Confira 20 boas atrações grátis para curtir em São Paulo

Show em homenagem a Gonzagão, feira de adoção de animais e mostra com joias de escravas baianas estão entre as atrações para curtir em São Paulo sem gastar nada.

Ainda é possível conferir exposição com 85 obras impressionistas e peça do grupo carioca Nós do Morro, além de espetáculos de dança.

Confira abaixo 20 sugestões de bons eventos gratuitos para aproveitar o fim de semana com os amigos ou a família:



CRIANÇAS

Banda Gigante
O grupo formado pelos palhaços Lu Lopes e Eugênio La Salvia explora a interatividade com o público e mistura diferentes tendências musicais e rítmicas. O repertório revive cantigas da cultura popular brasileira e músicas próprias.
Informe-se sobre o evento

Dia da Família
A programação convida as crianças a levarem seus vizinhos -tema desta edição do projeto- para brincar na área externa do CCBB. O palhaço Koringa vai e propor brincadeiras e a arte-educadora Helena André vai ensinar a enfeitar uma xícara. A programação termina com a exibição de quatro curtas-metragens do Anima Mundi.
Informe-se sobre o evento

Feira de Adoção de Animais
Todo domingo, o local abriga uma feira de adoção de animais. Os mais procurados são cachorros e gatos, mas outros bichos (como coelhos) costumam aparecer.
Informe-se sobre o evento

"Pinóquio - Uma Bela Arte"
Idealizada pela artista Vera Uberti, a mostra faz uma homenagem ao clássico infantil e apresenta um percurso de nove instalações artísticas desenvolvidas por artistas nacionais e internacionais. A programação inclui, ainda, espetáculos de teatro, contação de histórias, oficinas e atividades lúdicas.
Informe-se sobre o evento

"Semi-Breve"
A companhia circense Las Cabaças faz uma releitura de cinco números tradicionais de palhaços.
Informe-se sobre o evento

"Tiquequê"
O grupo Tiquequê comemora dez anos de carreira e lança o DVD "Tu Toca o Quê?". O "pocket show" traz diversos arranjos musicais, combinando instrumentos tradicionais _violões, cavaquinhos e vozes- com percussão corporal, baldes, caixas e outros objetos.
Informe-se sobre o evento


DANÇA

"Claraboia"
Ex-integrante da cia. de Pina Bausch, a bailarina Morena Nascimento dança sobre um teto de vidro, e o público assiste a tudo deitado em colchões.
Informe-se sobre o evento

Cia. de Dança Flamenca Adriana Rabello
Com 15 bailarinas, o grupo apresenta sete coreografias de dança flamenca, como "Flama en Corazón" e a inédita "Dicen de Mí", que homenageia a obra do cantor Camarón de la Isla.
Informe-se sobre o evento

"Experimentos Coreográficos"
Dirigidos por Lara Pinheiro, integrantes do Balé da Cidade de São Paulo apresentam coreografias criadas por eles mesmos.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação Bailarina Morena Nascimento em cena do espetáculo de dança "Claraboia" (foto)


EXPOSIÇÕES

"Impressionismo: Paris e a Modernidade"
O CCBB abriga a exposição com 85 obras impressionistas vindas do Museu D'Orsay, na capital francesa. Cores intensas, pinceladas soltas e figuras cotidianas podem ser vistas nas pinturas de 42 artistas, que se preocupavam também em destacar as variações da luz em uma mesma paisagem. Entre eles estão Monet e Degas.
Informe-se sobre o evento


"Joias Crioulas"
Os adornos integram o acervo de 3.175 trabalhos do Museu Carlos Costa Pinto, em Salvador (BA). As 45 joias em exibição, que pertenceram a mulheres negras alforriadas ou escravas dos séculos 18 e 19, eram confeccionadas em ouro, prata e decoradas com pequenas pedras.
Informe-se sobre o evento


SHOWS

Crédito: Marisa Cauduro/Folhapress Músico Dominguinhos toca no show gratuito "100 Anos de Gonzagão - Rei do Baião"

100 Anos de Gonzagão - Rei do Baião
Em homenagem ao centenário do nascimento de Luiz Gonzaga (1912-1989), a Prefeitura de São Paulo celebra a música do pernambucano, a culinária nordestina e manifestações culturais como dança, cordeis e cortejos. Os shows, divididos em dois palcos, reúnem seleção de nomes como Trio Nordestino, Falamansa e Genival Lacerda. Neste sábado (25), Elba Ramalho, e Dominguinhos, no domingo (26).
Informe-se sobre o evento

Estéticas das Periferias
Reunindo iniciativas públicas e privadas e movimentos sociais em programação multidisciplinar, o festival propõe discussão sobre a estética da produção cultural periférica. Nesta semana, destaque para o show do rapper Gog, hoje (dia 24), e para o encerramento com as rodas Berço do Samba de São Mateus e Comunidade Samba da Vela, no domingo (26/8).
Informe-se sobre o evento

Gustavo Galo e Banda
Vocalista e compositor do grupo Trupe Chá de Boldo, Galo apresenta canções autorais e releituras de nomes como Itamar Assumpção amparado por banda que inclui o guitarrista e tecladista Zé Pi e o baixista Meno del Picchia.
Informe-se sobre o evento

Projeto Meretrio
Formado por Emiliano Sampaio, Luís André Gigante e Gustavo Boni, o trio jazzista agrega instrumentos de sopro em um noneto e executa o repertório do disco mais recente, "Solistas".
Informe-se sobre o evento


TEATRO

Crédito: Ricardo Gama/Divulgação Cena do musical "Bandeira de Retalhos", de Sérgio Ricardo, com o grupo Nós do Morro

"Bandeira de Retalhos"
Escrito em 1979, o musical encenado pelo grupo Nós do Morro ficciona um episódio ocorrido em 1977, quando o governo tentou expulsar parte dos moradores do morro do Vidigal (RJ), que resistiram e, com o apoio da população, mudaram a demografia do Rio de Janeiro.
Informe-se sobre o evento

"Cidade Fim - Cidade Coro - Cidade Reverso"
Em três partes, o grupo Teatro de Narradores se pergunta sobre a capacidade que ainda se tem e imaginar futuros. A primeira parte é um filme, sonorizado ao vivo pelos atores e um músico. Na segunda parte, os atores transitam entre depoimentos reais e as próprias histórias. Na última parte, o grupo leva o público para a rua, em clima de intervenção e festa.
Informe-se sobre o evento

"Silly Cow"
Encenada em inglês, a peça trata da jornalista Doris Wallis, que adora criticar celebridades. Seu hábito venenoso lhe rende um processo, movido por uma atriz a quem chamou de "gorda e canastrona".
Informe-se sobre o evento

"Um Porto para Elizabeth Bishop"
A vida da poeta norte-americana Elizabeth Bishop é retratada sob a ótica de seu relacionamento com a urbanista brasileira Lota de Macedo Soares, com quem viveu nas décadas de 1950 e 1960, mantendo casas em Ouro Preto (MG) e Petrópolis (RJ). O monólogo volta a ser encenado após uma década de sua estreia.
Informe-se sobre o evento

"Os Sete Gatinhos"
Uma família inteira se sacrifica e se rebaixa para que a irmã mais nova, Silene, se case virgem, numa cerimônia suntuosa.
Informe-se sobre o evento

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais