Crítica: Protagonizado por uma vaca falante, 'Animal Político' é perfeito para festivais



Avaliação: bom
Veja sala e horários de exibição.

Nem que a vaca tussa um filme de uma hora e dez minutos protagonizado por um bovino com voz humana entraria em grande circuito. Pois a vaca vai tossir, ir à academia e encenar um monólogo longa-metragem: "Animal Político" chega nesta semana a 20 cidades do Brasil.

O longa de estreia do diretor e roteirista Tião, que coleciona prêmios com curtas como "O Muro" (venceu estatueta em Cannes em 2009), é estrelado por uma vaca.

O animal vai ao shopping, fuma no vestiário com amigas, curte o bode que é passar Natal em família. Tudo parece ok em sua vida de classe média urbana. Mas algo acomete a paz de espírito da vaca, que vê o retiro da sociedade como única saída para se encontrar.

Animal politico  [Animal político, Brasil, 2017], de Tiao (Vitrine Filmes - Sessao Vitrine Petrobras) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGE
Cena de "Animal Político", que é protagonizado por um bovino em crise - Divulgação

Ela sai a caminhar, sempre exercitando a boca junto com os cascos. A voz da prosa poética tem momentos brilhantes, como o que diz que zumbis são corpo sem alma e fantasmas são alma sem alma, e outros que soam mais pedantes do que belos.

Há cenas de pura graça, como o confronto do animal com uma aula de step ou o diálogo entre o mamífero e um robô chamado Ice Borg. Tião sabe ordenhar belas imagens de pedras, monolitos, pessoas vestidas de macaco ou um monte de sucata.

Um sinal de que o filme é envolvente é se pegar sofrendo para decifrar o gênero do animal. A vaca, dublada por um homem, refere-se a si mesma no masculino, mas usa o banheiro feminino e compra vestidos. A aflição é sinal de que o personagem cativa.

Além da temática, a narrativa também se distancia de um longa médio, já que o conto da vaca é interrompido por "A Pequena Caucasiana", espécie de curta dentro de um curta, que conta a história de uma ilhota que se criou sozinha após o naufrágio do navio onde estava. Sozinha, não: com um livro de normas da ABNT. As duas histórias funcionam bem, mas é duro perceber qual é a costura que as une.

"Animal Político" é um filme, conscientemente ou não, perfeito para festivais e, depois de participar de dez deles, já está cansado de saber disso. A boa notícia é que a vaca atolada numa crise vai se aproximar do espectador médio.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais