Conheça 17 sorveterias em SP para se refrescar neste calor

Sair para tomar sorvete em São Paulo não é simplesmente sair para tomar sorvete. Hoje você pode escolher qual tipo de gelado vai querer: mais massudinho, mais cremoso, à base d'água, feito de iogurte...


Os cremosíssimos italianos, raros 15 anos atrás, parecem ser os favoritos do paulistano -tanto que há duas casas novas do gênero, a Cuordicrema e a Gattamelata (veja mais detalhes nas próximas páginas). Nova também é a Magnum Store, onde é possível personalizar o próprio picolé.

Escolha seu tipo de sorveteria para o verão. Tempo para isso não vai faltar --a estação ainda nem chegou.


Alaska
Deve-se comprar a ficha no caixa e pedir ao atendente no balcão um dos 32 sabores de sorvete de textura firme, à moda antiga, que podem ser crocante, damasco ou pistache. Fundada em 1910 no Brás, a casa foi comprada pelo português Lino Seabra há mais de 30 anos, funcionando hoje no Paraíso. Vende uma gostosa cassata, "bolo" de sorvete e crocante (a partir de R$ 85).
Informe-se sobre o local

Bacio di Latte
Filas se formam na calçada da rua Oscar Freire para tomar o cremosíssimo sorvete produzido diariamente com leite integral e açúcar orgânico. Ficam expostos de 24 a 28 sabores na vitrine --a versão mais simples, de leite e creme de leite, é uma das melhores. Cada copinho pode conter três sabores, como o de pistache italiano ou o de pera.
Informe-se sobre o local

Cuordicrema
Ao contrário da maioria das sorveterias, os cremosos gelatos daqui não ficam à vista da clientela, mas em um compartimento especial, com tampa de metal. Vinda do Oriente Médio, a marca acaba de chegar ao Brasil, em uma loja com gostoso terraço. Um dos melhores sabores é o de baunilha com vinho Marsala, bem adocicado. O de fruta-do-conde também merece destaque.
Informe-se sobre o local

Damp Sorvetes
Desde 1976 no Ipiranga, a casa é criativa na concepção de seus cremosos sorvetes, vendidos por quilo ou por bola. Por volta de 80 sabores, como paçoca, abóbora com coco e água de rosas, revezam-se nas cubas. Para os mais aventureiros, há versões ousadas, como gorgonzola com nozes e queijo brie com damasco. Completam a oferta picolés e cassatas.
Informe-se sobre o local

Feira Moderna
Reúne loja de artesanato na frente e sorveteria nos fundos, com fonte e mesas ao ar livre. Em um pequeno freezer, ficam os sorvetes da Cairu, famosa rede paraense que traz sabores brasileiros de textura mais firme, como bacuri e tapioca.
Informe-se sobre o local

Freddo
A marca faz sucesso em Buenos Aires, principalmente pelo sorvete de doce de leite. Mas há espaço para outros sabores, como menta com chocolate. Brownie e suspiros incrementam as pedidas.
Informe-se sobre o local

Frutos do Brasil
A marca, que antes se chamava Frutos do Cerrado, produz picolés sem conservantes de uma infinidade de frutas. Ao lado dos exóticos cagaita e cajá-manga, há lichia e abacate, entre outros sabores.
Informe-se sobre o local

Gattamelata
Recém-aberta, é uma pequena sorveteria de bairro. Produz lá mesmo gelados cremosos, feitos com matéria-prima italiana, a maioria com creme e chocolate. Marrom-glacê e zabaione com crocante são alguns dos sabores do local.
Informe-se sobre o local

Gelée
Tão delicado quanto o pequeno ambiente, com um pátio, são seus sorvetes leves e de fabricação própria. Há boas combinações, como doce de leite com flor de sal e pera com marrom-glacê.
Informe-se sobre o local

Italian Dessert
Bufês e restaurantes são clientes da fábrica, que abriu um espaço para o público na frente do local. Apesar da falta de conforto, os cremosos sorvetes valem a pena. Aparecem em versões como chocolate da Etiópia e pistache. Fazem sucesso também os sorbets, caso do de tangerina.
Informe-se sobre o local

Magnum Store
Deve ficar aberta só até o dia 23/12 esta loja temporária da Kibon. Ali, é possível personalizar o picolé Magnum, escolhendo o tipo de casquinha de chocolate e até três coberturas, como confeitos e farofas.
Informe-se sobre o local

Mil Frutas
Sempre é possível encontrar um sabor diferente nesta sorveteria de origem carioca. Não costumam sair da vitrine versões como brigadeiro e goiabada com queijo, todos feitos artesanalmente. Para dezembro, está prometida a volta dos sabores panetone e rabanada.
Informe-se sobre o local

Soroko
Veganos e pessoas com restrição ao leite batem cartão nesta sorveteria simples, de jeitão interiorano. Entre as sugestões à base de soja, estão flocos, chocolate e banana. Há outros sabores, também produzidos lá mesmo, como quindim e pétalas de rosa, que se revezam na bancada.
Informe-se sobre o local

Stuppendo
A casa passou por uma reforma há quatro meses e ganhou mais espaço no terraço. Pioneira ao servir gelatos na cidade, faz cerca de 800 sabores -na loja, ficam expostos 40. Chocotone e Precioso (musse de chocolate, amêndoas e suspiro) estão entre as criações.
Informe-se sobre o local

Stuzzi
Os netos do italiano Victorio Scabin prosseguiram com a paixão sorveteira do avô. Enquanto Leandro dedica-se ao picolé Diletto, Alexandre abriu esta gelateria. Há 16 sabores que variam sempre, como mascarpone com limão.
Informe-se sobre o local

Taperebá
O espaço é pequeno, mas conta com um gostoso deque. Aposta em sabores brasileiros, como castanha-do-pará, cupuaçu e graviola.
A consistência cremosa do sorvete é resultado do emprego de técnica e de maquinário italianos.
Informe-se sobre o local

Vipiteno
O chef Laurent Suaudeau assina as receitas. Cremosos, feitos com equipamento italiano, os sorvetes aparecem em mais de 200 sabores. Castanha-portuguesa e algodão-doce dão as caras de vez em quando.
Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais