Cine Segall e Instituto Italiano celebram Ettore Scola com mostras

O cineasta italiano Ettore Scola, morto em janeiro deste ano, é celebrado em duas mostras em São Paulo.

Até 9/3, o Ciclo Ettore Scola, no Cine Segall (reaberto no fim de fevereiro, depois de ficar fechado para reforma por dois anos), exibe sete filmes do italiano. O ingresso custa R$ 4.

Já o Instituto Italiano de Cultura abriga o Ciclo de Cinema Italiano e exibe três longas às terças, até 22/3, com entrada gratuita.


CICLO ETTORE SCOLA

Cine Segall - r. Berta, 111, Vila Mariana, zona sul, tel.: 2159-0400. Ingr.: R$ 4.

"A Família"
O longa retrata a vida de várias gerações de uma família romana e burguesa, de 1906 a 1986. A trama gira em torno de Carlo, professor de italiano, que conta ao espectador sobre a sua vida desde o dia de seu batismo até o dia de seu 80º aniversário, quando está cercado por filhos e netos.

Dia 6/3, às 16h40.

"Casanova e Revolução"
De 1982, o filme apresenta a Revolução Francesa sob do ponto de vista de pessoas que viajam pela mesma estrada. Entre elas estão o sedutor Casanova, o escritor Restif de La Bretonne e a condessa Sophie. Durante a jornada, eles presenciam acontecimentos históricos, como a prisão do rei Luís 16.

Dia 7/3, às 16h40.

"Concorrência Desleal"
Umberto (Diego Abatantuono) e Leone (Sergio Castellitto) são dois alfaiates que têm comércios vizinhos. A rivalidade dos dois vai além da disputa pelos clientes. Durante uma discussão, Umberto revela que Leone é judeu, fato que ele ocultava. A polícia fascista presencia o bate-boca e passa a perseguir o comerciante, que perde a loja. Arrependido por ter causado o transtorno, Umberto tenta ajudar o ex-rival.

Até 9/3, às 19h.

"O Terraço"
Cinco amigos antigos se encontram em um jantar e acabam revelando seus dramas. Entre eles um roteirista que passa por uma crise artística e um jornalista de esquerda, que foi abandonado pela mulher.

Dia 9/3, às 16h40.


Ciclo de Cinema Italiano

Instituto Italiano de Cultura - salão- - av. Higienópolis, 436, centro, tel.: 3285-6933. Grátis.

"Nós que Nos Amávamos Tanto"
O filme acompanha a história de três amigos durante períodos importantes da história italiana, como a resistência ao fascismo e a revolução dos anos 1960.

Dia 8/3, às 19h30.

"Feios, Sujos e Malvados"
Ambientado nas "favelas" de Roma, o filme descreve as misérias materiais e morais pelas quais os habitantes dos barracos passam. Além de dirigir, Scola assina o roteiro.

Dia 15/3, às 19h30.

"Che Ora È?"
Um pai, sempre ausente, quer recuperar sua relação com o filho, que presta serviço militar em Civitavecchia. Os dois se encontram um dia, e os ponteiros de um relógio assinalam o passar do tempo deste encontro.

Dia 22/3, às 19h30.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais