários