Festival de cultura paulista reúne em parque culinária, corrida e desfile de bonecos

Uma mostra de tradições e manifestações culturais de diferentes cidades do Estado de São Paulo pode ser visitada --e degustada-- até o próximo dia 22 no parque do Trote, na Vila Guilherme, zona norte paulistana.

Com culinária, artesanato e apresentações de grupos culturais, cerca de 200 municípios estão representados no 17º Revelando São Paulo na capital --o evento comemora a 50ª edição, considerando os festivais ocorridos em outras cidades.


Pratos típicos de caipiras, tropeiros e caiçaras são uma das atrações. Muitas receitas são preparadas na hora, e fogões a lenha foram construídos especialmente para o evento. Entre as delícias espalhadas por cerca de 120 barracas estão feijão tropeiro, bolinhos caipiras, pamonhas e doces caseiros.

Outro destaque do evento são as apresentações de cultura tradicional --estão previstos cerca de 250 grupos ate o próximo fim de semana. A corrida de Cavalhada é um dos pontos altos --uma das apresentações ocorreu neste domingo (15) e outra está marcada para as 16h do dia 21.

A programação também inclui contadores de histórias, desfile de bonecões, orquestras de violas, grupos de Folia de Reis e um encontro de congos e moçambiques --que marca o último dia do evento, no próximo domingo (22).

Na área de artesanato estão mais de cem estantes. Há esculturas, peças de barro, fibras, brinquedos, bordados. Também há espaço para comunidades ciganas e indígenas.

No ano passado, mais de um milhão de pessoas passaram pelo evento, segundo estimativa da Secretaria de Estado da Cultura. A expectativa é que o numero, ao menos, se repita agora.

"Somos todos parte de um grande Estado de diferentes culturas", disse Maria Thereza Bosi de Magalhães, coordenadora de Fomento e Difusão da secretaria.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais