Avaliação de cinemas do 'Guia' chega ao décimo ano; veja vencedores

INGRESSOS GUIA
Ingressos dos filmes assistidos para a avaliação das salas - Eduardo Anizelli/Folhapress


No fim de semana da entrega do Oscar, o "Guia" completa dez anos da avaliação das salas de cinema, e com novidades. Pela primeira vez, a eleição feita pela reportagem terá a companhia de uma pesquisa elaborada pelo Datafolha, com os preferidos do público.

Nessa maratona cinéfila, a reportagem visitou 105 salas de 57 cinemas da capital e acompanhou 108 sessões de 39 filmes (só de "Resident Evil 6" foram 11) em 48 dias –entre os dias 2/1 e 18/2. Nos complexos com várias salas, foram inspecionadas a maior e a menor. E, em cada uma, testamos poltronas na frente, no meio e atrás. Alguns cinemas receberam mais de uma visita, que observou critérios como projeção, som, atendimento, acessibilidade para deficientes e estrutura geral.

Da primeira eleição, em 2008, para a atual, é curioso notar como a tecnologia e o conforto moldaram o circuito cinematográfico da cidade. Na primeira edição, por exemplo, não existiam salas VIP. E os cinéfilos mais ávidos aguardavam com ansiedade a chegada da primeira sala Imax –inaugurada só em 2009.

Uma década depois, salas luxuosas com menus elaborados dividem a atenção com outras nas quais brilha a tecnologia na projeção e no som. Sem falar nas salas estilo "parque de diversões", com poltronas que pulam, tremem, chacoalham. O circuito agora ostenta três salas Imax e outras com telas gigantes.

Se, por um lado, a Cinemark ampliou seu domínio no circuito (de 14 complexos em 2008 passou para 22 hoje), por outro a Playarte encolheu (de oito para cinco cinemas). E novas redes apareceram, como a mexicana Cinépolis.

Esta eleição contempla os melhores cinemas em nove categorias, como complexo, sala especial, projeção, som, bonbonnière e programação. 


OS VENCEDORES

MELHOR CINEMA: Cinépolis JK Iguatemi; leia mais

MELHOR SALA: Imax do Cinépolis JK; leia mais

MAIS CONFORTÁVEL: Cinesystem Morumbi Town; leia mais

MELHOR PROGRAMAÇÃO: Espaço Itaú - Frei Caneca; leia mais

MELHOR BONBONNIÈRE: Café Fellini (Espaço Itaú - Augusta); leia mais

MELHOR PROJEÇÃO: Imax (Anália Franco UCI, Cinépolis JK Iguatemi e Espaço Itaú - Pompeia); leia mais

MELHOR SOM: Dolby Atmos (Cinesystem Morumbi Town e Jardim Sul UCI); leia mais

MELHOR APP: Cinemark; leia mais

MELHOR SALA ESPECIAL: CineSesc; leia mais

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais