CineSesc exibe 70 novos filmes nacionais com ingresso a R$ 4

A intensidade e a multiplicidade, marcas da renovação do cinema brasileiro em curso há pelo menos uma década, ganham nas próximas semanas o que mais falta à maioria dos ótimos, bons e ruins filmes feitos no país: visibilidade.

A tradicional retrospectiva anual ocupa o CineSesc (centro de São Paulo) até o dia 27 com 70 produções estreadas, mesmo que de modo imperceptível, nas telas paulistanas em 2012. Enquanto isso, o CCBB traz pela primeira vez a Semana dos Realizadores, com uma seleção de 43 filmes representantes de um "novíssimo", pelo menos em termos geracionais, cinema brasileiro.

Apesar de tantos novos títulos e nomes, ainda estamos no país dos séculos passados. De um lado, há alguns filmes latifundiários, os que concentram muito lucro nas mãos de poucos. De outro, os filmes sem tela, obras conectadas com as estéticas mais ambiciosas do cinema contemporâneo, mas das quais o público nem ouve falar.

Crédito: Divulgação Cena de "Gonzaga - De Pai pra Filho", dirigido por Breno Silveira; longa integra a programação do festival
Cena de "Gonzaga - De Pai pra Filho", dirigido por Breno Silveira; longa integra a programação do festival

Em paralelo, a abundância de bons documentários comprova uma tradição que se fortalece desde que a produção do gênero ganhou corpo ao longo dos anos 1990.

No meio de campo, um número excessivo de filmes esquecíveis confirma que muita gente ainda acredita que cinema bom tem de ser como o americano. Mas, se eles continuam, mal ou bem, competentes produtores de entretenimento, por que perder tempo com nossas cópias malfeitas?

CineSesc - r. Augusta, 2.075, Cerqueira César, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3087-0500. R$ 4.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DA PRIMEIRA SEMANA DO FESTIVAL:

SEXTA (dia 7)

14h: "Menos que Nada"
Brasil, 2012. Direção: Carlos Gerbase. Com: Felipe Kannenberg, Rosanne Mulholland e Maria Manoella. 105 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Com esquizofrenia, Dante está internado em um hospital psiquiátrico. A doutora Paula decide tratá-lo, colhendo depoimentos de pessoas que conviveram com ele.

17h: "Marighella"
Brasil, 2011. Direção: Isa Grinspum Ferraz. 100 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Dirigido pela sobrinha de Carlos Marighella, o documentário retrata a vida do líder comunista baiano que se tornou inimigo público durante a ditadura brasileira.

19h: "Cabra Marcado para Morrer"
Brasil, 1984. Direção: Eduardo Coutinho. 119 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Iniciado em 1964, o documentário, que teve que ser interrompido por 17 anos por conta do golpe militar no Brasil, conta a história do movimento de resistência camponesa na Paraíba.

21h30: "Tropicália"
Brasil, 2012. Direção: Marcelo Machado. 82 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
No documentário, um dos maiores movimentos artísticos do Brasil ganha vida. Numa época em que a liberdade de expressão perdia força, Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outros artistas, criaram o tropicalismo.

23h: "Os 3"
Brasil, 2011. Direção: Nando Olival. Com: Victor Mendes, Juliana Schalch e Gabriel Godoy. 80 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Camila, Cazé e Rafael transformam o triângulo amoroso que vivem num reality show.


SÁBADO (dia 8)

14h: "Boca"
Brasil, 2010. Direção: Flavio Frederico. Com: Daniel de Oliveira, Hermila Guedes e Milhem Cortaz. 100 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
Cinebiografia de Hiroito de Moraes Joanides, conhecido como o Rei da Boca do Lixo --centro de São Paulo--, durante as décadas de 1950 e 1960.

17h: "Reidy - A Construção da Utopia"
Brasil, 2008. Direção: Ana Maria Magalhães. Com: Lucio Costa, Carmen Portinho e Paulo Mendes da Rocha. 77 min. Livre.
O arquiteto Affonso Eduardo Reidy propõe a transformação do Rio de Janeiro em cidade moderna. O documentário aborda a sua obra.

19h: "Heleno"
Brasil, 2011. Direção: José Henrique Fonseca. Com: Rodrigo Santoro, Alinne Moraes e Angie Cepeda. 106 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Retrato da ascensão e queda do famoso jogador de futebol do Botafogo Heleno de Freitas, durante as décadas de 1940 e 1950. Perfeccionista e encrenqueiro, ele levou uma vida boêmia.

21h30: "Raul, o Início, o Fim e o Meio"
Brasil, 2011. Direção: Walter Carvalho. 115 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Investigação sobre a vida pessoal e profissional de uma das maiores lendas do rock nacional, Raul Seixas, por meio de imagens inéditas de arquivos e de 50 entrevistas.


DOMINGO (dia 9)

14h: "À Beira do Caminho"
Brasil, 2012. Direção: Breno Silveira. Com: Dira Paes, João Miguel e Ângelo Antônio. 100 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
João é um caminhoneiro que vê na estrada uma saída para esquecer o passado. Ele acaba dando carona a um menino, que está em busca do pai que não conheceu.

17h: "Cara ou Coroa"
Brasil, 2012. Direção: Ugo Giorgetti. Com: Emilio de Mello, Julia Ianina e Geraldo Rodrigues. 110 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
O longa conta a trajetória de dois irmãos, Getulio e João Pedro, envolvidos com o meio teatral da cidade onde vivem, no inverno de 1971.

19h: "Billi Pig"
Brasil, 2012. Direção: José Eduardo Belmonte. Com: Selton Mello, Grazielli Massafera e Milton Gonçalves. 98 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Uma aspirante a atriz, o marido e um falso padre fazem de tudo para se dar bem na vida. Enquanto isso, a mulher faz confidências ao seu porquinho de brinquedo.

21h30: "Gonzaga - De Pai pra Filho"
Brasil, 2012. Direção: Breno Silveira. Com: Chambinho do Acordeon, Júlio Andrade e Nanda Costa. 130 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
A história do relacionamento conflituoso entre o cantor Luiz Gonzaga e seu filho Gonzaguinha, que também seguiu a carreira musical, mas que nunca foi valorizado pelo pai.


SEGUNDA (dia 10)

14h: "O Homem que Não Dormia"
Brasil, 2011. Direção: Edgard Navarro. Com: Bertrand Duarte, Luiz Paulino do Santos e Mariana Freire. 98 min. Não recomendado para menores de 18 anos.
Após a chegada de um estranho forasteiro, os moradores de uma cidadezinha na Bahia vivenciam acontecimentos insólitos.

19h: "As Canções"
Brasil, 2011. Direção: Eduardo Coutinho. 90 min. Livre.
Neste documentário, o diretor ajuda 18 pessoas a escolher uma música e a falar sobre sua relação afetiva com ela.

21h30: "Antônio Conselheiro - O Taumaturgo dos Sertões"
Brasil, 2010. Direção: José Walter Lima. Com: Carlos Petrovich, Harildo Deda e Leonel Nunes. 86 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
O longa narra a saga de Antônio Conselheiro, líder religioso da Guerra de Canudos, que ocorreu na Bahia no final do século 19.


TERÇA (dia 11)

14h: "Eu Eu Eu, José Lewgoy"
Brasil, 2008. Direção: Cláudio Kahns. 95 min. Livre.
A vida do ator José Lewgoy (1920-2003) é retratada por meio de depoimentos de pessoas que o conheceram. Ele participou de filmes como "Terra em Transe", de Glauber Rocha, "Fitzcarraldo", de Werner Herzog.

17h: "Luto em Luta"
Brasil, 2012. Direção: Pedro Serrano. 72 min. Livre.
O documentário expõe, por meio de depoimentos de vítimas, familiares, psicanalistas, jornalistas, juristas, políticos e especialistas em imagens de acidentes, a tragédia diária do trânsito de São Paulo.

19h: "Simples Mortais"
Brasil, 2007. Direção: Mauro Giuntini. Com: Leonardo Medeiros, Narciza Leão e Chico Sant'Anna. 80 min. Livre.
Crônica do cotidiano que mistura diversos personagens, como um funcionário público viúvo que toca teclado em churrascarias e vive pela criação do filho.

21h30: "Reis e Ratos"
Brasil, 2011. Direção: Mauro Lima. Com: Daniel Alvim, Edmilson Barros e Paula Burlamaqui. 93 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Ambientado no Rio de Janeiro de 1963, pré-golpe militar. Na trama, um grupo de pessoas ligadas à direita monta um plano para destituir o presidente sem precisar da ajuda dos militares.


QUARTA (dia 12)

14h: "Romance de Formação"
Brasil, 2011. Direção: Julia De Simone. 75 min. Livre.
O documentário acompanha quatro estudantes que carregam a responsabilidade de se destacar dentro de grandes instituições acadêmicas.

17h: "Leite e Ferro"
Brasil, 2011. Direção: Cláudia Priscila. 72 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
O cotidiano das prisioneiras de um centro de atendimento hospitalar à mulher presa é retratado neste documentário, com depoimentos das próprias detentas.

19h: "Um Assalto de Fé"
Brasil, 2011. Direção: Cibele Amaral. Com: Alexandre Carlo, André Deca e Cibele Amaral. 96 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Jerônimo convence Galinha Preta e Lapão a assaltar a igreja onde ele trabalha de tesoureiro, durante um evento gospel. Mas, para que o golpe dê certo, precisam da ajuda de uma mulher e encontram a candidata ideal em uma prostituta.

21h30: "Expedicionários"
Brasil, 2012. Direção: Otavio Cury. 72 min. Livre.
O documentário retrata os Expedicionários da Saúde, cirurgiões que fazem viagens à Amazônia para cuidar dos doentes da região.


QUINTA (dia 13)

14h: "O Céu sobre os Ombros"
Brasil, 2010. Direção: Sérgio Borges. Com: Everlyn Barbin, Lwei Bakongo e Murari Krishna. 72 min. Livre.
O filme acompanha a vida de três pessoas em Belo Horizonte: um transexual, um atendente de telemarketing e um escritor sustentado pela mãe.

17h: "À Margem do Lixo"
Idem. Brasil/Portugal, 2008. Direção: Evaldo Mocarzel. 84 min. Livre.
Retrato realista dos catadores de papel e de materiais recicláveis de São Paulo.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais