Retrospectiva do cinema brasileiro exibe 111 filmes lançados no último ano

Entre novembro de 2012 e outubro de 2013, 111 filmes brasileiros entraram em circuito comercial em São Paulo. Todos eles, dos mais modestos e quase invisíveis aos blockbusters globais, passando por aqueles que se impõem dentro de um gueto de cinefilia, poderão ser vistos durante este mês no CineSesc, dentro da 14ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro.

A retrospectiva deste ano está tão plural que tem até filmes portugueses. Tecnicamente, "Tabu", de Miguel Gomes, é luso-brasileiro, e por isso sua inclusão é acertada. Mas basta vê-lo uma vez para reconhecer a alma da pátria irmã em cada fotograma, na cadência e no tom solene de sua narrativa.

Da mesma maneira, "O Estranho Caso de Angélica", de Manoel de Oliveira, é tremendamente português. Mas o longa do maior diretor em atividade é creditado como uma coprodução entre Portugal, Espanha, França e Brasil. Melhor para nós, que poderemos rever de joelhos essa obra-prima.

Entre os brasileiros da gema, são imperdíveis "Na Carne e na Alma", o pouquíssimo visto testamento fílmico e safado de Alberto Salvá, e o justamente celebrado "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho. Vale dar preferência, ainda, para os belos "Corpo Presente", de Paolo Gregori e Marcelo Toledo, e "O Que Se Move", de Caetano Gotardo.

Confira lista completa de filmes no site oficial.

Informe-se sobre o local

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA PRIMEIRA SEMANA DO FESTIVAL:


SEXTA, DIA 6

13h: "O Brasil Deu Certo. E Agora?"
Brasil, 2013. Direção: Louise Sottomaior. 70 min. Livre.
Neste documentário, três ex-presidentes da República, 12 ex-ministros de Estado, sete ex-presidentes do Banco Central e especialistas em finanças revelam o passado da economia brasileira e refletem sobre o presente e o futuro do país.

15h: "Por que Você Partiu?"
Brasil, 2013. Direção: Eric Belhassen. 94 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
O documentário conta os percursos de seis chefs
franceses de cozinha que moram no Brasil. Por meio de suas histórias, o filme investiga as razões que os levaram a deixar sua terra natal.

17h: "A Memória que me Contam"
Brasil, 2012. Direção: Lúcia Murat. Com: Irene Ravache, Simone Spoladore e Franco Nero. 95 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
A ex-guerrilheira Ana, ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com sua iminente morte, eles se reencontram na sala de espera de um hospital.

19h: "Mundo Invisível"
Brasil, 2011. Vários diretores. 93 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Idealizado por Renata de Almeida e Leon Cakoff, o filme reúne curtas de diversos diretores como Manoel de Oliveira e Wim Wenders, que seguiram uma única premissa: representar o mundo invisível.

21h: "Faroeste Caboclo"
Brasil, 2013. Direção: René Sampaio. Com: Fabrício Boliveira, Isis Valverde e Felipe Abib. 105 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
O filme conta a saga de João de Santo Cristo desde sua infância no interior da Bahia até sua mudança para Brasília. Ajudado pelo peruano Pablo, um primo distante que vende drogas, ele se envolve com o tráfico. Baseado na canção da banda Legião Urbana.


SÁBADO, DIA 7

13h: "Odeio o Dia dos Namorados"
Brasil, 2013. Direção: Roberto Santucci. Com: Heloísa Périssé, Daniel Boaventura e Marcelo Saback. 101 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
A publicitária Débora precisa criar uma campanha romântica no Dia dos Namorados. Mas ela não é uma pessoa sentimental e seu cliente é Heitor, um ex-namorado. Ela recebe a inesperada visita de um fantasma, que tem a missão de amolecer seu coração.

15h: "Minha Mãe É uma Peça"
Brasil, 2013. Direção: Andre Pellenz. Com: Paulo Gustavo, Ingrid Guimarães e Herson Capri. 85 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Dona Hermínia, uma mulher de meia-idade aposentada, tem como preocupação maior cuidar dos filhos. Mas conforme eles crescem, não param de confrontá-la. A solução será sair de casa.

17h: "Meu Passado me Condena"
Brasil, 2013. Direção: Julia Rezende. Com: Fábio Porchat, Miá Mello e Marcelo Valle. 102 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Fábio e Miá se casam um mês depois de se conhecerem e, em lua de mel em um cruzeiro, eles encontram antigas paixões.

19h: "Era uma Vez Eu, Verônica"
Brasil, 2012. Direção: Marcelo Gomes. Com: Hermila Guedes, João Miguel e Renata Roberta. 91 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
Recém-formada em medicina, Verônica atravessa um momento de incertezas profissionais e amorosas.

21h: "A Sorte em Suas Mãos"
La Suerte en tus Manos. Argentina/Espanha/Brasil, 2012. Direção: Daniel Burman. Com: Jorge Drexler, Norma Aleandro e Valeria Bertuccelli. 110 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Jogador de pôquer profissional com emprego medíocre e dois filhos procura por uma antiga paixão depois que seu casamento acaba.

DOMINGO, DIA 8

11h: "Corda Bamba"
Brasil, 2011. Direção: Eduardo Goldenstein. Com: Gustavo Falcão, Georgiana Góes e Stela Freitas. 80 min. Livre.
Maria é uma menina que, por ser filha de pais equilibristas, foi criada no circo. Após um tempo vivendo com os padrinhos, ela se muda para a cidade grande para morar com sua avó e enfrenta dificuldades em se adaptar à nova vida.

15h: "Meu Pé de Laranja-Lima"
Brasil, 2012. Direção: Marcos Bernstein. Com: João Guilherme Ávila, José de Abreu e Eduardo Dascar. 99 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Zezé, um garoto de oito anos, é um dos cinco filhos de uma família pobre. Ele se refugia da falta de afeto em seu mundo imaginário, conversando com um pé de laranja-lima.

17h: "Uma História de Amor e Fúria"
Brasil, 2012. Direção: Luiz Bolognesi. 80 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Animação épica que atravessa episódios marcantes de opressão no Brasil por meio da história de amor entre um guerreiro indígena e uma mulher chamada Janaína.

19h: "De Pernas pro Ar 2"
Brasil, 2012. Direção: Roberto Santucci. Com: Ingrid Guimarães, Bruno Garcia e Maria Paula. 98 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Alice, empresária bem-sucedida no mercado de sex shop, está prestes a abrir uma nova loja em Nova York ao lado de Marcela, sua sócia. Mas a pressão dos negócios e o desafio de lançar um produto erótico exclusivo a deixam à beira de um ataque de nervos.

21h: "Infância Clandestina"
Idem. Argentina/Espanha/Brasil, 2011. Direção: Benjamín Ávila. Com: Natalia Oreiro, Benjamín Ávila e Ernesto Alterio. 112 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Em 1979, na Argentina, Juan vive na clandestinidade, assim como seus pais e seu tio. Fora de casa, ele tem outro nome. Na escola, se apaixona por Maria.


SEGUNDA, DIA 9

13h: "Xico Stockinger"
Brasil, 2012. Direção: Frederico Mendina. 86 min. Livre.
O documentário revela a vida do austríaco Xico Stockinger, que imigrou para o Brasil. Seu sonho era se tornar piloto de avião, mas sua origem o proibiu de concluir o curso quando o Brasil ingressou na Segunda Guerra Mundial. Depois disso ele abraçou um novo sonho, a arte.

15h: "Carreras"
Brasil, 2013. Direção: Salete Machado. Com: Jackson Antunes, Talicio Sirino e Diego Kozievitch. 75 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Um pai faz de tudo para que o filho piloto ganhe uma corrida no interior do Paraná.

17h: "Curitiba Zero Grau"
Brasil, 2012. Direção: Eloi Pires Ferreira. Com: Jackson Antunes, Edson Rocha e Lori Santos. 115 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Em Curitiba, quatro homens passam seus dias no trânsito: um deles é motorista de ônibus, outro é catador de papel, um terceiro trabalha como comerciante de automóveis e o último é motoboy. O destino desses anônimos se cruza no coração da cidade.

19h: "Se Puder... Dirija!"
Brasil, 2013. Direção: Paulo Fontenelle. Com: Luiz Fernando Guimarães, Leandro Hassum e Lavínia Vlasak. 90 min. Livre.
Manobrista e pai ausente, João pega o carro de uma cliente antiga para encontrar o filho. No caminho, encontra muitos obstáculos.

21h: "Jards"
Brasil, 2012. Direção: Eryk Rocha. 93 min. Livre.
O documentário é um ensaio poético sobre o músico e compositor Jards Macalé, com foco no processo de criação do artista.

TERÇA, DIA 10

13h: "Espia Só"
Brasil, 2012. Direção: Saturnino Rocha. Com: Plauto Cruz, Rogério Piva e Ângelo Primon. 85 min. Livre.
O documentário retrata a vida e a obra do maestro Octávio Dutra, um dos precursores do gênero musical chorinho, no início do século 20.

15h: "Muito Além do Peso"
Brasil, 2012. Direção: Estela Renner. 84 min. Classificação indicativa não informada.
Documentário sobre a epidemia de obesidade infantil no Brasil, onde 45% das crianças estão com sobrepeso.

17h: "O Manuscrito Perdido"
Brasil, 2010. Direção: José Barahona. 81 min. Não recomendado para menores de 12 anos
Por meio da busca pelo manuscrito perdido de Fradique Mendes, um poeta e aventureiro português do século 19, o filme nos faz refletir sobre a colonização portuguesa, as origens da sociedade brasileira e algumas questões sociais contemporâneas, como a luta pela terra.

19h: "Olhe pra Mim de Novo"
Brasil, 2011. Direção: Kiko Goifman e Claudia Priscilla. 77 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Neste "road movie", Sylvio Lucio viaja pelo Nordeste para interagir com pessoas vítimas de preconceito. Ele é um transexual masculino em fase de transformação em pleno sertão brasileiro.

21h: "Tabu"
Idem. Portugal/Alemanha/Brasil/França, 2012. Direção: Miguel Gomes. Com: Teresa Madruga, Laura Soveral e Ana Moreira. 119 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
No longa em preto e branco, uma idosa temperamental, sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer seu passado.

QUARTA, DIA 11

13h: "Fragmentos de Paixão"
Brasil, 2013. Direção: Iara Cardoso. 70 min. Livre.
O documentário acompanha a vida de seis pessoas que têm relações fortes com raios, ou por terem sido atingidas, ou por conhecerem mitologias sobre o fenômeno.

15h: "Vendo ou Alugo"
Brasil, 2012. Direção: Betse de Paula. Com: Marieta Severo, Marcos Palmeira e Nathalia Timberg. 88 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Bisavó, avó, mãe e filha dividem uma casa luxuosa próxima de uma favela, que elas não podem mais manter. Com a pacificação na comunidade, possíveis compradores começam a aparecer, mas, durante uma visita, começa um tiroteio, e todos ficam presos dentro da casa.

17h: "Segredos da Tribo"
Brasil, 2010. Direção: José Padilha. 110 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
O documentário retrata os primeiros estudos feitos por antropólogos com os índios ianomâmis, na parte venezuelana da Floresta Amazônica. Em 1960, estes pesquisadores teriam sido responsáveis por uma série de abusos sexuais, assassinatos e violações médicas com essa população indígena.

19h: "Colegas"
Brasil/Argentina, 2012. Direção: Marcelo Galvão. Com: Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola. 100 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Inspirados pelo filme "Thelma & Louise", três jovens com síndrome de Down fazem uma viagem de carro até Buenos Aires em busca dos sonhos de cada um: Stalone quer ver o mar, Aninha quer casar e Márcio precisa voar.

21h: "Dossiê Jango"
Brasil, 2012. Direção: Paulo Henrique Fontenelle. 102 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
O documentário narra o conturbado período em que o ex-presidente João Goulart (1919-1976) viveu no exílio e as nebulosas circunstâncias de sua morte. Com depoimentos de nomes como Carlos Heitor Cony, Flávio Tavares e Maria Thereza Goulart.

QUINTA, DIA 12

13h: "Walachai"
Idem. Brasil, 2009. Direção: Rejane Zilles. 75 min. Livre.
O documentário retrata o interior do Rio Grande do Sul, onde existem comunidades rurais de origem alemã que falam um antigo dialeto e vivem distantes das facilidades e tecnologias do mundo moderno, como a internet.

15h: "Giovanni Improtta"
Brasil, 2013. Direção: José Wilker. Com: José Wilker, Andrea Beltrão e Thelmo Fernandes. 100 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Giovanni Improtta é um contraventor que deseja ascender socialmente e se legalizar. Seu desejo de se tornar celebridade acaba botando-o em enrascadas com a polícia, com o jogo do bicho e com a sua família.

17h: "O Inventor de Sonhos"
Brasil, 2012. Direção: Ricardo Nauenberg. Com: Ícaro Silva, Miguel Thiré e Stênio Garcia. 110 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Os amigos Trazimundo, filho de uma escrava que sonha em conhecer o pai, e Luis, filho de aristocratas portugueses que vieram ao Brasil, se apaixonam e disputam o amor da escrava Iaínha.

19h: "Super Nada"
Brasil/México, 2012. Direção: Rubens Rewald e Rossana Foglia. Com: Marat Descartes, Clarissa Kiste e Jair Rodrigues. 94 min. Livre.
Em São Paulo, um jovem ator, cujo ídolo é o velho comediante Zeca, sonha em fazer sucesso. Um dia o seu caminho cruza com o de Zeca e a sorte do rapaz pode mudar.

21h: "O que se Move"
Brasil, 2012. Direção: Caetano Gotardo. Com: Cida Moreira, Fernanda Vianna e Rômulo Braga. 97 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Três famílias distintas precisam lidar com a chegada ou com a perda de um descendente,
fato que causa uma mudança muito significante em suas rotinas. Três mães cantam o amor por seus filhos em momentos difíceis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais