Veja lugares abertos até altas horas para comer e beber de madrugada 

Capa do Guia de 7 de abril de 2017, lugares que ficam abertos até mais tarde para comer e beber de madrugada  *** ****
Ilustração: Adams Carvalho


"Pra onde a gente vai agora?" é pergunta recorrente entre grupos boêmios. Por mais que São Paulo tenha ganhado fama como a versão brasileira da "cidade que nunca dorme", desde que leis que zelam pelo sossego público entraram em vigor a partir de 2010, circular pela madrugada não ficou tão simples.

Mas a boemia resiste –por enquanto. Nos últimos dias, o "Guia" percorreu ruas das cinco regiões paulistanas até altas horas atrás de locais para comer e beber. Entre enormes padarias 24 horas e bares escondidos no subsolo, a ideia era encontrar casas em que fosse possível jantar até por volta de 1h ou matar a fome com sanduíches depois disso –com direito a drinques ou cervejas geladas.

"A vida boêmia constitui valor fundamental na economia e no cotidiano da cidade hoje", diz Ricardo Garrido, sócio da Cia. Tradicional de Comércio. O grupo administra casas como o bar SubAstor, aberto madrugada adentro, e a futura pizzaria Bráz Elettrica –que, de quinta a sábado, terá o mesmo esquema. "É um horário especial das casas, em que elas parecem ter mais personalidade."

Confira a seguir portos seguros da noite paulistana e o horário de fechamento no dia em que ele vai até mais tarde, geralmente sexta e sábado.

Cabe um aprendizado: na madrugada, o risco de flexibilidade no horário é maior. Na terça (4), a reportagem chegou ao SubAstor à 1h30 e encontrou cozinha fechada e bar prestes a encerrar –o site informa funcionamento até 3h, a gerência até 2h. "Há uma margem, guiada por bom senso e avaliada a cada dia", diz Garrido.

Fachada do restaurante Paris 6, na rua Haddock Lobo *** ****
Fachada do restaurante Paris 6, na rua Haddock Lobo - Nelson Antoine/Folhapress


24H

PARIS 6 
Além das sobremesas espalhafatosas e do menu estampado com fotos e nomes de celebridades, é conhecido por ser um dos únicos restaurantes da cidade a estar sempre aberto. O "Guia" comeu a sobremesa, quase às 4h, com garçons arrumando armários e limpando o salão vizinho, mas o serviço foi sempre cordial –e o barulho não incomodou clientes, que pareciam mais entretidos em fotografar seus "grand gâteaux". 
R. Haddock Lobo, 1.240, Cerq. César, tel. 3085-1595. Saiba mais.

A padaria Bella Paulista, na rua Haddock Lobo *** ****
A padaria Bella Paulista, na rua Haddock Lobo - Nelson Antoine/Folhapress

BELLA PAULISTA 
As filas para mesas à meia-noite do último sábado (8) chegavam a 25 minutos –prefira o balcão. Quitutes preparados ao longo do dia, por serem perecíveis, são vendidos a preços mais baixos. 
R. Haddock Lobo, 354, Cerq. César, tel. 3214-3347. Saiba mais.

O bar Estadão, na República *** ****
O bar Estadão, na República - Letícia Moreira/Folhapress

ESTADÃO 
Clássico do fim de noite paulistano, prepara 40 peças de pernil por dia –com a cerveja de garrafa, elas abastecem sanduíches e pê-efes e matam a fome de uma legião de baladeiros (mas não só) que se espalham pelos balcões. 
Viaduto 9 de Julho, 193, República, tel. 3257-7121. Saiba mais.


BARES

Ambiente do bar SubAstor, na Vila Madalena *** ****
Ambiente do bar SubAstor, na Vila Madalena - Nelson Antoine/Folhapress

ASTOR SUBASTOR 
Aberto até 4h / Cozinha até 3h30 
Quando os bem tirados chopes do amplo bar envidraçado deixam de ser servidos, desça as escadas e continue a noitada com os drinques caprichados e pratos como os canapés de salmão do Sub –com movimento fraco, o fechamento pode ser antecipado. 
R. Delfina, 163, Vila Madalena, tel. 3815-1364. Saiba mais sobre o Astor e o SubAstor.

EMPANADAS 
Aberto até 3h / Cozinha até 2h 
Os salgados que dão nome à casa são a especialidade. Expostas numa vitrine no balcão, são servidas até o local fechar às –2h do sábado (8), estavam quentinhas–, bem como outros pratos do cardápio e a cerveja gelada. Sobrou pique depois que a porta fechou? A padaria Villa Grano, em frente, funciona 24 horas.
 R. Wisard, 489, Vila Madalena, tel. 3032-2116. Saiba mais. 

O bar Original, na Vila Uberabinha *** ****
O bar Original, na Vila Uberabinha - Divulgação

ORIGINAL  
Aberto até 2h / Cozinha até 1h 

O primogênito do grupo gastronômico Cia. Tradicional de Comércio adentra a noite servindo sua tradicional porção de coxinhas e chope Brahma. Na última terça (4), a casa fechou as portas à 0h30, mas continuou servindo (bem, vale ressaltar) até pouco depois de 1h os clientes que já estavam no local –às sextas e sábados, fecha mais tarde. 
​R. Graúna, 137, V. Uberabinha, tel. 5093-9486. Saiba mais.

ST. JOHN'S PUB 
Aberto até 4h/Cozinha até 3h30 
O pub no Tatuapé recebe shows nas noites de terça a sábado (com entrada paga). No andar superior, há mesa de bilhar e área ao ar livre. O público, na faixa dos 30, tem à disposição mais de 50 cervejas, sanduíches e porções triviais. 
R. Itapura, 1.308, Vila Gomes Cardim, tel. 2295-0677. Saiba mais.

Bar Filial, na rua Fidalga *** ****
Chopes do bar Filial, na rua Fidalga - Letícia Moreira/Folhapress

FILIAL,GENIAL, GENÉSIO 
Aberto até 4h30 / Cozinha até 4h30

A trinca de bares, dos irmãos Altman, ajuda a manter a verve boêmia da Vila Madalena de pé. Filial e Genésio, quase frente a frente, estendem o atendimento até depois das 4h às sextas e sábados, sem deixar de servir chopes bem tirados, comidinhas como o caldinho de feijão e pratos. O Genial fecha uma hora mais cedo.
Filial: R. Fidalga, 254, tel. 3813-9226. Saiba mais.
Genésio: R. Fidalga, 265, tel. 3812-6252. Saiba mais.
Genial: R. Girassol, 374, tel. 3812-7442. Saiba mais.

KARAOKÊS 
Enquanto na rua o silêncio domina, nessas casas os decibéis chegam às alturas com a cantoria, por longas horas. A Choperia Liberdade fica aberta, servindo bebidas e pratos japoneses, até 5h. No Arte Pizza, as redondas podem ser pedidas até 4h. O Vivos é o que fecha mais cedo: 3h.
Choperia Liberdade: R. da Glória, 523, tel. 3207-8783. Saiba mais.
Arte Pizza: R. Nestor Pestana, 237, tel. 95322-3991. Saiba mais.
Vivos: Av. Dr. Arnaldo, 1.215, tel. 2305-5406. Saiba mais.

O bar Barão de Itararé, no Jardim Paulista *** ****
O bar Barão de Itararé, no Jardim Paulista - Divulgação

BARÃO DA ITARARÉ  
Aberto até 4h / Cozinha até 3h 
A Augusta leva a fama, mas a rua Peixoto Gomide também tem seu fervo noturno. Entre ambulantes e centenas de jovens pela via, este bar fica aberto até altas horas –depois da 1h, só no lado de dentro, onde a música ambiente alivia o agito da região. Na madrugada do domingo (2), o movimento de casais e grupos de amigos não lotou o espaço. 
R. Peixoto Gomide, 155, Jardim Paulista, tel. 3237-2047. Saiba mais.

O Famoso Bar do Justo, em Santana *** ****
O Famoso Bar do Justo, em Santana - Sergio Alberti/Folhapress

FAMOSO BAR DO JUSTO
Aberto até 4h / Cozinha até 4h
Marco da vida noturna na zona norte, o bar mantém suas mesinhas na varanda até altas horas. Lá dentro, o balcão também fica com cerca de dez acepipes à disposição –a maioria, itens em conserva. Na visita do "Guia", depois das 2h, cinco garçons ainda circulavam animados pelo ambiente, e a cozinha preparou, na hora, um bolinho de bacalhau, sequinho e bem recheado, e um misto quente. 
R. Alferes Magalhães, 25/29, Santana, tel. 2979-7195. Saiba mais.


RESTAURANTES

Ambiente do restaurante Brown Sugar, nos Jardins *** ****
Ambiente do restaurante Brown Sugar, nos Jardins - Daniel Marenco/Folhapress

BROWN SUGAR  
Aberto até 3h / Cozinha até 2h 
Com sofás de couro, luz baixa e um bar no centro, o restaurante tem certo clima de balada. Por isso, há destaque para os drinques. Mas o cardápio é extenso e variado, com tartares, massas e risotos. O serviço vai até as 2h aos sábados (e até a meia-noite durante a semana). 
R. Padre João Manuel, 1.055, Cerqueira César, tel. 3063-4249. Saiba mais.

BOI NA BRASA 
Aberto até 5h / Cozinha até 5h 
Às 2h40 de segunda-feira, o churrasqueiro reanimou a brasa e preparou uma bisteca. O garçom oscilou entre solícito e sonolento –não resistiu a uma breve soneca em pleno salão. Em outros dias da semana, registre-se, o movimento faz o restaurante histórico virar quase uma balada. 
R. Mq. de Itu, 139, Vila Buarque, tel. 3223-6162. Saiba mais.

Ambiente do restaurante Famiglia Mancini, na rua Avanhandava *** ****
Ambiente do restaurante Famiglia Mancini, na rua Avanhandava - Daniel Ozana/Folhapress

RUA AVANHANDAVA 
Aberto até 2h30 / Cozinha até 2h 
A via, conhecida pelo calçamento peculiar e pelas lâmpadas amarradas aos postes, concentra uma dezena de restaurantes, a maioria com mesinhas na calçada e filas de espera –que, vale saber, diminuem depois da 1h. No pioneiro, o italiano Famiglia Mancini, o serviço vai até mais tarde.
Famiglia Mancini: Rua Avanhandava, nº 81, Bela Vista, tel. 3256-4320. Saiba mais.

O restaurante Sujinho, na Consolação *** ****
O restaurante Sujinho, na Consolação - Reinaldo Canato/Folhapress

SUJINHO
Aberto até 5h / Cozinha até 5h 
Além de cerveja, serve boas carnes ao longo da madrugada, em clima "old school", com garçons engravatados. Sugestões: linguiça e bisteca, com conserva de repolho para acompanhar. Dica: pergunte educadamente se a casa não aceita mesmo cartão. 
R. da Consolação, 2.063, Consolação, ​tel. 3231-5487. Saiba mais.


LANCHONETES

Sanduíche do Burdog, no Pacaembu *** ****
Sanduíche do Burdog, no Pacaembu - Karime Xavier/Folhapress

BURDOG
Aberto até 6h / Cozinha até 6h 
Famosa pelo delivery, que também se estende até altas horas, a hamburgueria dos anos 1970 mata a fome de muita gente na madrugada. Os sanduíches, sem invencionice (mas com molho de pimentões e maionese, por favor), podem ser acompanhados do Cocktail, shake de sorvete de creme com suco de laranja. A mesma regra vale para o vizinho Toninho e Freitas (nº 242, tel. 3259-4762), hoje fechado para reformas.
Av . Dr. Arnaldo, 232, Pacaembu, tel. 3151-4849. Saiba mais.

NOW BURGER 
Aberto até 4h / Cozinha até 4h 

O cliente personaliza à vontade o hambúrguer, com 13 opções de molhos e "toppings", como cogumelos grelhados e cebola caramelizada. Há opção de refil de fritas (peça a "cajun style", com especiarias) e refrigerante. O salão é diminuto, pode sofrer com o cheiro da grelha. No sábado (1º), o movimento próximo às 2h era tranquilo. 
R. Apinajés, 847, Vila Pompeia, tel. 4280-8686. Saiba mais.

CHARLES DOG 
Aberto até 6h / Cozinha até 6h 
A casa, com dois andares, começou como uma barraca e ganhou fama pelas receitas caprichadas, que levam um molho especial e podem vir com até quatro salsichas. 
Av. Bráz Leme, 480, Casa Verde, tel. 3966-0286. Saiba mais.

A lanchonete Rex, nos Jardins - Newton Santos/Folhapress

REX  
Aberto até 6h / Cozinha até 5h 

Moderninhos e mauricinhos, artistas e surfistas podem lotar o estreito (e ruidoso) salão às 2h30 de um dia como a última terça-feira (4). Entre drinques e cervejas, com música lounge em alto volume, o lugar tem jeitão de lanchonete: hambúrgueres, como o de pato com brie e chutney de manga, servido em um cardápio temporário, são vedetes do menu. A cozinha para de expedir pratos cerca de uma hora antes de a casa fechar, mas estende o serviço de petiscos até o fim. 
R. da Consolação, 3.193, Cerq. César, tel. 2506-7386. Saiba mais.


Mais casas

24 horas

Panetteria ZN (padaria) 
Av. Eng. Caetano Álvares, 4.740, Imirim, tel. 2236-6000. Saiba mais.

Frutaria Paulista 
R. Minas Gerais, 316, Higienópolis, tel. 3255-1751. Saiba mais. 

Lanchonete Souza 
Av. Pompeia, 1.115, Vila Pompeia, tel. 3875-4726. Saiba mais.

A Lareira (padaria) 
Av. Dep. Emílio Carlos, 718, Limão, tel. 2858-4400. Saiba mais.

New Dog (lanchonete) 
R. Joaquim Floriano, 254, Itaim Bibi, tel. 3168-0030. Saiba mais.

St. Etienne (padaria) 
Av. Diógenes R. de Lima, 2.555, Alto de Pinheiros, tel. 3021-1200. Saiba mais.

Bares

Charles Edward 
Av. Pres. J. Kubitschek, 1.400, V. N. Conceição, tel. 3079-2804. Até 4h. Saiba mais.

Loirão 
R. Lucas de Freitas de Azevedo, 47, Jd. São Paulo, tel. 2595-3001. Até 4h (sex. e sáb.). Saiba mais.

Ó do Borogodó 
R. Horário Lane, 21, Pinheiros, tel. 3814-4087. Até 3h (qui. a sáb.). Saiba mais.

1101 
Al. Min. R. Azevedo, 1.101, C. César, tel. 2385-0671. Até 3h (qui. a sáb.). Saiba mais.

O'Malley's 
Al. Itu, 1.529, Jardim Paulista, tel. 3086-0780. Até 5h (sex. e sáb.). Saiba mais.

Restaurantes 

Piolin 
R. Augusta, 311, Consolação, tel. 3256-9356. Até 3h (sáb.). Saiba mais.

Mestiço 
R. Fernando de Albuquerque, 277, Consolação, tel. 3256-3165. Até 2h (sáb.). Saiba mais.

Alucci Alucci 
R. Vitório Fasano, 35, Cerq. César, tel. 3086-1252. Até 2h (sáb.). Saiba mais.

Guloseimas 

Joakin's 
R. Joaq. Floriano, 163, Itaim, tel. 3168-0030. Até 6h (sex. e sáb.). Saiba mais.

Tollocos 
R. Augusta, 1.524, lj. 2, Consolação, tel. 3283-1620. Até 6h (sex. e sáb.). Saiba mais.

Chicohamburger 
Av. Ibirapuera, 1.777, Indianópolis, tel. 5051-3764. Até 6h (sex. e sáb.). Saiba mais.

Colaboraram Ana Luiza Albuquerque, Mariana Agunzi, Marina Consiglio e Victoria Azevedo



Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais