Shoppings e parques são opções para ciclistas na zona leste de SP; veja dicas

Nesta semana, o "Guia" pedalou pela zona leste. Extensa, a região ainda não tem um circuito fechado de ciclovias. É preciso escolher em quais bairros pedalar. Parte deles fica perto da divisa com outros municípios.

Alguns trechos do passeio são ermos. Nos arredores da av. Sapopemba, por exemplo, há trechos com mato alto. No Jardim Anália Franco, a ciclovia passa por ruas residenciais. Para chegar a restaurantes, é preciso aventurar-se pela rua.

É gostoso passear pela Vila Prudente, mas a av. Francisco Falconi, com subida forte, é um desafio. O jeito é empurrar a bike.

Veja, abaixo, nove dicas de passeios para ciclistas na região.


Attrio Pizza, Pasta e Vinho
O local é uma boa opção para matar a fome depois da pedalada. Amarre a magrela nas árvores em frente ou na grade do portão. No ambiente amplo, desfilam pizzas e massas, como o ravióli verde de mozarela de búfala acompanhado de filé-mignon.
Informe-se sobre o local


Clube Escola Vila Alpina
Embora o local fique em frente à ciclovia, ainda não conta com bicicletário, que será construído. O jeito é parar no parque Lydia Natalizio, ao lado. O centro esportivo municipal oferece três piscinas (é preciso cadastro para nadar), dois campos de futebol, quadra de tênis e playground. Há inscrições abertas para aulas de caratê, judô e capoeira.

Av. Francisco Falconi, 83, Jardim Avelino, zona leste, São Paulo, SP. Tel.: (11) 2347-0785. Seg. a dom.: 7h às 22h. Livre. Grátis.


Parque Ecológico do Tietê
Por dentro do parque, uma ciclovia vai da Penha a São Miguel Paulista, num trajeto de cerca de 11 km, paralelo ao rio Tietê e à rodovia Ayrton Senna. O local conta com 14 milhões de metros quadrados de área verde, campos de futebol e um centro que recebe animais silvestres.
Informe-se sobre o local


Parque Lydia Natalizio
A bem-cuidada área verde não permite a circulação de bikes do lado de dentro, mas tem arcos para prendê-las na entrada. O espaço de 60 mil metros quadrados tem colinas repletas de eucaliptos, um jardim japonês e um pequeno lago.

R. João Pedro Lecor, s/nº, Jardim Avelino, zona leste, São Paulo, SP. Tel.: (11) 2910-8774. Seg. a dom.: 6h às 22h. Livre. Grátis.


Parque Vila Jacuí
Para os ciclistas, o destaque é uma pista de terra para bicicross, modalidade na qual os praticantes fazem manobras em pequenas colinas. Há ainda pista de skate e campos de futebol.
Informe-se sobre o local


PET - Parque Esportivo dos Trabalhadores
Não é permitido entrar com bicicletas no parque, mas os ciclistas podem amarrar a magrela na grade do estacionamento, supervisionado por seguranças. O local conta com três campos de futebol, duas quadras de tênis, além de ampla área verde e área infantil.
Informe-se sobre o local


Pizzaria Valentina
Apesar de não ter paraciclo, a pizzaria tem uma ampla varanda, cercada por grades, onde é possível acorrentar a bike. O ambiente tem estilo rústico-chique, com pé-direito alto e uma grande varanda ao ar livre. A pizza com nome da casa leva frango desfiado e requeijão.
Informe-se sobre o local


Shopping Anália Franco
O shopping tem bicicletário, com 16 vagas, no piso G2. Nos dias de calor, dá para se refrescar com os sorvetes da Häagen Dazs ou com as delícias do Yogurberry. Os ciclistas famintos podem optar pelos sabores estrangeiros do Outback ou do Crepes & Waffles.

Av. Reg. Feijó, 1.739, Vila Regente Feijó, zona leste, São Paulo, SP. Tel.: (11) 4003-4133. Lojas: seg. a sáb.: 10h às 22h. Dom. e fer.: 14h às 20h. Grátis.


Shoppings Boulevard e Metrô Tatuapé
Os dois locais têm bicicletários no estacionamento, cinemas e várias opções de alimentação. O shopping Boulevard costuma ser mais vazio do que seu vizinho.

Shopping Boulevard Tatuapé - r. Gonçalves Crespo, 78, Tatuapé, zona leste, São Paulo, SP. Tel.: (11) 2225-7102. Seg. a dom.: 10h às 22h. Grátis.
Shopping Metrô Tatuapé - r. Melo Freire, s/nº, Tatuapé, zona leste, São Paulo, SP. Tel.: (11) 2097-5043. Seg. a dom.: 10h às 22h. Grátis.

Crédito: Foto Rpbson Ventura/Folhapress

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais